Os lojistas devem aproveitar a Semana do Consumidor 2022, que começou ontem e vai até o próximo domingo, dia 20, para impulsionar as vendas do comércio, que estão sentindo o impacto da inflação. A ideia é oferecer descontos mais atrativos para incentivar o cliente a comprar mais num período de achatamento da renda, endividamento e preços altos. Mas o principal objetivo do comércio na data é realizar ações para se aproximar mais e melhorar o relacionamento com o cliente.Neste ano, grandes varejistas como Amazon, Americanas, Magazine Luiza e Submarino oferecem descontos, promoções e cupons para impulsionar as vendas, através de ofertas nos seus sites e aplicativos para celular. Muitos sites de pacotes de viagem e redes de hotéis também pegaram carona na data promocional para oferecer descontos aos turistas e aumentar as reservas.A rede Novo Mundo vai aproveitar a Semana do Consumidor para realizar a 2º edição da ‘Operação Leva Tudo’, que acontece em seu Centro de Distribuição em Goiânia, entre os próximos dias 18 e 20 de março. O diretor de Operações da Novo Mundo, Rildo Reis, diz que a expectativa é repetir o sucesso da primeira edição, realizada em fevereiro de 2020, quando foram feitas 6.916 vendas, a maior parte de produtos da linha branca (37%), seguido por linha marrom (22%) e móveis (dormitórios – 12%, sala e cozinha – 11%), em mais de 96 horas de loja aberta. A ação contará também com atrações musicais, presença de influenciadores, sorteio de brindes e espaço kids. De acordo com relatório da Social Miner, o faturamento na Semana do Consumidor foi de R$ 6,3 bilhões no ano passado, 85% de crescimento frente a 2020. E o objetivo é crescer mais este ano. “A data é como uma Black Friday do primeiro semestre em relação aos descontos, principalmente para produtos eletrônicos”, diz o gerente de negócios e relacionamento da CDL Goiânia, Wanderson Lima.Segundo ele, o lojista precisa aproveitar a data para oferecer bons descontos e outras vantagens, como um frete grátis e mais rápido, para conquistar o cliente, principalmente nestes tempos em que vendas físicas e virtuais se complementam. “Como os primeiros meses do ano foram mais fracos em vendas, a Semana do Consumidor pode marcar esta volta dele às compras”, alerta Lima.As recentes altas nos preços dos combustíveis e do gás de cozinha podem deixar o consumidor mais retraído para as compras agora e dificultar uma alavancagem significativa das vendas. Mas, para o presidente da Fecomércio Goiás, Marcelo Baiocchi, a Semana do Consumidor é muito mais uma oportunidade para se aproximar mais do cliente e melhorar o relacionamento com ele, através de ações especiais e um atendimento diferenciado, do que de fazer grandes vendas num curto período. Estas ações podem ajudar a fidelizar a clientela e conquistar novos parceiros. “É uma oportunidade de oferecer experiências diferentes ao cliente, como um brinde especial, além de aparecer mais para quem ainda não conhece seu comércio”, alerta Baiocchi.