As obras do BRT Norte-Sul em Goiânia ganharam mais um problema e, como consequência, um novo adiamento para a entrega. Desta vez, o trecho 1, que fica entre os terminais Isidória e Cruzeiro, na região Sul de Goiânia, terá de passar por nova licitação para a escolha da empresa que executará o serviço. O Consórcio Corredor Norte-Sul, formado pelas empresas GAE, Sobrado e JM desistiu do contrato e agora a Prefeitura vai iniciar novo processo, já no começo de 2022, para a retomada das obras. O abandono se dá após apenas 8% de conclusão e a previsão é que somente no fim de 2023 o trecho seja concluído. Este trecho tem orçamento de R$ 87,4 milhões, sendo R$ 70 milhões do Governo Federal, por meio do Orçamento Geral da União, e o restante de financiamento a ser pago pela Prefeitura. No processo anterior, realizado entre fevereiro e maio de 2020, o consórcio arrematou as obras com um orçamento de R$ 67,6 milhões, ou seja, cerca de 22% a menos do que a estimativa. Porém, a elevação dos preços dos insumos da construção civil após a pandemia da Covid-19 fez com que não houvesse interesse na continuidade. O secretário da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Fausto Sarmento, afirma que foi tentada uma negociação, até mesmo com realinhamento de preços, mas a opção das empresas foi romper o contrato. A intenção agora é que o novo processo licitatório seja finalizado nos primeiros meses de 2022 para que as obras comecem já no período de seca, previsto para o mês de abril. Dentre os 8% concluídos, estão as pistas do corredor de ônibus na Avenida 4ª Radial, a partir do Terminal Isidória, faltando fazer todo o restante.O trecho tem também um problema com relação ao Terminal Correios. Previsto para ser instalado no terreno ao lado da sede da empresa pública do Setor Vila Brasília, em Aparecida de Goiânia, isso não deve mais ocorrer. A presidência dos Correios não aceitou a proposta da Prefeitura de permuta da área com um terreno no Setor Recanto do Bosque, próximo ao terminal de mesmo nome. O acordo era visto como certo no começo do ano, mas foi refutado. “Vamos continuar tentando dialogar com os Correios e buscando algo que possa fechar a aquisição dessa área, que seria o ideal para o projeto”, diz Sarmento.No entanto, enquanto isso não ocorre, o projeto para o trecho 1 será modificado com a inclusão de um terminal em tamanho menor na rotatória de confluência das avenidas 4ª Radial, Transbrasiliana, Rio Verde e São Paulo. Após a construção da trincheira da Avenida São Paulo pela prefeitura de Aparecida de Goiânia, a rotatória foi recortada para dar maior fluidez ao tráfego. Sarmento afirma que o novo projeto vai voltar com o impedimento do tráfego particular no meio da rotatória, mas a previsão é que isso não vai atrapalhar o trânsito, visto que será construída uma trincheira na Avenida Rio Verde.Pelo projeto do trecho 1, esta trincheira é localizada no encontro com as ruas Tapajós e Senador Rodrigues de Morais Neto, no local onde houve a desapropriação de uma escola estadual em 2015 para que se tivesse espaço para o alargamento da via. Além disso, o trecho inicial da Rio Verde será duplicado. Para Sarmento, essas mudanças vão abrigar o tráfego que hoje está na rotatória que passará a ser um terminal. O secretário afirma que negocia com a Caixa Econômica Federal outro empréstimo para a realização do terminal de integração, em separado, se for o caso de precisar de uma obra a parte. “Vamos colocar na licitação um adendo sobre esse terminal. Vai estar lá para fazer na rotatória, mas se a gente conseguir a área dos Correios, vai mudar o projeto. Aí podemos ver depois se faremos outra licitação para o terminal, ou o projeto contempla ou mesmo faremos com recursos próprios.” Outro problema que havia no trecho 1 era a existência de cabeamento da empresa de telefonia Oi na Avenida Rio Verde, o que impedia a construção da trincheira, já que o solo deve ser escavado. O titular da Seinfra conta que já está sendo feito um acordo com a empresa, que será assinado nas próximas semanas para a solução do conflito.-Imagem (1.2375560)-Imagem (1.2375428)