A palavra “salve” do título tem duplo significado: o primeiro, como saudação e expectativa no contexto da Política Nacional de Mobilidade Urbana e dos Planos Diretores Municipais, nos termos da Constituição Federal de 1988; o segundo, como grito de alerta, ao que se vislumbra das primeiras medidas ruidosamente anunciadas pela nova gestão da Prefeitura de Goiânia. No contexto do segundo significado é preciso, com urgência, avisar ao novo burgomestre de Goiânia que o pedestre integra o sistema nacional de trânsito como elemento principal e prevalente, especialmente por sua fragilidade ao interagir nos espaços de mobilidade das cidades, realidade comprovada nas estatísticas da morbimortalidade de pedestres no trânsito brasileiro. Portanto, o que ainda importa não é a fluidez, a velocidade dos carros e motocicletas, como enfatiza a nova gestão, mas a segurança viária que atualmente coloca Goiânia como uma das mais violentas do Brasil, conforme detalhado no Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Goiânia (2024).