A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) publicou no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (11) o adiamento do processo licitatório para contratação de empresa que atuaria na manutenção preventiva e corretiva dos semáforos da capital. Além disso, haveria a entrega de um software de controle de tráfego e a instalação de um Centro de Controle Operacional (CCO). A abertura estava prevista para este mesmo dia, mas o documento não apresenta uma nova data para o processo.O diretor de Transportes da SMM, Jean Damas, explica que o adiamento se deu por duas razões. A primeira delas é que o termo de referência utilizado para o processo, em que é descrito os equipamentos a serem contratados, tipos de tecnologia e os preços, foi realizado em 2019 e pode estar defasado. “Pensamos que já estamos sem esse serviço contratado há algum tempo e em questão de um mês a mais a gente fará a contratação de um serviço mais atualizado e adequado, então preferimos assim.”Para se ter uma ideia, desde o fim de abril, a Prefeitura tem realizado testes em dois pontos semaforizados da capital, um na Avenida Castelo Branco e outro na Avenida Olinda, com câmeras que verificam o fluxo de tráfego. A intenção é o uso da tecnologia para medir o tempo semafórico ideal para cada via no cruzamento verificado e então dar mais fluidez para os veículos e pedestres. A licitação para o serviço de manutenção semafórica e o software de controle de tráfego deve ser usada para a ampliação deste programa em Goiânia.Ao todo, o processo licitatório tem a estimativa de custos de R$ 30.192.509,03, sendo que a manutenção e o controle semafórico custa R$ 19.040.998,71, o software tem a previsão de investimento de R$ 10.005.518,20, enquanto que a instalação do CCO deve custar R$ 1.145.992,13. Segundo Damas, a atualização do termo de referência não necessariamente vai redundar em um aumento no preço da licitação. Ele acredita que precisa fazer o estudo antes desta informação, mas mesmo que a estimativa fique acima deste valor há a expectativa de que o preço contratado seja menor em razão da concorrência entre as empresas interessadas.Além da questão de atualização, o diretor relata que o processo estava sendo feito por registro de preço e a intenção da SMM é alterar para o modelo de pregão eletrônico tradicional. “Nesta licitação houve a contestação de uma das empresas interessadas de que este tipo não seria o mais adequado. Como agora nós temos orçamento para isso, podemos fazer no modelo tradicional, porque antes o registro fica válido por 12 meses naquele valor. Agora não precisamos mais disso e antecipamos o que pode ser um problema de contestação”, alega Damas.RadaresEste mesmo problema de modelo da licitação foi apontado pelo Tribunal de Contas do Município (TCM) em fevereiro deste ano com relação ao processo para a contratação de empresa responsável pela fiscalização eletrônica da capital. Na ocasião, o TCM atendeu a contestação feita a partir de denúncia da Splice Indústria, Comércio & Serviços, interessada no processo da SMM. O argumento é que o registro de preço é utilizado na intenção de compras continuadas, e por isso os valores ficam válidos pelo período de um ano, enquanto que a intenção do processo era a contratação de um serviço por até cinco anos.No caso dos radares, o TCM expediu uma medida cautelar para a suspensão do processo, o que foi acatado pela Prefeitura. Segundo o tribunal, a ação permanece vigente. “Atualmente, o processo está na Unidade Técnica para analisar a defesa apresentada pelo município”, informa. Após a manifestação da unidade, o processo ainda será enviado para o Ministério Público de Contas se manifestar e, posteriormente, ao conselheiro relator para emissão de voto. A última etapa é a apreciação do colegiado do TCM, que decide pela manutenção ou não da medida cautelar.Não há prazo definido para esse julgamento. No entanto, o contrato da SMM com a Kopp Tecnologia, empresa responsável pelo serviço de fiscalização eletrônica atual em Goiânia, se encerra no mês de junho. Em razão do tempo, não há a possibilidade da contratação de nova empresa para a continuidade do serviço. Damas conta que o mais provável é que o contrato com a Kopp receba um aditivo de prazo por mais 12 meses, o que é possível visto que a ação ainda não foi feita desde 2017, quando o acordo foi assinado. Prefeitura libera mudanças no Jardim América e viadutoA Prefeitura de Goiânia dará início neste fim de semana à liberação do trânsito de alguns pontos fechados para obras ou intervenções. Neste sábado os motoristas que passarem pela região do Setor Jardim América já irão transitar com a nova configuração estabelecida para ruas e avenidas.As modificações no trânsito do Jardim América incluem a inversão no sentido de vias, criação de dois novos corredores do transporte coletivo, implantação de 15 cruzamentos semaforizados e a construção de uma ciclofaixa.Conforme divulgado pelo Paço, a partir de sábado as ruas C-120 e C-121 passam a ter sentido único a partir do cruzamento da Av. C-107 até a Praça Santos. Sentido único também nas ruas C-208, C-148, C-149 e C-209.A partir da Praça Santos, a Rua C-190 será mão única até o cruzamento com a Av. C-107. As duas principais vias alteradas, C-148 e C-149 terão cruzamento semafórico com as avenidas T-63 e T-9. Ainda, uma ciclofaixa foi implantada ao longo das ruas C-149, C-209, C-121 e C-120, ligando as ciclovias da Av. T-63 até a Av. dos Alpes.A decisão pelas mudanças observou, segundo a Prefeitura, a importância da região, que liga diversos bairros da capital, sendo local de travessia de milhares de pessoas todos os dias.O POPULAR mostrou no último mês que as modificações no Jardim América eram pensadas há pelo menos sete anos. A intenção dos técnicos da SMM é melhorar a trafegabilidade na região, já que as vias de mão dupla que cruzam no sentido norte-sul ficam congestionadas nos horários de pico.Outro ponto da capital que terá o trânsito liberado será o Complexo Viário Luiz José Costa, conhecido como Complexo Viário Jamel Cecílio. A inauguração oficial está marcada para a manhã desta sexta-feira (13). De acordo com a Prefeitura de Goiânia, mais de 200 mil veículos deverão passar pelo local, por dia. A partir de agora o tráfego da Marginal Botafogo vai seguir em via expressa, sem interferência semafórica da Av. Goiás, no Setor Crimeia Oeste, até a Av. 2ª Radial, no Setor Pedro Ludovico.