Os três principais clubes do futebol goiano, Atlético, Goiás e Vila Nova, se manifestaram nas redes sociais em referência ao Dia da Consciência Negra, que é celebrado no dia 20 de novembro. A data lembra a morte de Zumbi dos Palmares e marca a luta antirracista no Brasil

O Vila Nova publicou uma foto do jogo de sexta-feira (19), contra o Londrina, antes da bola rolar. Jogadores das duas equipes e o trio de arbitragem fizeram um protesto, com o punho direito levantado antes do apito inicial. O clube também publicou uma mensagem:

Já o Atlético, postou uma legenda que lembra a importância do dia 20 de novembro: “Dia para refletir e reconhecer que combater o racismo é um dever de todos!”. Na publicação, o clube anexou uma imagem com punho levantado.

O Goiás, por sua vez, produziu um vídeo com jogadores negros da equipe. No áudio, a narração possui frases como: “Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”; “Nos dias atuais, o reflexo do preconceito é visto na sociedade”; e “É preciso lutar e combater o racismo, o racismo mata”. 

Equipes do restante do País também se manifestaram com mensagens na luta antirracista. Confira alguns abaixo: