Fazer política com transporte e fazer política de transporte são abordagens distintas e que refletem diferenças significativas na forma como a questão do transporte é tratada. Enquanto a primeira se concentra na utilização do transporte como uma ferramenta para atingir objetivos políticos populistas, a segunda coloca o transporte como um tema central de política pública, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população e a sustentabilidade urbana.Quando se faz política com transporte, o foco está em utilizar o transporte como um meio para atingir a conquista de eleitores, por exemplo, sem pensar na real necessidade da população.Exemplo disso é a gestão passada do governo de Goiás, que fez política com transporte de forma irresponsável. A redução da tarifa praticada pela Metrobus foi claramente uma jogada política para agradar a população antes das eleições, assim como a extensão do Eixo Anhanguera para Trindade, Goianira e Senador Canedo, sem nenhum investimento ou estudo na adequação da infraestrutura. Além disso, a CDTC foi abandonada e as tarifas foram congeladas, levando ao sucateamento do sistema.Por outro lado, quando se faz política de transporte, o objetivo é melhorar a eficiência, a segurança, a acessibilidade e a sustentabilidade do sistema de transporte em si, levando em conta as necessidades dos usuários do transporte, impactos ambientais, econômicos e sociais do sistema de transporte.A atual gestão está fazendo política de transporte de maneira responsável. Em vez de usar o transporte para fins políticos, o governo restabeleceu a CDTC e separou a tarifa paga pelo usuário da tarifa técnica do sistema, permitindo a criação de novas modalidades de tarifa. Um exemplo bem-sucedido disso é a política do Tarifário Meia Tarifa, que levou a um aumento significativo na demanda por transporte público em cidades como Senador Canedo (45%), Nerópolis (925%), Goianira (73%), Trindade (133%) e Aparecida de Goiânia (259%). E política do Passe Livre do Trabalhador saltou de 182.204 validações em junho/22 para 654.753 validações em março/23 um aumento de 259%.Outro sinal da seriedade do atual governo em relação ao transporte público é a recuperação da Metrobus, que antes era considerada a pior empresa da RMTC. Em abril de 2023, a estatal apresentou números excelentes em termos de cumprimento de largadas (100%), pontualidade na largada (99,60%) e cumprimento de viagens (101%), superando outras empresas que operam em conjunto do Eixo Anhanguera.A empresa do Lote 5 teve 99,85% de cumprimento de largada, com 99,45% de pontualidade e 98,3% de cumprimento de viagem. A empresa do Lote 3 teve 96,82% no cumprimento de largada, 98,41% de pontualidade e 93,5% de cumprimento de viagens. E por último a empresa do Lote 4 teve 99,58% de cumprimento de largada com 95,78% de pontualidade e 100% de cumprimento de viagemEm resumo, fazer política com transporte é uma prática irresponsável que prejudica a população, enquanto fazer política de transporte é uma abordagem séria e responsável que prioriza as necessidades dos usuários. O governo de Goiás está mostrando que é possível fazer política de transporte de maneira eficaz e trazer melhorias significativas para a população.