No fim de 2021, o Paço Municipal havia prometido a entrega de pelo menos cinco grandes obras para este ano, mas só o viaduto Lauro Belchior, que liga o Setor Universitário ao Jardim Novo Mundo, e o Complexo Viário da Jamel Cecílio, estão sendo utilizados pela população. Ainda restam em obras o trecho 2 do BRT Norte-Sul e a reconstrução asfáltica do Projeto 630 km, ambas com promessa de serem finalizadas em 2023. Já o Corredor T-7 segue parado e sem previsão de término. Para o próximo ano, no entanto, a Prefeitura deixou mais dois trabalhos que tinham sido prometidos entregar ainda em 2022.Entre eles está o recapeamento do corredor de ônibus da Avenida Anhanguera, iniciado em junho e que estava previsto inicialmente para ser finalizado em novembro. Neste período prometido para fazer todo o projeto, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) conseguiu entregar apenas o que a pasta passou a chamar de primeira etapa, que corresponde ao trecho entre os terminais de transporte coletivo Praça da Bíblia e Praça A. Em novembro, ainda se falou sobre a previsão desta etapa ficar pronta só no fim deste mês, mas isso ocorreu ainda no dia 6.Na mesma data, a Seinfra iniciou a segunda etapa do recapeamento, que se refere ao corredor entre os terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia, com a previsão de término em março do próximo ano, quando deve ser iniciada a terceira e última etapa. O planejamento é de que o trecho entre os terminais Praça A e Padre Pelágio seja finalizado em junho de 2023, o que completaria um ano para a restauração asfáltica do corredor de 14 quilômetros (km). Outra obra iniciada neste ano e que seria entregue mas ficou para o próximo é a revitalização da Avenida Iris Rezende (ex-Castelo Branco), que será transformada em uma Agrovia.Neste caso, a construção iniciada em fevereiro estava orçada em R$ 3,5 milhões e com previsão de demorar 180 dias para ser entregue, mas em agosto, quando era para ser finalizada, ocorreu uma nova estimativa para que durasse até novembro. Assim mesmo, houve novo aditivo no acordo com a empresa J.F.E. Engenharia e Urbanismo para ampliar o valor a R$ 3,8 milhões e o prazo de entrega passou a ser abril de 2023. Também para o ano que vem, o goianiense tem a promessa de restauração asfáltica de toda a Avenida Perimetral Norte, que já recebeu serviços pontuais neste ano. Sobre esta obra, no entanto, não houve promessa para a sua realização em 2022.Leia também:- Prefeito de Goiânia diz que “impeachment não é qualquer coisa e não se faz de qualquer maneira”- Praça do Trabalhador em Goiânia vai ter novo adiamento de obra- Resultado de inspeção de pontes e viaduto será conhecido em janeiroSobre o Projeto 630 km, que foi iniciado na gestão Iris Rezende (MDB), a situação é que 79,69% do contrato foram executados, sendo que 27,37 km ocorridos em 2022. A intenção era restaurar 630 quilômetros (km) de asfalto das ruas de Goiânia até 2020, promessa que se manteve para 2021 e depois para o primeiro semestre 2022, conforme informado pela Seinfra em dezembro do ano passado. Agora, a previsão é que o serviço seja totalmente finalizado até setembro de 2023.Corredor T-7Com relação ao Corredor T-7, há um ano a Seinfra informava que havia problemas burocráticos com a atualização da tecnologia para a implantação do corredor preferencial que liga o Terminal Bandeiras até a Praça Cívica. A obra estava 64% concluída e o restante seria feito até o fim deste ano, depois de ter sido prometida até meados de 2022. Agora, a informação da pasta é que a construção ficou todo o ano paralisada e manteve os 64% de conclusão. A parte de tecnologia que foi mencionada em 2021 já foi atualizada, mas será necessária uma nova licitação. “Os demais serviços remanescentes serão retomados assim que terminar o período chuvoso”, informa a Seinfra.Ressalta-se que esta é a terceira gestão municipal que participa da realização da obra sem finalizá-la. O Corredor T-7 foi iniciado em 2015 e agora segue sem previsão de entrega. A situação é semelhante ao BRT Norte-Sul, que também teve os primeiros trabalhos iniciados em 2015 e ainda não foi entregue à população. O trecho 2 do corredor exclusivo, que se trata do espaço entre os terminais Recanto do Bosque e Isidória, já foi prometido por diversas vezes. No fim de 2021, a promessa era de que a obra terminaria em junho deste ano, mas na ocasião foi finalizado apenas o viaduto da Avenida Perimetral Norte com a Goiás Norte, que tinha a data prevista de entrega para abril, mas agora já é permitida a passagem de veículos particulares.No decorrer do ano, por outro lado, a estimativa era que o corredor seria utilizado pelos passageiros do sistema de transporte coletivo metropolitano a partir de outubro. A nova data passou a ser dezembro e agora a ideia é entregar as obras físicas até março do próximo ano. Porém, a intenção é que o corredor só possa ser usado pelos ônibus em julho, já que ainda será necessária a instalação de equipamentos e mobiliários, como as catracas, telões informativos e outros itens nos terminais e nas plataformas de embarque e desembarque ao longo do trecho.Retomada de obras Para 2023, a Prefeitura de Goiânia também promete retomar a construção de outras obras que ficaram paralisadas por todo este ano, como é a situação do Corredor T-7. Isso deve ocorrer com o trecho 1 do BRT Norte-Sul (entre os terminais Isidória, em Goiânia, e Cruzeiro do Sul, em Aparecida de Goiânia). No fim de 2021, a empresa que venceu a licitação e tinha realizado cerca de 8% da construção desistiu do contrato e pediu o distrato ao Paço Municipal. A Seinfra informou, na época, que uma nova licitação ocorreria já no começo deste ano, com a intenção de finalizá-la até o fim de 2022.Segundo a Seinfra, em razão das demandas do Ministério de Desenvolvimento Regional e da Caixa Econômica Federal, a previsão do lançamento do edital de licitação é para janeiro de 2023. O novo processo terá a “correção do projeto executivo para a retirada da construção do terminal dos Correios e a alteração do posicionamento dos cabos de fibras óticas na Avenida Rio Verde”, além de um novo orçamento e termo de referência. Porém, não há uma previsão de quando as obras serão iniciadas e, obviamente, quando elas devem ser finalizadas.Outra situação que deve ser reiniciada é com relação à Marginal Cascavel, uma avenida que é prometida para ser feita desde a década de 2000. Ainda na gestão Paulo Garcia (PT), foi licitado o trecho entre as avenidas Castelo Branco e Leste-Oeste, mas houve discordâncias entre a Prefeitura e a empresa vencedora e o caso está em disputa judicial. As obras estão paradas desde 2016. A Seinfra informa que, agora, há uma previsão de retorno em abril de 2023, já que os trabalhos devem ser executados no período de estiagem. Com relação ao trecho entre as avenidas C-12 e T-9, que foi licitado na gestão Iris, os trabalhos chegaram a ter 40% de execução, mas houve desistência da empresa vencedora do processo. A Seinfra garante que o remanescente das obras será relicitado, com previsão de início no primeiro semestre de 2023.Projetos da gestão atual devem ser iniciados só agoraQuando iniciou a gestão Rogério Cruz (Republicanos), a promessa com relação às obras de infraestrutura de Goiânia era a finalização das estruturas deixadas por Iris Rezende. No entanto, em meados de 2021 já se falava em projetos próprios. No fim do ano passado, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) já anunciava para este ano o início das obras projetadas pela atual administração, que consistia em seis complexos viários (viadutos) e até 27 pontes que ligam bairros da cidade. Nenhum dos projetos saiu do papel e em meados deste ano o Paço anunciou o Programa Goiânia Adiante, que terá seu início efetivo em 2023, com a inclusão das obras.No entanto, para 2023 o planejamento é o início da realização de cinco viadutos e 11 pontes. Da relação de complexos viários prometidas para serem começadas em 2022, o que saiu da lista para ser realizada em 2023 foi a obra de arte que seria construída no cruzamento das avenidas 85, Mutirão e Alameda Ricardo Paranhos, no Setor Bueno. Dos cinco complexos que restaram, o primeiro que deve ser iniciado é o viaduto no cruzamento das avenidas Leste-Oeste e Iris Rezende (ex-Castelo Branco). Segundo a Seinfra, a licitação para a obra está em andamento e faz parte da antecipação ao início do Programa Goiânia Adiante.Na programação ainda consta a construção de um complexo viário ainda em planejamento na confluência das ruas 83, 86, 225, 243 e 91, entre os setores Sul e Universitário, na região do Cepal do Setor Sul. Além deste, o Paço projeta realizar dois viadutos na BR-060, na saída para Rio Verde, sendo um no cruzamento com a Alameda Câmara Filho e outro com a Rua das Magnólias. Por fim, ainda para ser iniciado em 2023, há a promessa de realizar um complexo viário na Alameda do Contorno com a BR-153, no Parque das Laranjeiras. As estruturas são vistas como a solução para os congestionamentos que ocorrem nestes pontos e já são problemáticos há anos para os motoristas em Goiânia.Já com relação às 11 pontes prometidas para 2023 pela Seinfra, estão inclusas as obras da ligação dos setores Crimeia Oeste e o Crimeia Leste, do Setor Empresarial com Recreio Panorama e Parque Cidade com o Residencial Recanto dos Buritis, entre outros (veja quadro). Além disso, a Prefeitura, dentro do Programa Goiânia Adiante, pretende ainda fazer a troca de toda a iluminação pública da cidade por lâmpadas de LED, o que corresponde a 180 mil pontos luminosos. O planejamento contempla ainda serviços de tapa-buracos, manutenção de praças e monumentos, implantação de drenagem e até mesmo asfaltamento de bairros.A lista publicada pela Seinfra contém dez bairros que devem receber asfalto (Residencial Solar Ville, Chácara São Joaquim, Bairro Residencial Elizene Santana, Residencial Elza Fronza, Sítios de Recreio Mansões do Câmpus, Parque Maracanã, Residencial Privê Itanhangá, Sítio de Recreio dos Bandeirantes, Sítio de Recreio Caraíbas e Recreio Pindorama). Eles fazem parte do remanescente deixado por Iris ainda da gestão 2005-2010, que tinha 36 setores. Em agosto, ainda restavam 15 bairros desta leva sem o benefício. Em 2021, Rogério Cruz prometeu asfaltar todos os setores listados até o fim do seu mandato.Já a finalização da Avenida Leste-Oeste não está projetada para ocorrer no próximo ano. No Tramo Oeste, ainda falta o trecho entre a Avenida Brasil e a Avenida Dona Gercina Borges Teixeira, na divisa com Trindade, há pendências no projeto e de desapropriações. No tramo contrário faltam dois trechos e dois viadutos, ambos com a necessidade de ajustes no projeto e a realização da licitação.-Imagem (Image_1.2583507)-Imagem (1.2583593)