O Relatório de Monitoramento Global da Educação de 2023 da Unesco reuniu pesquisas do mundo todo que comprovam os prejuízos do uso indiscriminado do celular nas escolas. Algumas das nações mais desenvolvidas no campo da educação já estabeleceram leis de restrição: França, Espanha, Grécia, Dinamarca, Finlândia, Itália, Suíça, México. Enquanto, Estados Unidos, Portugal, Escócia e Canadá aderiram em algumas partes. O governo brasileiro assentiu corretamente a proibição, exceto para usos pedagógicos, de acessibilidade, inclusão e condições médicas, inserindo em lei o dever da educação digital (Lei 15.100/25). Déficit de atenção, comprometimento da memória, diminuição da capacidade de raciocínio abstrato, dependência de estímulos sonoros e visuais para compreensão dos conteúdos, dificuldade de processamento de informações complexas e leituras profundas, piora dos níveis de interação social e emocional/mental... transtorno de humor, tédio, depressão... além de comprometimentos à saúde física, como sobrepeso e má qualidade do sono. Segundo estudos recentes da neurociência, a simples presença do aparelho celular já compromete o foco e aumenta os níveis de ansiedade.