A nova concessão do trecho sul da BR-153 em Goiás, entre a divisa com o Distrito Federal (DF) e a de Minas Gerais (MG), deve ser licitada em 2022, de acordo com a secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias do Ministério de Infraestrutura (MInfra), Natália Marcassa. O trecho, que possui 1.176,5 quilômetros e engloba as rodovias BR-060 e BR-262, começa no DF e termina em Betim (MG), é de responsabilidade da concessionária Triunfo Concebra desde 2014 e o contrato foi assinado por 30 anos. No entanto, a empresa apresentou pedido de relicitação, que está sendo estudado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).Natália participou nesta quinta-feira (10) do webinar Investimentos e Concessões de Infraestrutura do Governo Federal, realizado pelo Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra) da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg). Na ocasião, ressaltou a solução em andamento para a concessão da BR-153 no trecho sul. A secretária afirmou que o trecho deve passar pelo processo de relicitação, pois a concessionária já se manifestou pela devolução.“A gente já está em andamento com estudos. É uma rodovia que a gente sabe que precisa retomar o mais rápido possível, para fazer essa nova concessão. Relicitação não é algo simples, por isso a gente não pode errar. Porque quando a gente erra em um processo de relicitação é dificil a retomada para um bom investimento. A gente já está fazendo os estudos, trabalhando no termo aditivo da devolução. A gente mira 2022 para conseguir voltar com esse projeto para o mercado ”, disse Natália em sua apresentação.A Triunfo Concebra esclarece que “em abril de 2020 protocolou o pedido de relicitação, mas não foi aceita pela ANTT”. Em março, foi feito novo pedido e aguarda a deliberação favorável da diretoria colegiada ANTT, “para após isso avançar para aprovação do Ministério da Infraestrutura, pela PPI, e por fim pela Presidência da República”. Em paralelo, segue em tramitação o processo em comissão de arbitragem, onde a concessionária discute “os desequilíbrios que entende haver no contrato junto a ANTT.” A Triunfo ressalta que “para este tema não há possibilidades de desistência”.Projeto viabiliza Anel ViárioO maior interesse do setor produtivo e político goiano na concessão do trecho sul da BR-153 é com a possibilidade de finalizar o Anel Viário de Goiânia. A princípio, a continuidade da parte hoje existente no sentido sul seria a partir da realização do contorno da BR-153. No entanto, o desequilíbrio contratual alegado pela Triunfo Concebra impossibilita a realização da obra.Segundo a secretária do Minfra, Natália Marcassa, a obra do Anel Viário está sendo estudada. “É uma obra super importante, mas cara, para mais de R$ 1 bilhão. A gente deve deixar parte em uma concessão e parte em outro trecho relicitado.”A parte da concessão está prevista para a BR-364/060/452, que sai de Rondonópolis (MT) e chega a Goiânia, em estudo contratado em maio. A relicitação é a da BR-153. Presidente do Coinfra da Fieg, Célio Eustáquio de Moura entende que a fala de Natália sobre a relicitação da BR-153 mostra um avanço para o destrave do Anel Viário e que haverá um consenso com a Triunfo.Já o senador Vanderlan Cardoso (PSD), que participa das reuniões com a União para o destrave do Anel Viário, acredita que o andamento da relicitação é uma vitória. “Para 2022 é até pouco tempo, por toda a problemática que tem.”-Imagem (1.2265728)