A Enel Distribuição Goiás está com negociação de dívidas aberta com os clientes. Até 31 de dezembro, a empresa promete melhores oportunidades para liquidar as pendências, que aumentaram com a crise econômica durante a pandemia de Covid-19. A ação batizada de Quita Fácil traz condições especiais com descontos, redução de juros e opções de parcelamento. Tem como objetivo estimular a regularização dos inadimplentes. Quem possui débitos vencidos há mais de 180 dias com a companhia poderá ter desconto de até 50% do valor total da dívida – isso inclui juros, multa e atualização monetária – com a possibilidade de ainda parcelar em seis vezes, sendo uma entrada de 10% mais cinco prestações. Mas a empresa informa que haverá cobrança de 1% de juros de financiamento. Já nos casos dos clientes que tenham conta atrasada há menos de 180 dias, a ação oferece negociação com parcelamento em até 12 vezes – uma entrada de 10% mais onze parcelas – e não haverá cobrança de juros. Para participar, é preciso ter no mínimo três faturas vencidas ou estar com fornecimento suspenso e não possuir mais de duas negociações de parcelamento nos últimos 12 meses. Os interessados, além das lojas de atendimento presencial, podem entrar em contato com a empresa pelo Portal de Negociação no site da distribuidora, pelo aplicativo Enel Goiás – exclusivo para quem tem débitos há menos de 180 dias – ou pelo call center (0800 062 01 96). CriseDe acordo com o balanço financeiro do terceiro trimestre de 2021 da Enel Distribuição Goiás, a companhia observou uma tendência crescente de maior provisão para inadimplência, explicado pela crise financeira, deterioração do poder de consumo e pagamento da população, por conta da persistência da pandemia de Covid-19.Entre as ações, a empresa informou que tem intensificado a cobrança para aumentar a eficiência e a recuperação das contas de energia em atraso, campanhas de conscientização relacionadas à importância da manutenção dos pagamentos assíduos,planos de parcelamentos e intensificação da política de corte.Durante a pandemia também ocorreu período em que não era possível o corte de energia, o que foi determinado por resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e que, para algumas classes de consumo específicas como consumidores de baixa renda e serviços essenciais, durou até 30 de setembro de 2021.