O município de Goiânia melhorou ou manteve índice máximo em todos os itens na prévia fiscal da Capacidade de Pagamento (Capag) divulgada ontem pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Nos três principais indicadores, a capital apresentou bons resultados: em Poupança Corrente, passou de C para B; em Liquidez, de C foi para A; e em Endividamento, manteve a nota A. Dos três, o principal é Liquidez, porque a avaliação positiva da relação entre dívidas e condições de pagar é fundamental para obter aval do Tesouro a novos créditos.Esse resultado prévio, explica o secretário municipal de Finanças, Alessandro Melo, já permite que a Prefeitura volte a pleitear recursos da Corporação Andina de Fomento (CAF), um empréstimo de 100 milhões de dólares (cerca de R$ 385 milhões) que exige aval da União e será usado para recapeamento de vias. O empréstimo começou a ser negociado ainda pelo ex-prefeito Paulo Garcia, mas não saiu devido à nota C do município em 2017 e no ano passado. “O pior era a situação de ausência de liquidez, mais dívidas do que dinheiro para pagar”, enfatiza o secretário.A meta agora, anuncia, é assinar o contrato com a CAF até o final de junho para o recapeamento de 627 quilômetros das principais vias de vários setores da capital, obras cujo início ele prevê para julho ou agosto. “Paralelamente, estamos encaminhando o processo licitatório”, diz, explicando que será possível começar a execução das obras assim que forem liberados os recursos.No total, a atual prévia fiscal da Capag permite à Prefeitura uma capacidade de captação de empréstimos de aproximadamente R$ 4 bilhões, segundo Alessandro Melo, que fala em pelo menos 12 obras prioritárias nos próximos dois anos, nas quais a estimativa é de R$ 1 bilhão em investimentos, entre elas a retomada do prolongamento da Avenida Leste-Oeste, em fase de licitação, e do Bus Rapid Transit (BRT). “As máquinas vão roncar na cidade”, diz o secretário, citando frase do prefeito.Reconstrução Segundo o engenheiro Fabricio Fermanian, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), será reconstruído o asfalto em 628 ruas de 107 bairros da capital, abrangendo aproximadamente metade das vias de maior fluxo da cidade, que equivalem a 20% da extensão da malha viária urbana (veja no site a relação completa das vias e bairros). Ainda de acordo com o engenheiro, também serão contempladas vias locais de altíssimo índice de verticalização que mais necessitam de intervenção no Setores Oeste, Bueno, Bela Vista e Jardim Goiás, assim como vias locais com intensa atividade comercial e de prestação de serviços nos Setores Sul e Marista.“Não é tapa-buraco. Vamos tirar o asfalto velho e fazer sua substituição, refazendo toda a base. Em Goiânia, o asfalto é muito antigo, tem de fazer o recapeamento para garantir que não se jogue dinheiro fora com operações tapa-buraco”, afirma Alessandro. !function(e,t,s,i){var n="InfogramEmbeds",o=e.getElementsByTagName("script")[0],d=/^http:/.test(e.location)?"http:":"https:";if(/^\/{2}/.test(i)&&(i=d+i),window[n]&&window[n].initialized)window[n].process&&window[n].process();else if(!e.getElementById(s)){var r=e.createElement("script");r.async=1,r.id=s,r.src=i,o.parentNode.insertBefore(r,o)}}(document,0,"infogram-async","https://e.infogram.com/js/dist/embed-loader-min.js");!function(e,t,s,i){var n="InfogramEmbeds",o=e.getElementsByTagName("script")[0],d=/^http:/.test(e.location)?"http:":"https:";if(/^\/{2}/.test(i)&&(i=d+i),window[n]&&window[n].initialized)window[n].process&&window[n].process();else if(!e.getElementById(s)){var r=e.createElement("script");r.async=1,r.id=s,r.src=i,o.parentNode.insertBefore(r,o)}}(document,0,"infogram-async","https://e.infogram.com/js/dist/embed-loader-min.js"); !function(e,t,s,i){var n="InfogramEmbeds",o=e.getElementsByTagName("script")[0],d=/^http:/.test(e.location)?"http:":"https:";if(/^\/{2}/.test(i)&&(i=d+i),window[n]&&window[n].initialized)window[n].process&&window[n].process();else if(!e.getElementById(s)){var r=e.createElement("script");r.async=1,r.id=s,r.src=i,o.parentNode.insertBefore(r,o)}}(document,0,"infogram-async","https://e.infogram.com/js/dist/embed-loader-min.js"); !function(e,t,s,i){var n="InfogramEmbeds",o=e.getElementsByTagName("script")[0],d=/^http:/.test(e.location)?"http:":"https:";if(/^\/{2}/.test(i)&&(i=d+i),window[n]&&window[n].initialized)window[n].process&&window[n].process();else if(!e.getElementById(s)){var r=e.createElement("script");r.async=1,r.id=s,r.src=i,o.parentNode.insertBefore(r,o)}}(document,0,"infogram-async","https://e.infogram.com/js/dist/embed-loader-min.js");!function(e,t,s,i){var n="InfogramEmbeds",o=e.getElementsByTagName("script")[0],d=/^http:/.test(e.location)?"http:":"https:";if(/^\/{2}/.test(i)&&(i=d+i),window[n]&&window[n].initialized)window[n].process&&window[n].process();else if(!e.getElementById(s)){var r=e.createElement("script");r.async=1,r.id=s,r.src=i,o.parentNode.insertBefore(r,o)}}(document,0,"infogram-async","https://e.infogram.com/js/dist/embed-loader-min.js");!function(e,t,s,i){var n="InfogramEmbeds",o=e.getElementsByTagName("script")[0],d=/^http:/.test(e.location)?"http:":"https:";if(/^\/{2}/.test(i)&&(i=d+i),window[n]&&window[n].initialized)window[n].process&&window[n].process();else if(!e.getElementById(s)){var r=e.createElement("script");r.async=1,r.id=s,r.src=i,o.parentNode.insertBefore(r,o)}}(document,0,"infogram-async","https://e.infogram.com/js/dist/embed-loader-min.js");!function(e,t,s,i){var n="InfogramEmbeds",o=e.getElementsByTagName("script")[0],d=/^http:/.test(e.location)?"http:":"https:";if(/^\/{2}/.test(i)&&(i=d+i),window[n]&&window[n].initialized)window[n].process&&window[n].process();else if(!e.getElementById(s)){var r=e.createElement("script");r.async=1,r.id=s,r.src=i,o.parentNode.insertBefore(r,o)}}(document,0,"infogram-async","https://e.infogram.com/js/dist/embed-loader-min.js");