Com o objetivo de dar destaque à produção fotográfica goiana, a 2ª edição do Goyazes – Festival de Fotografia 2022 promove exposições, palestras, mesas, oficinas, curso, premiações e leituras de portfólios entre 13 e 22 de agosto. Ao todo, são 25 atividades entre virtuais e presenciais. Dentro da programação, está a exposição on-line dos cinco artistas contemplados pelo Prêmio Goyazes 2022: Ana Carolina Póvoas Corrêa, Cecília Araújo de Oliveira, Guilherme Soares de Albuquerque, Flávio de Lacerda Edreira e o editor de fotografia do POPULAR, o fotógrafo Weimer Carvalho.
 
Além da exposição, os vencedores receberão prêmio em espécie no valor de R$ 3 mil. Outros dez fotógrafos foram contemplados pelo prêmio para leituras de portfólio. As exposições O Homem e sua Cidade, de J. Craveiro, Cora Coralina. Uma Janela para o Mundo, de Luís Elias e Henrik Saxgren, pesquisa de Marina Muniz Mendes, também estão na programação. Tanto a exposição dos premiados, quanto as demais exposições, terão abertura no dia 13 de agosto (sábado), às 20h30.
 
As inscrições para as oficinas e curso promovidos pelo festival estão abertas e são gratuitas. As vagas são limitadas, exceto para a oficina Deriva do Bem, que é aberta a todos. As informações sobre cada oficina e link para inscrições estão disponíveis no site do evento goyazes.art.br.  As atividades presenciais vão acontecer na sede da WA Imagem Fotografia e Produção Cultural, no Setor Sul.
 
Mais de dez palestras e conversas com diversos profissionais da fotografia também integram o circuito, todos de forma on-line, gratuita e aberta ao público em geral. O festival ainda promove a ocupação cultural "O MIS é Nosso Sim", que acontece no Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS) entre 3 de agosto e 30 de setembro de 2022. O objetivo é democratizar a arte fotográfica, ampliando o acesso aos bens culturais do MIS na sua pluralidade, criando novos olhares e releituras do museu. A programação contempla duas exposições fotográficas com quatro artistas visuais, publicação de catálogos, realização de pesquisa e vídeodocumentário, vivências fotográficas, rodas de conversa, oficinas, visitas mediadas on-line e presenciais.
 
Confira os vencedores do Prêmio Goyazes 2022:
Ana Carolina Póvoas Corrêa - Pirenópolis
Cecília Araújo de Oliveira - Goiânia
Flávio de Lacerda Edreira - Goiânia
Guilherme Soares de Albuquerque - Alto Paraíso de Goiás
Weimer de Carvalho Franco - Goiânia
 
Contemplados(as) para leituras de portfólios: 
Benedito Ferreira - Goiânia
Carlos E. E. Rego - Goiânia
Clidney de Amorim Couteiro - Goiânia
Jucimar Ferreira de Sousa - Aparecida de Goiânia
Luiz Felipe Martins Prado - Itumbiara
Marcello Junior Lopes Dantas - Pirenópolis
Ricardo Furbino Bias Bicalho - Goiânia
Rodrigo Martins de Almeida Mato - Aparecida de Goiânia
Sophia Ferreira Pinheiro - Goiânia
Weber Ferreira Santana – Goiânia
 
SERVIÇO
Goyazes – Festival de Fotografia 2022 
13 a 22 de agosto 
Programação gratuita
Informações: goyazes.art.br