As vendas do comércio lojista de Goiânia durante a última Black Friday ficaram abaixo das previsões iniciais e acabaram desacelerando as estimativas para o Natal. O Sindicato do Comércio Varejista no Estado (Sindilojas-GO) informou que as vendas nas lojas da capital devem registrar um crescimento de 4% a 5%, contra uma previsão inicial de 10% a 12%. Já as vendas do comércio eletrônico no Brasil tiveram uma queda histórica para este período.Um levantamento em tempo real da movimentação no e-commerce para a Black Friday, feito pela Confi Neotrust em parceria com ClearSale, revelou que as vendas somaram cerca de R$ 3,1 bilhões, uma queda de 28% em relação à mesma data em 2021, quando foram vendidos cerca de R$ 4,3 bilhões. Os números mostram um desempenho de vendas bem abaixo de 2020, auge da pandemia, quando as vendas durante a semana da Black Friday somaram cerca de R$ 6 bilhões.Foi a primeira queda no faturamento desde que a data começou a ser promovida no País. Entre os motivos está o fato de que, pela primeira vez, a Black Friday foi realizada simultaneamente à Copa do Mundo, perdendo a atenção de boa parte dos torcedores. Vale lembrar que o primeiro jogo da seleção brasileira aconteceu justamente no dia desta promoção anual. O cenário de juros altos e de desaceleração da atividade econômica também teria contribuído para a queda nas vendas. Outra razão teria sido a antecipação das promoções ao longo dos meses de outubro e novembro.Leia também:- Mega-Sena acumula e vai sortear R$ 65 milhões; confira o resultado desta quarta-feira (30)- Ronaldo Caiado diz que Aneel deve aprovar venda da Enel na próxima terça-feira (6)- Sine oferta mais de 1 mil vagas de emprego, em Goiânia; confiraO presidente do Sindilojas-GO, Cristiano Caixeta, informou que, no comércio lojista de Goiânia, a estimativa é de um incremento de 4% a 5% sobre as vendas na Black Friday de 2021, bem abaixo da estimativa inicial de 10% a 12% de aumento. Segundo ele, as lojas do segmento de vestuário e calçados, que costumam ser muito procuradas durante a promoção, tiveram um crescimento médio de apenas 5% nas vendas em relação à data no ano passado. Já o comércio de produtos eletrônicos, que esperava vender até 20% mais, principalmente por conta da estimativa de incremento na venda de mais TVs para a Copa, deve registrar um aumento de cerca de 12% a 15% nas vendas. Porém, Cristiano informa que algumas empresas de vários segmentos também informaram que registraram resultados negativos, com queda de vendas nesta Black Friday, em relação ao evento realizado no ano passado.Copa do Mundo“Os balanços estão muito diversificados, por isso os números ainda podem mudar”, alerta o presidente do Sindilojas-GO. Ele conta que em conversas com lojistas ouviu relatos de que alguns momentos da Copa do Mundo estariam influenciando negativamente o comércio, durante e após os jogos. “Também estamos sendo afetados pelas incertezas do cenário político para 2023 e pelos juros altos no momento, que afetam diretamente as vendas pelo crediário”, adverte Cristiano Caixeta.O balanço mais fraco da Black Friday acabou reduzindo a previsão de incremento de vendas para o Natal. Com base no desempenho atual das vendas do comércio, a estimativa, segundo o presidente do Sindilojas-GO, é de um aumento de 2% a 5% sobre as vendas do ano passado. Segundo ele, a expectativa é que a entrada da primeira parcela do 13º salário, paga nesta quarta-feira (30), dê novo impulso à economia. “Faremos a campanha ‘Abrace e presenteie’ para alavancar as vendas para o Natal. Estamos num momento de muitas incertezas e constantes oscilações nas vendas”, ressalta.