A plataforma online ‘Não Perturbe’, criada pelas empresas de telecomunicações para que os consumidores possam bloquear chamadas indesejadas de telemarketing, começou a vigorar ontem. Em poucas horas, 328 mil pessoas já haviam se cadastrado e foram feitas 247 mil solicitações de bloqueio. Mas muita gente não sabe que o Procon Goiás já conta com uma plataforma semelhante, mas que permite um bloqueio mais amplo, do telemarketing de todas empresas.A ‘Não Perturbe’ foi criada por solicitação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e possui uma lista com as oito principais empresas do setor: Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. Os clientes que se cadastrarem e forem incluídos nesse grupo não poderão receber ligações de telemarketing de empresas para a venda de serviços, como pacotes de telefonia, acesso à internet e TV paga.Estudos de mercado estimam que um terço das ligações indesejadas no Brasil são para oferecer serviços de telecomunicações. Segundo a Anatel, se uma pessoa solicitar a sua inclusão e continuar recebendo ligações de oferta de bens e serviços de telecomunicações, ela pode ligar para o número 1331 e reclamar. A empresa pode ser advertida e multada em até R$ 50 milhões. A agência também determinou que as áreas técnicas estudem medidas para combater as ligações mudas e realizadas por robôs.A nova plataforma permite incluir e excluir números de uma ou mais operadoras. Mas o Procon Goiás já conta com uma plataforma que permite um bloqueio mais amplo, que também inclui chamadas de telemarketing das demais empresas, ou seja, o equivalente a dois terços das ligações indesejadas.O superintendente do órgão, Wellington de Bessa, lembra que este cadastro estadual inviabiliza todas as ligações de telemarketing que partem, por exemplo, de instituições financeiras e do comércio em geral. Nele, o consumidor pode incluir até três números fixos ou móveis de sua propriedade. “A empresa terá até 30 dias para deixar de fazer as ligações. Se desrespeitar, será fiscalizada e autuada”, alerta. Até agora, 33.915 consumidores já se cadastraram na plataforma. “De 2014 para cá, tivemos apenas oito reclamações sobre empresas que desrespeitaram”, diz.O Brasil tem 266 milhões de clientes de telefonia fixa e móvel. A Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), que representa as empresas do setor, informou que a nova plataforma teve, em média, 13 mil acessos simultâneos ontem, com pico superior a 40 mil acessos na parte da manhã. Segundo a Telebrasil, a iniciativa surgiu do diálogo entre as prestadoras e a Anatel para respeitar a vontade do usuário, demonstrando o comprometimento em desenvolver iniciativas para aprimorar a utilização dos serviços de telecomunicações.A costureira Ângela Pinheiro de Lima reclama que as operadoras ligam sempre para oferecer produtos e serviços, mas não resolvem os problemas técnicos quando o cliente liga pra elas. “Recebo ligações todos os dias. Já pensei até em entrar na Justiça contra essas empresas.