A decisão da Prefeitura de Goiânia de interditar o trânsito na Marginal Botafogo e na Avenida 87 em dias de temporal é prudente, pois são dois pontos onde os alagamentos constantes colocam a população em risco. Porém, é uma medida paliativa, que deve ser seguida de outras. As duas vias, que recebem milhares de veículos diariamente, já passaram por várias intervenções, mas nenhuma foi eficiente para evitar as inundações. Nos próximos anos, Goiânia vai precisar de investimentos pesados para ao menos diminuir o transtorno quando chove. E eles passam por soluções tradicionais, como ampliação das galerias pluviais, mas há necessidade de estudos para indicar obras complementares adequadas para cada região, como canais de drenagem e reservatórios de retenção de água. O debate deve contemplar, ainda, a recuperação de bacias hidrográficas e de matas ciliares, que foram devastadas na capital. E, é claro, uma política de ocupação do solo que promova construções sustentáveis, regularização de ocupações e ampliação de áreas de infiltração. São políticas de curto, médio e longo prazo, que não devem sair da pauta dos gestores quando o período de chuva terminar.