Luisa Guimarães
luisa.guimaraes@opopular.com.brIsmael Cavalcante está à frente do Instituto Ser Tão Grande, instituição sem fins lucrativos que auxilia estudantes de baixa renda a conseguir bolsas de estudo. Com experiência na área há seis anos, Ismael acredita que o momento exige compartilhamento de ideias, apoio emocional, participação familiar e disciplina dos estudantes.
“Pedagogicamente, é hora de rever os métodos usados pelas escolas. Temos casos de jovens que conseguem ter um desempenho melhor estudando em casa, por exemplo”, explica. “É uma soma de fatores: são estudantes que têm direcionamento em casa, já possuem um bom método de estudo com pesquisas na internet e que são disciplinados.” Um dos segredos, para ele, é conseguir manter uma rotina semelhante à da escola.
Formar uma rede de compartilhamento de experiências e ideias é um dos pilares para que os estudantes obtenham bons resultados, segundo Ismael. Ele também destaca o apoio emocional. “É importante diminuir a ansiedade dos jovens; são três anos de estudos, eles precisam passar no Enem. São cobranças externas e que eles mesmo se fazem também”, explica. “É preciso ampliar as visões de mundo e mostrar as mais diversas possibilidades para eles, principalmente para os alunos que não têm muito acompanhamento das escolas. São alunos com alto potencial, mas que precisam de suporte emocional”, completa.
Comentários