Com muito atraso, finalmente terá início a duplicação do tramo norte da BR-153 em Goiás. O cronograma previsto no contrato da Ecovias Araguaia, concessionária que detém 614 quilômetros entre Anápolis e Aliança do Tocantins, prevê obras até outubro de 2025. São 53 quilômetros entre Uruaçu, Campinorte, Rialma e Rianápolis. Uma fatia pequena diante da extensão do trecho entre Anápolis e Porangatu, mas importante por se tratar de uma região onde os acidentes são comuns. Em 2023, 50 pessoas morreram no trecho; em 2024, foram 16 até o fim de outubro. Trata-se de uma obra esperada há anos — o tramo sul foi duplicado na primeira década dos anos 2000, entre Anápolis e Itumbiara. Muito desse atraso ocorreu por causa de processos fracassados de concessão. A primeira empresa responsável, a Queiroz Galvão, venceu a concorrência em 2010, mas o contrato foi rompido sete anos depois, sem melhorias na via. Em 2022, a Ecovias Araguaia venceu a licitação, com promessa de investimento de R$ 960 milhões. A BR-153 é uma artéria que liga o norte e o sul do País. Nesse sentido, a duplicação é estratégica para a segurança dos condutores e para a competitividade da produção goiana.