Imagine poder chegar numa concessionária, escolher o automóvel zero quilômetro de sua preferência e, sem dar nenhum valor de entrada, levar o veículo para casa se comprometendo a pagar um valor mensal onde já estão embutidos gastos com documentação, seguro e até manutenção. Esta é a modalidade de carros por assinatura, um serviço que passou a ser oferecido recentemente por algumas concessionárias de Goiânia e que já tem a adesão de consumidores que buscam mais comodidade.Entre as vantagens do sistema, segundo especialistas do mercado automotivo, estão o fato da pessoa sempre poder utilizar um carro zero. Os veículos saem com insulfilm e algumas marcas permitem a escolha de opcionais, como cor, acabamento e itens de segurança e tecnologia. Ao assinar um automóvel, gastos como seguro, documentação, revisões e manutenções preventivas estão embutidos nas parcelas mensais. Portanto, o motorista não precisará se preocupar com nada além de abastecer o automóvel. O custo das mensalidades também é considerado menor que a média de um financiamento.A Pinauto começou a oferecer o serviço de carros por assinatura há menos de um mês e alguns clientes já aderiram à modalidade. A pessoa pode assinar um carro por 12 ou 24 meses, com franquias de 1 mil ou 2 mil quilômetros. A assistente administrativa e de vendas da Leven Pinauto, Adriana Marques Guimarães, diz que o objetivo inicial é atender os clientes que não podem comprar um carro zero quilômetro. “Não é todo mundo que consegue dar 40% de entrada para adquirir um veículo novo”, lembra.Outra vantagem é que o cliente não precisará pagar nem o emplacamento ou se preocupar com a manutenção, que fica a cargo da concessionária. Adriana dá o exemplo do Fiat Mobi, um dos modelos mais procurados por ser mais econômico e compacto, cuja mensalidade fica na faixa entre R$ 1,3 mil e R$ 1,4 mil, valor que já inclui o seguro do carro. “É muita comodidade e um bom custo-benefício para o cliente, que sempre poderá andar de carro novo”, ressalta.Menos burocraciaO Grupo Saga, que já disponibiliza o serviço Saga Assinatura para seus clientes há alguns meses, contabiliza mais de 60 assinaturas. “É um produto para quem deseja um carro zero, mas não tem o valor da entrada. Uma solução de mobilidade”, avalia o diretor de marcas do Grupo, Gian Mendonça. Por isso, segundo ele, o cliente que não tem o crédito aprovado para compra é um potencial usuário para assinatura. “Para a compra, o banco analisa a capacidade de pagamento total do carro. Na assinatura, é analisada apenas a capacidade para a mensalidade”, explica.O valor das mensalidades vai de R$ 999 a R$ 12 mil, pois a pessoa pode assinar qualquer um dos modelos das 22 marcas vendidas pela empresa por períodos de 12 a 48 meses. Gian Mendonça conta que modelos intermediários e até top de linha são os mais procurados. “Se não fosse a falta de carros, pois as montadoras ainda estão com dificuldade para entregar, já poderíamos ter feito o dobro de assinaturas”, estima. As parcelas são descontadas mensalmente no cartão de crédito e o cliente ainda conta com assistência 24 horas.Foram estes benefícios que atraíram o empresário Saulo Henrique Cordeiro. Ele conta que usava o carro da família ou os serviços de Uber e precisava de um veículo para o trabalho. Mas, vendo os altos preços atuais dos carros, inclusive os populares, fez as contas e percebeu que seria mas vantajoso fazer uma assinatura. “Vi que era muita comodidade não ter que me preocupar com impostos, manutenção e até com o desgaste e a desvalorização do carro na hora de vender”, justifica. Hoje, ele paga R$ 1.360 mensais por um Renault Kwid e gosta de saber que sempre poderá andar de carro novo.Mas quem opta por um carro por assinatura precisa ter em mente que nunca será o dono dele: ao final do contrato, precisará devolvê-lo. Por isso, não será possível fazer modificações em sua estrutura, motorização e outros aspectos. Também não é permitido emprestar o carro, pois será preciso indicar os condutores no contrato. Ao final dele, a pessoa devolve o veículo ou faz a renovação. Como há limitação de quilometragem, os motoristas de aplicativo não podem usufruir deste tipo de serviço.A Porto Seguro é pioneira na modalidade de carro por assinatura no País e, este ano, iniciou o processo de expansão geográfica do serviço. O superintendente do Porto Seguro Carro Fácil, David Pereira, informa que em 2020 o número de novos contratos fechados cresceu 36% na comparação com 2019.