A educação formal de crianças e adolescentes extrapola o que se passa dentro da sala de aula. A formação integral exige a oferta de ferramentas que tornem o aprendizado mais atrativo e estimule a socialização e o trabalho de equipe entre os alunos. É neste contexto que estão incluídas bibliotecas, quadras esportivas e laboratórios de ciências e tecnologia. E, neste aspecto, as escolas públicas de Goiás, principalmente nas redes municipais (mas, em menor proporção, também na estadual), deixam muito a desejar. O Anuário da Educação Básica, organizado pela Todos pela Educação e parceiros, aponta que um terço dos colégios não tem sequer uma biblioteca ou sala de leitura. Metade não dispõe de quadras esportivas, 60% não têm laboratório de informática e nove em cada dez não ofertam laboratórios de ciências. Apesar de abastecidas em relação à água tratada, o documento revela que 50% delas ainda não são servidas com rede de coleta de esgoto, um número que reflete a realidade de muitos municípios do interior de Goiás. Os dados reforçam a necessidade de mais investimentos na infraestrutura das escolas no estado. A existência desses espaços, com qualidade, são fundamentais para o pleno desenvolvimento dos estudantes.