Trancinhas no cabelo, batom preto, meia-calça, vestido em corte clássico e blazer. Por onde passa, a filha mais velha - e mais trevosa - da Família Addams chama a atenção. Com o novo sucesso da Netflix, a série Wandinha, o cineasta Tim Burton transformou a personagem em nova onda fashion. Nas dancinhas do TikTok, nos perfis dos Instagram de influenciadoras e fashionistas ou nas campanhas de moda, o gótico conquistou, mais uma vez, o mainstream.Os tons sombrios de Wandinha, interpretada pela atriz Jenna Ortega, ganharam as graças do público. A narrativa bateu o recorde da Netflix e é, atualmente, a série de língua inglesa mais vista em uma semana da plataforma digital, acumulando 341,2 milhões de horas assistidas. O seriado também se mantém no Top 1 do serviço de streaming em mais de 80 países.Mais de 30 anos depois da versão protagonizada por Christina Ricci, o diretor Tim Burton - o mesmo de Edward Mãos de Tesoura (1990) e Os Fantasmas se Divertem (1988) - foi desafiado a criar uma Wandinha adolescente da geração Z que vai parar em uma escola para jovens com talentos excepcionais.“Não me senti como Wandinha até o primeiro dia de gravações, quando já estava com as tranças e o vestido. Desde a primeira prova do figurino, a equipe sugeriu que estaríamos ainda mais na linha gótica, mas nada estereotipado”, apontou a atriz Jenna Ortega durante o lançamento da trama nos Estados Unidos.A série e os looks de Wandinha conquistaram tanto o público que a personagem se tornou ícone fashion do ano. No TikTok, por exemplo, a tag #Wandinha já soma mais de 1,3 bilhão de menções. Já o Pinterest relata que as pesquisas por “roupa de Wandinha Addams” aumentaram em 50 vezes. No Instagram, diversas personalidades têm montado looks em referência à filha mais velha dos Addams.Leia também:- Deborah Secco revela 5 curiosidades sobre os seus looks no 'Tá na Copa'- Retrospectiva 2022: veja os dez maiores lançamentos da música internacionalA fashionista Dai Fernandes (@daianaandes), de Goiânia, por exemplo, assistiu a série e diz ter amado a estética da personagem. “Fiquei simplesmente apaixonada pelos figurinos. Eu sou super adepta do gótico. Botas, meias-calças, camisas neutras, peças com corte clássico não podem faltar no meu armário. Acredito que a nova série trouxe um ar gótico ao estilo colegial que virou o mais queridinho pelas fashionistas em todo o mundo”, diz.O preto é, com certeza, o tom predominante nos looks de Wandinha. Para dar aquele ar de garota deslocada, os roteiristas Miles Millar e Alfred Gough buscaram diversas referências em produtos vintage encontrados em sebos, brechós e antiquários. “Analisamos tudo e decidimos que a paleta de cor dela seria exclusivamente preto e branco. Em contraste, todos ao redor dela teriam cor. Dessa forma, Wandinha sempre se destacaria. Parece simples, mas foi desafiador colocar em prática”, explicou Millar.A equipe de figurino da série também contou com ninguém menos que Colleen Atwood, figurinista indicada para o Oscar por doze vezes e vencendo quatro, como Chicago (2003), Memórias de uma Gueixa (2006) e Alice no País das Maravilhas (2011). “Nenhum detalhe é irrelevante. Tudo em seu look foi intencional”, ponderou a profissional.DarkO estilo da personagem também faz menção à Dark Academia, subcultura digital adolescente que surgiu em 2020, durante a pandemia. Trata-se de uma vertente que venera o conhecimento e as atividades intelectuais, como filosofia e a literatura clássica. Durante os episódios da primeira temporada, a Wandinha, por exemplo, cita diversos autores consagrados da filosofia, literatura de terror e policial, como Edgar Allan Poe, Mary Shelley, Maquiavel e Agatha Christie.Sons trevososAlém do figurino da personagem-central de Wandinha (Netflix), vivida pela atriz Jenna Ortega, outro elemento gótico evidenciado na série e que caiu nas graças do público foi a trilha sonora. A canção Goo Goo Muck, de The Cramps, em que Wandinha dança no baile da escola e que virou Trend nas redes sociais, foi uma das mais clicadas do Spotify e do Deezer nas últimas duas semanas. No TikTok, a dancinha é febre em reproduções. Até a cantora Lady Gaga caiu na pista de dança com o sucesso da série. Mais de 11 anos após o lançamento do álbum Born This Way, o disco voltou a tomar as redes sociais. Uma das faixas que não foram trabalhadas como single, Bloody Mary, tem crescido nas plataformas de streaming após viralizar na rede social com a dança.A trilha sonora de Wandinha também abre para bandas clássicas do rock, como The Rolling Stones, Beach House, The Clash, Queen, Nirvana, Pixies e The Zombies. Há ainda grandes cancioneiros espanhóis, fruto da roupagem latina da Família Addams, como Carmita Jiménez e Chavela Vargas. Para dar um ar mais juvenil, ainda foram colocados sucessos entre os mais jovens, como Dua Lipa, Billie Eilish, Arctic Monkeys e Lana Del Rey. Uma estranha famíliaCom senso de humor irônico e mórbido, todo o universo da Família Addams foi criado nos anos 1930 pelo cartunista Charles Addams. Das histórias em quadrinhos, a narrativa foi adaptada para uma série de TV nos anos 1960, animações, videogames, musicais e os clássicos filmes de 1991 e 1993. Foi ali que o público tomou gosto pela Wandinha, na época interpretada por Christina Ricci. -Imagem (Image_1.2577129)-Imagem (1.2577137)