Após acompanharem 1 milhão de estudantes que entraram no ensino médio em 2017, os pesquisadores Naercio Menezes Filho e Luciano Salomão quantificaram a influência das escolas de tempo integral no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os estudantes com carga horária ampliada tiveram nota 16,5% maior que os de escolas de tempo parcial. A maior diferença foi observada na redação (29 pontos), mas ela ocorreu em todas as áreas do exame. O resultado é que o grupo do ensino integral teve 5% mais matrículas no ensino superior, proporcionalmente. No recorte das instituições públicas, o aumento no ingresso em relação às escolas de turno parcial foi de 7,7%. Em Goiás, a rede estadual tem apenas 15% dos alunos em escolas de tempo integral. A meta do Plano Nacional da Educação (PNE) é de 25%. Por desinteresse da Prefeitura, Goiânia é a única capital que não aderiu ao programa do Ministério da Educação (MEC) para financiar a modalidade.