A maior fatia da cota parlamentar dos deputados federais por Goiás foi destinada a despesas com divulgação da atividade parlamentar, durante o primeiro trimestre de 2022, ano de eleições. Foram 32,7% da soma do recurso a que cada deputado tem direito destinados a esse tipo de despesa, de acordo com o portal da transparência da Câmara dos Deputados. O custo foi 9,84% maior que no mesmo período de 2021.A divulgação da atividade parlamentar é um dos tipos de despesa em que o deputado pode gastar sua Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap). No caso de Goiás, cada um tem direito a R$ 35,5 mil por mês, que resulta em R$ 426 mil por ano. A quantia não utilizada em um mês é acumulada para os próximos, dentro do exercício financeiro. Isso explica porque em alguns meses o valor gasto pode ser maior que a média mensal.Além da divulgação de suas ações, os deputados também podem usar o recurso para aluguel de veículos, assinatura de publicações, combustível, consultoria e pesquisas, fornecimento de alimentação do parlamentar, hospedagem, manutenção de escritório, passagens aéreas, passagens terrestres, serviços de segurança, serviço de táxi, pedágio e estacionamento, serviços postais e telefonia. Entre janeiro e março deste ano, porém, os deputados destinaram R$ 419.020,49 para divulgação de suas atividades. Os únicos deputados federais goianos que não usaram a cota para esse tipo de despesa em 2022 foram Lucas Vergílio (Solidariedade), Delegado Waldir (UB) e Alcides Rodrigues (Patriota). DespesasO deputado federal José Nelto (PP) foi o que mais gastou com divulgação parlamentar no período. Foram R$ 57,3 mil destinados entre janeiro e março deste ano. Em relação a 2021, foram R$ 12,3 mil a mais. Ao POPULAR, o parlamentar afirma que o valor é investido na divulgação do que chama de “prestação de contas”.Segundo ele, o principal foco tem sido na divulgação de obras que contaram com seus repasses. Nelto justifica que o aumento de gastos em relação a 2021 tem a ver com a quantidade de obras que tem para entregar. “A divulgação é feita em jornais em que eu faço de prestação das contas do meu trabalho”. De acordo com o deputado, o material é distribuído em municípios como Formosa, Itumbiara, Águas Lindas, Catalão e Goianésia.No ranking do maior gasto com divulgação empatam em segundo lugar os deputados Professor Alcides (PL) e Célio Silveira (PSDB). Cada um usou R$ 45 mil entre janeiro e março deste ano. Ambos usaram a mesma quantia no mesmo período em 2021. A estratégia dos dois é usar R$ 15 mil por mês para esse tipo de despesa.Em nota enviada pela assessoria, Alcides afirma que utiliza o recurso para pagar uma empresa especializada “na produção e edição banners, artes para outdoors, cards, posts e vídeos para as redes sociais, além do gerenciamento de mailing list, formação de banco de dados e confecção de relatórios e métricas das ações de comunicação do gabinete.”Ele justifica que esse é o meio que tem para prestar contas “das proposituras aprovadas na Casa, das emendas formalizadas, recursos liberados e outros benefícios entregues aos municípios goianos”.Célio também afirma que investe o recurso em redes sociais e informativos. “Na divulgação do nosso trabalho, a gente consegue milhões em recursos, e dos projetos de lei”, diz.A deputada federal Flávia Morais (PDT) é a que apresenta o terceiro maior gasto, pouco mais de R$ 43 mil. E foi a que mais aumentou o custo com divulgação na comparação com o mesmo período de 2021, quando foram investidos R$ 15,5 mil. Quer dizer, a parlamentar goiana quase triplicou a despesa com divulgação. Procurada, ela não respondeu à reportagem até o fechamento desta edição. Quem também aumentou a despesa em relação a 2021 foi Jose Mario Schreiner (MDB), João Campos (Republicanos) e Francisco Jr. (PSD). Jose Mario usou R$ 2,3 mil a mais que em 2021. Para ele, o valor do crescimento da despesa é insignificante por ter representado 6,4% de diferença entre o trimestre de um ano para o outro – R$ 37,8 mil em 2022 e R$ 35,5 mil em 2021. “O valor apontado de aumento não corresponde nem à inflação (de 10,16% no ano)”, defende.Francisco Jr. passou de nenhum gasto com divulgação no primeiro trimestre de 2021 para R$ 19 mil no mesmo período de 2022. Ele justifica que não usou do recurso no início do ano passado por conta da pandemia da Covid-19, que levou a restrições. “No fim de 2021, nós retomamos a divulgação e continuamos agora para fazer uma prestação de contas”, explica.Segundo o deputado, no início deste ano foi contratada uma agência para fazer a reestruturação de sua comunicação. “Estamos nos reposicionando na questão da imagem até porque é um ano eleitoral e precisamos obedecer algumas regras na comunicação. O que eu quiser divulgar do mandato, a lei permite que eu faça isso até junho”, diz.De acordo com a lei eleitoral, os integrantes do Congresso Nacional, deputados e senadores, podem usar da cota para divulgação durante todo o mandato, exceto nos 120 dias anteriores às eleições, que estão marcadas para outubro deste ano. Os parlamentares goianos, na maioiria, são candidatos à reeleição. Os demais deputados federais por Goiás reduziram o gasto com divulgação da atividade parlamentar entre o primeiro trimestre de 2021 e 2022. É o caso de Elias Vaz (PSB), Rubens Otoni (PT), Zacharias Calil (UB), Magda Mofatto (PL), Vitor Hugo (PL), Glaustin da Fokus (PSC) e Adriano do Baldy (PP).-Imagem (1.2448612)