Empreendedores do polo confeccionista de Goiás terão à disposição R$ 300 milhões em empréstimos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) para impulsionar seus negócios este ano. O anúncio foi feito ontem, durante o lançamento da Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana, que será realizada no período de 31 de agosto a 3 de setembro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, para ajudar a impulsionar as confecções neste período de retomada da economia. Durante o evento, também foi anunciada a liberação de mais R$ 44,5 milhões que serão investidos em qualificação e capacitação, através de cursos gratuitos por meio dos Colégios Tecnológicos (Cotecs), e na aquisição de dez máquinas de corte a laser para novos arranjos produtivos locais (APLs) do setor. A primeira máquina chegará ainda neste mês na cidade de Jussara. Os outros municípios beneficiados serão Itaguari, Ipameri, Hidrolândia/Aparecida, Trindade, Cidade de Goiás, Goianésia, Porangatu, Águas lindas e Novo Gama, onde estão sendo estruturados novos APLs de moda.O titular da Secretaria de Estado da Retomada, César Moura, explica que uma resolução do Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE) travou os R$ 300 milhões em recursos do FCO para que eles sejam usados exclusivamente para financiar projetos do setor confeccionista. Ele informa que o Banco do Brasil estará presente no trabalho de estruturação dos novos APLs para estimular a busca pelo crédito, que terá uma taxa de juros de 8,35% ao ano.“Este é um setor com um grande número de empresas, que empregam muita gente e o FCO deve cumprir seu papel de instrumento para desenvolvimento regional”, destaca César Moura. Ele lembra que as máquinas de corte, que serão instaladas em associações e cooperativas do ramo para atender todas as pequenas empresas num raio de até 200 quilômetros, proporcionam uma redução de até 30% no custo de produção das peças, reduzindo o desperdício de insumos a praticamente zero.Para o governador Ronaldo Caiado, os R$ 300 milhões em recursos destinados ao financiamento do setor darão condições aos empresários de organizar suas finanças, alavancar a produção e gerar mais empregos para a população de Goiás. Segundo ele, a preocupação é recuperar o setor produtivo e gerar postos de trabalho em Goiás. “A moda em Goiás é algo que precisa decolar”, destacou.Polo de ModaO foco da Semana de Moda Goiana será fortalecer os pequenos negócios do setor e apresentar o Estado como importante polo criador de moda no Brasil. A realização será do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) e Sistema Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio GO), em parceria com o governo de Goiás. O evento contará com rodadas de negócios, desfiles, exposições, arte, gastronomia, música e entretenimento para que os participantes possam se atualizar com informações, ampliar suas redes e fazer negócios durante o evento.O presidente executivo da Associação Empresarial da Região da 44 (AER44), Chrystiano Camara, ressalta que a ação faz parte de uma série de medidas voltadas para o segmento de moda neste momento de retomada das atividades econômicas. “Haverá um investimento pesado no setor de moda em Goiás este ano e a Semana da Moda Goiana vai divulgar o potencial goiano para todo País”, destaca. Ele lembra que o evento vai beneficiar toda cadeia produtiva e os pontos de venda de moda do Estado, como a Região da 44 e a Bernardo Sayão.Semana da Moda deve acelerar a retomadaUm diagnóstico do Sebrae-GO sobre o comportamento dos segmentos da economia identificou a necessidade de acelerar a retomada do setor de confecções, que é muito importante na movimentação econômica e geração de empregos. O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos Lima Neto, lembra que o estado já tem o segundo maior polo de comercialização de moda no País. A Semana da Moda Goiana será uma oportunidade para reunir todos os elos da cadeia, desde o início da produção até o varejo, visando fortalecimento de todos. “Será o maior evento de moda que Goiás já realizou e ajudará a consolidar o estado como uma referência na moda nacional e até internacional”, destaca.Empresários de outros estados também serão convidados a participar da Semana, que terá programação presencial e virtual.Antônio Carlos adianta, por exemplo, que desfiles e palestras serão transmitidos através da plataforma do Sebrae. A estimativa é de cerca de R$ 2 milhões em investimentos na estrutura do evento, que terá 50 expositores e deve receber mais de 12 mil participantes. O Sebrae realizará encontros regionais de sensibilização para convidar os polos de confecções e calçados do estado a participar. O conceito visual e artístico da campanha Amarê (amarelo + ipê) Fashion - Semana da Moda Goiana é assinado pelo artista Selon e destaca ipês amarelos típicos do cerrado. O trabalho tem referências regionais e cosmopolitas, traduzidas em grafismos, e fortalece Goiás como referência em design de moda com potencial criativo, cultural, produtivo e de geração de negócios.