No dia 13 de janeiro de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 15.100/2025, que regulamenta o uso de aparelhos eletrônicos, como celulares, nas escolas. A nova legislação, válida em todo o Brasil, proíbe o uso desses dispositivos durante as aulas e o recreio, exceto para fins pedagógicos, sob orientação dos professores, ou para estudantes que necessitam de acessibilidade. Essa decisão abre espaço para debates sobre os impactos dos dispositivos móveis no desenvolvimento cognitivo e emocional dos jovens. O consumo excessivo de vídeos curtos e estímulos simultâneos tem condicionado o cérebro a períodos reduzidos de foco, fenômeno conhecido como “atenção fragmentada”. Prejudicando a concentração, tornando difícil manter o foco mesmo em atividades curtas. O excesso de notificações e a sobrecarga de informações afetam a memória e a socialização, reduzindo o interesse por hobbies e atividades físicas. O cérebro passa a buscar respostas rápidas e prazeres instantâneos, sem estimular curiosidade, reflexão e criatividade. E isso está trazendo sérios prejuízos para a nossa sociedade.