Os goianos passaram a consumir mais turismo de luxo dentro do Brasil. O aumento da demanda por estes serviços no estado de Goiás motivou a BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) a realizar um roadshow em Goiânia nesta segunda-feira (29). Cerca de 30 agentes e operadores de turismo da capital puderam conhecer melhor as opções de pacotes e hotéis com este padrão mais elevado de experiência turística.Além da demanda represadas, outra causa da maior procura pelo turismo de luxo, que superou os números registrados em 2019, foi o fechamento de fronteiras de vários países por causa das restrições provocadas pela pandemia, o que resultou num aumento da procura por opções dentro do País.Em 2021, o segmento registrou um crescimento de 11% no volume de vendas e de 52% no faturamento dos hotéis em relação a 2019, antes da pandemia. Cerca de 90% da demanda foi oriunda do mercado interno, que antes consumia produtos fora do País.Os locais de realização de um roadshow são escolhidos pelos próprios associados da BLTA. Além de Goiânia, os mercados de Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG) também receberão o evento este ano. Leia também:- Com mercado em cautela, dólar segue em leve queda ante real- Região da GO-020 terá 30 novos condomínios- Empresas preparam sucessão familiar mais cedo em GoiásA CEO da entidade, Simone Scorsat, lembra que agências e operadores de turismo de Goiânia já mostraram ter um grande potencial de vendas dos produtos das empresas associadas da BLTA. “O objetivo é promover nossos hotéis e produtos, contribuindo para manter o turismo interno aquecido”, diz. O turismo de luxo não representa apenas produtos de altíssimo nível, mas também muitos serviços menores com excelente padrão de qualidade, mas que possuem a autenticidade, despojamento e cultura brasileira. São diárias médias na faixa de R$ 1,5 mil, mas que podem chegar aos R$ 4 mil. Segundo ela, a expectativa é que a demanda continue aquecida porque o turista redescobriu o Brasil e ainda tem muitos destinos para visitar.Além dos hotéis, algumas operadoras formatam pacotes personalizados para clientes que buscam experiências diferenciadas, ou seja, produtos mais qualificados, que contemplam roteiros como Lençóis Maranhenses e Chapada Diamantina, por exemplo. “Entre os consumidores, temos aqueles que já se habituaram ao luxo, mas também aspirantes a este padrão elevado, que se presenteiam com serviços mais sofisticados às vezes. Aqui temos produtos tão bons quanto nas Maldivas, por exemplo”, explica a CEO.