Grupo de prefeitos tem defendido, nos bastidores, a criação de uma estrutura no governo estadual para lidar com questões da região metropolitana de Goiânia. A coluna apurou que o desejo seria pela criação de uma nova secretaria para tratar de questões como transporte coletivo e construção do anel viário, mas também existe a possibilidade de criação de assessoria especial ou superintendência específica para lidar com estes temas.
A proposta tem a simpatia da atual e da futura gestões da Associação Goiana dos Municípios (AGM) e visa também aproximar prefeitos dos secretários estaduais. Procurado, o prefeito de Hidrolândia e futuro presidente da AGM, Zé Délio Jr. (UB), afirma à coluna que criar uma nova pasta não é "um pleito exigido pela associação", mas emenda que seria "ótimo".
"Nosso intuito é, com apoio do governo, tendo uma estrutura específica ou não, ajudar, somar esforços, fazer parcerias. Queremos aproveitar que o governo está com vontade de fazer, de ajudar", defende.
Descentralizada
Zé Délio adianta que, em sua gestão, a AGM terá diretorias regionais e que trabalhará a "união dos prefeitos da região metropolitana" para buscar soluções conjuntas. Além de mobilidade e transporte, ele cita também resíduos sólidos, energia e saneamento como gargalos.
Precedente
Marconi Perillo (PSDB) criou Secretaria da Região Metropolitana em seu terceiro mandato, iniciado em 2011. O ex-prefeito de Trindade Jânio Darrot foi titular da pasta.
Versão reduzida
Integrantes do governo ouvidos pela coluna avaliam que é mais viável a criação de estrutura menor, como uma superintendência, para lidar com a Grande Goiânia.
Mesmo assunto
A expectativa é a de que o governador Ronaldo Caiado (UB) decida sobre a região metropolitana quando for abrigar os prefeitos que não terão mais mandato em 2025. Algum deles pode cuidar do tema.

Anotou a placa? - De tão sujo de concreto, ficou impossível identificar o caminhão que trafegava na Avenida Circular, no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia (Wildes Barbosa / O Popular)
Carta na manga
Interessado na consolidação de uma base na Câmara de Goiânia, o prefeito eleito Sandro Mabel (UB) determinou que os vereadores sejam chamados para participar das ações que marcarão os 100 primeiro dias de seu mandato. Boa parte delas terão a ver com zeladoria, incluindo requalificação de praças e parques.
Outro Poder
De saída da Prefeitura de Goiânia, o procurador-geral do Município, José Carlos Issy, é cotado para ocupar o mesmo cargo na Câmara de Goiânia, na quarta gestão de Romário Policarpo (PRD). Se a articulação vingar, ficará no lugar de Kowalsky Ribeiro, que acaba de ser eleito conselheiro seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás.
Dobradinha
José Carlos Issy foi conselheiro seccional da OAB-GO e indicou Kowalsky Ribeiro para o posto que ocupou durante o primeiro mandato do presidente da entidade, Rafael Lara Martins.
Sabrina Garcez
Vereadora pelo Republicanos

Sabrina Garcez (Divulgação)
A sra. vai ser secretária municipal de Governo. Como será a relação de Sandro Mabel com os vereadores?
Acredito que vai ser uma relação interessante, de participação, de muito profissionalismo e ampla colaboração. A cidade estará num momento muito difícil. Prefeito, vereadores e secretários já perceberam que, de maneira conjunta, é possível fazer entregas para a cidade.
Arremate:
Último dia - A Câmara de Goiânia deve encerrar suas atividades de 2024 nesta quinta (26), com as últimas votações da reforma administrativa, da Lei Orçamentária Anual (LOA) e da verba indenizatória dos vereadores .
Nova data - O deputado estadual Amilton Filho (MDB) apresentou projeto que institui, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás, o Dia Estadual do Advogado Eleitoralista, a ser celebrado anualmente em 15 de setembro.
Origem - A criação do Dia Estadual do Advogado Eleitoralista surgiu de sugestão da Comissão de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB. A data escolhida simboliza a promoção e proteção dos direitos democráticos.