A sétima geração do Ford Mustang 2024, apresentada no Salão do Automóvel de Detroit (EUA), traz como principal destaque a versão Dark Horse, primeira série de alto desempenho da linha em 21 anos, desde o lançamento do Mustang Bullitt em 2001. Com visual sofisticado e um novo V8 5.0 com potência estimada de 500 cv, faz parte de seis novos modelos de corrida que vão competir globalmente em várias categorias, incluindo a volta a de Le Mans.O Mustang 2024, que começa a ser vendido no segundo semestre de 2023 no mercado norte-americano, traz cockpit inspirado em caças a jato, é o mais tecnológico e centrado no motorista já oferecido na linha.. A tela de 12,4” do painel tem um padrão visual em tom cobre ultramoderno, compartilhado com o Mustang Mach-E, e pode ser configurada com diferentes cores e designs.Na central multimídia SYNC 4, é possível personalizar os modos de condução girando o carro virtualmente na tela de 13,2”, como num videogame. Além de acesso a Apple CarPlay e Android Auto, ela vem com Amazon Alexa para comandos de voz. Alguns botões físicos, como o do volume do áudio e do ar-condicionado, foram removidos e integrados ao painel digital.Outra novidade é o Remote Rev, que permite acelerar o carro remotamente pelo chaveiro, liberando o ronco do motor. O acabamento das versões premium inclui materiais “soft-touch”, volante de base reta revestido em couro com costura contrastante, carregador sem fio para celular e entradas USB no alto para câmeras e outros dispositivos. O sistema de som B&O, com 12 alto-falantes e subwoofer, traz o recurso Electronic Sound Enhancement que amplifica o som do motor.DesignO novo Mustang 2024 tem teto baixo, capô de três seções e a traseira curta mantém as proporções do modelo original dos anos 60. A bitola traseira é mais larga e o spoiler traseiro tem uma nova luz de assinatura de três barras, além de um difusor redesenhado para aprimorar a aerodinâmica. A dianteira do GT tem uma grade mais agressiva e novas entradas de ar no capô, que refletem o aumento na potência e o aprimoramento aerodinâmico.Além de 12 cores externas e listras com novos tons e desenhos, é possível optar por três cores nas pinças de freio Brembo: preto, vermelho ou azul. O Mustang GT tem novas rodas de alumínio de 19”, ou opcionais de 20”. As várias opções da linha incluem o motor EcoBoost 2.3, de quatro cilindros, e um modelo conversível.MotorizaçãoCom motor Coyote V8 5.0 de quarta geração aspirado e inovadora caixa dupla de entrada de ar, o novo Mustang 2024 traz transmissão automática de dez velocidades, que se adapta a cada modo de direção, mas a Ford disponibiliza também a transmissão manual de seis velocidades. O modelo tem seis modos de condução. Além dos modos normal, esporte, escorregadio, drag e pista, há uma configuração personalizada, com até seis perfis individuais.A série conta com um ajuste de chassi exclusivo, barras estabilizadoras traseiras, maiores amortecedores MagneRide e sistemas de resfriamento dos freios, do eixo traseiro e do óleo do motor. As rodas dianteiras são de 19×9,5 polegadas e as traseiras, de 19×10 polegadas.Com relação a tecnologia, o novo Mustang conta com reconhecimento de sinais de velocidade, piloto automático adaptativo, controle ativo de mitigação de buracos, assistentes de centralização de faixa, de manobras evasivas e de frenagem de ré e outros. O cliente pode se manter conectado com o novo Mustang pelo aplicativo FordPass.Mustang Dark HorseO Mustang Dark Horse, a “cereja do bolo” da sétima geração do modelo, recebeu refinamentos de um time especial de engenheiros, designers e especialistas da Ford. Entre outros, seu exclusivo motor Coyote V8 5.0 tem novas bielas e um corpo duplo de borboleta de admissão para melhorar a respiração, acoplado com uma transmissão manual Tremec de seis velocidades, igualmente exclusiva, ou automática de 10 velocidades com “paddle shifters” esportivos.Tem ajuste de chassi exclusivo, barras estabilizadoras traseiras maiores, amortecedores MagneRide e sistemas de resfriamento dos freios, do eixo traseiro e do óleo do motor. É equipado também com freios dianteiros Brembo de seis pistões e diferencial traseiro Torsen. As rodas dianteiras são de 19x9,5” e as traseiras de 19x10”, com pneus Pirelli P ZERO.No design, a frente do Mustang Dark Horse tem faróis de LED escurecidos, grade preta brilhante e para-choque exclusivos, com “presas” de alto brilho. A traseira exibe uma asa traseira fixa com difusor inspirado em corridas e ponteiras quádruplas de escapamento. Traz também um novo emblema de cavalo na frente do veículo, nos para-lamas, no porta-malas e nas soleiras das portas, bem como no painel de instrumentos e nas telas digitais da cabine.A série traz pintura metálica exclusiva, o Blue Ember, além de várias opções de gráficos no teto e no capô. O interior tem bancos na cor azul Deep Indigo Blue com acabamento perfurado e costuras azuis contrastantes, aplicadas também no volante, painéis das portas, base do câmbio e console. Os cintos de segurança também são exclusivos, na cor azul.Leia também:Nova Ram Classic 2023 chega por R$ 349.990Fiat Fastback 2023 chega a partir de R$ 129.990