A Caoa, responsável pela produção e comercialização do Hyundai ix35 no mercado brasileiro, pode retirar o modelo de linha ainda este ano. A razão seria a maior dificuldade de atualização do ix35 às legislações de emissões e ruídos definidas na fase 7 do Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve).O modelo sempre teve uma boa aceitação no mercado. Lançado em 2010, o ix35 teve cerca de 112 mil unidades vendidas no País. Ele era produzido em Anápolis desde 2013, mas já não estaria mais sendo fabricado desde dezembro, prazo máximo para os modelos que não atendiam a fase 7 do Proconve serem produzidos.Mesmo assim, a lei também permite que as fabricantes finalizem a montagem das unidades 2021/2022 que tiveram sua produção iniciada até 31 de dezembro de 2021. O Proconve fechou o cerco a carros com emissões de poluentes e ruídos fora de uma conformidade que é regra nos Estados Unidos há alguns anos.Na Caoa, as unidades disponíveis em estoque seguem sendo vendidas e o revendedor em Goiânia informou que ainda não recebeu nenhum comunicado oficial da montadora sobre a retirada do ix35 da linha de produção. "Pode ser que mexem na configuração do motor para atender as novas exigências. Desde de 2015, ouvimos falar nesta retirada de linha do modelo, mas isso nunca aconteceu", ressalta Leandro Mantovani, gerente de vendas da Hyundai Caoa. O modelo está entre os mais vendidos.Apesar de ainda não ter confirmado a retirada de linha do modelo, em nota, a Caoa informou que os estudos sobre eficiência energética seguem ocorrendo para todos os seus produtos. Segundo a empresa, o Ix35 oferece maior dificuldade de atualização, mas segue sendo comercializado. Já o New Tucson é um modelo que deverá receber novidades e continuará sendo produzido.