Para realizar eventos de pequeno, médio e grande porte é necessário seguir procedimentos para conseguir a autorização das prefeituras. Para evitar que a população compareça em eventos irregulares e com risco de serem impedidos, Aparecida de Goiânia disponibiliza informações para o público. Em Goiânia, é possível verificar a situação do evento no corpo de bombeiros.Para saber se um evento realizado em Aparecida de Goiânia é regular, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e informar o nome e o local do evento para que o órgão verifique as autorizações. O interessado pode mandar mensagem pelo WhatsApp (62) 9 8459-1661 ou ligar no número (62) 3238-7217.“Dependendo da estrutura do evento, a gente tem que ter ciência e o final da análise é um documento de autorização com base nas exigências que foram cumpridas”, explicou o secretário da Semma, Cláudio Everson da Silva.O comandante do Comando de Atividades Técnicas, tenente-coronel Michelssen de Faria, reforçou que todos os eventos necessitam do Certificado de Conformidade (CERCON), que atesta a segurança contra incêndio. O documento pode ser solicitado à organização da festa e verificado pelo próprio cidadão no site do Corpo de Bombeiros.“Estando em um show ou evento temporário, a pessoa pode requerer uma cópia ou ver o documento e, nesse documento, tem um código que pode ser verificado", pontuou Michelssen de Faria.Leia também:- Fiscais tiram DJs de palco e encerram festa após denúncia de som alto em Goiânia; vídeo- Justiça suspende festa com presença de MC Poze em Aparecida de GoiâniaEm Goiânia, no entanto, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) informou que o público deve solicitar as autorizações diretamente com a organização do evento. O órgão não fornece esse tipo de informação para a população, mas, em caso de irregularidades, a denúncia pode ser feita pelo número 161 ou na Guarda Civil Metropolitana (GCM), 153.AutorizaçõesO secretário da Semma explicou que cada tipo de evento requer uma relação de documentos para as autorizações e que a organização deve procurar a prefeitura para se informar sobre o que é necessário em cada situação. Para eventos de grande porte, é preciso apresentar: Requerimento solicitando o licenciamento informado; Taxa quitada referente ao requerimento; Cópia do Alvará de Liberação do Corpo de Bombeiro; Cópia do Contrato de Locação; Cópia da Carteira de Identidade e CPF da pessoa requerente; Comprovante de Endereço (água, luz ou telefone) do requerente.Já em Goiânia, as autorizações não são concentradas em um único órgão. O g1 questionou a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) e a Amma sobre quais os documentos necessários para obter as autorizações. No entanto, não houve retorno até a última atualização desta reportagem.