IcEsporte

Esporte

Coritiba x Vila Nova: onde assistir, horário e escalações

Campeão goiano, Tigre estreia na Segundona em busca do acesso inédito nos pontos corridos

Jean Mota deve ganhar nova oportunidade como titular

Jean Mota deve ganhar nova oportunidade como titular (Fábio Lima / O Popular)

Por mais emocionante que tenha sido o título do Goianão para o Vila Nova e seus torcedores, agora o foco precisa ser outro. Neste sábado (5), a partir das 16 horas, o Tigre visita o Coritiba pela 1ª rodada da Série B, no Couto Pereira, em Curitiba. O clube goiano vai em busca do acesso inédito na história dos pontos corridos, após bater na trave dois anos seguidos.

(Confira, no fim do texto, as escalações prováveis, onde assistir e arbitragem)

Nos Estaduais, o Vila Nova se saiu melhor do que o Coritiba. Enquanto o Tigre foi campeão do Goiano, o Coxa caiu nas quartas de final do Paranaense diante do Maringá, que também eliminou o Athletico-PR na sequência e foi vice-campeão, ao perder a final nos pênaltis para o Operário.

🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

O Vila Nova tem alguns desfalques para a partida de estreia na Série B. O goleiro Kozlinski, o lateral esquerdo Eric Davis e o atacante Emerson Urso estão lesionados e sequer foram inscritos na Segundona até o momento. O goleiro Guilherme Nogueira só chega na semana que vem.

Além deles, os zagueiros Marcondes e Weverton, ainda sem plenas condições de jogo, e o atacante Vinicius Paiva, com desconforto muscular, são baixas.

A tendência é de que a escalação inicial colorada seja bem parecida com a do jogo do título contra o Anápolis, no último final de semana. Uma possível alteração é a saída do meia Diego Torres para a entrada do atacante Gabriel Silva. Arilson também pode substituir João Vieira, com o intuito de reforçar a marcação e poupar o jogador com maior minutagem no ano.

Ainda, o Vila Nova tem duas novas opções em relação à decisão do Goianão. O volante Paulinho, que não atuou contra o Anápolis por força de contrato, e o recém-contratado atacante Ruan Ribeiro estão à disposição do técnico Rafael Lacerda.

O Coritiba também não tem a formação totalmente definida. Para a disputa da Segundona, o Coxa contratou os laterais Alex Silva e Zeca, o volante Wallisson, o meia Carlos de Pena e o atacante Nicolas Careca.

Por outro lado, dispensou os laterais Jhonny, Rafinha e Rodrigo Gelado, os meias Andrey e Matheus Bianqui e o atacante Wesley Pomba.

O Vila Nova luta pelo acesso à Série A pela primeira vez na era dos pontos corridos. Em 2023 e 2024, a equipe goiana brigou na parte de cima da tabela de classificação, mas perdeu força na reta final. Já o Coritiba detém dois títulos da Série B (2007 e 2010) e também subiu em 1995, 2019 e 2021.

No histórico do confronto entre os times, a vantagem é paranaense. Em 15 partidas, são 9 vitórias do Coritiba, 4 empates e 2 triunfos do Vila Nova.

O Tigre não ganha do Coxa há seis jogos, com quatro derrotas e dois empates entre eles. O mais recente resultado positivo foi pela Série B de 2018, em um placar de 2 a 1, no Serra Dourada. No Couto Pereira, o time goiano jamais triunfou diante dos adversários.

FICHA TÉCNICA

1ª rodada da Série B

Jogo: Coritiba x Vila Nova
Data: 05/04/25 (sábado)
Horário: 16 horas
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Onde assistir: RedeTV!, Disney+ e Desimpedidos (YouTube)

Árbitro: Lucas Canetto Belote (SP)
Assistentes: Daniel Luis Marques (SP) e Leandra Aires Cossette (SP)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)

Coritiba: Pedro Rangel; Alex Silva, Maicon, Bruno Melo e Zeca; Machado (Wallisson), Sebastián Gómez (De Pena) e Josué; Lucas Ronier, Dellatorre (Nicolas Careca) e Gustavo Coutinho. Técnico: Mozart.

Vila Nova: Halls; Elias, Tiago Pagnussat, Bernardo Schappo e Willian Formiga; João Vieira (Arilson), Jean Mota, Igor Henrique e Diego Torres (Gabriel Silva); Júnior Todinho e Gabriel Poveda. Técnico: Rafael Lacerda.

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcEsporte

Esporte

No Brasileiro Feminino A3, Vila Nova estreia fora de casa; veja tabela detalhada

Equipe colorada será a representante goiana na competição nacional, que terá um total de 32 times

No Brasileiro Feminino A3, Vila Nova estreia fora de casa; veja tabela detalhada

(Arte / O Popular)

Único representante goiano no Campeonato Brasileiro Feminino A3, o Vila Nova já conhece o caminho que precisará percorrer na briga pelo acesso. A equipe colorada fará a sua estreia no dia 26 de abril, às 15 horas, contra o Cresspom-DF, no Estádio Defelê. No total, 32 times integram a competição.

🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

Os clubes participantes foram divididos em oito grupos, com quatro equipes em cada um. Na 1ª fase, os times jogam apenas uma vez entre si. Os dois melhores colocados de cada chave avançam para a 2ª fase, em que haverá partidas de ida e volta.

Leia também

  • Na Copa do Brasil, Aparecidense tem confronto inédito, e Vila Nova reencontra adversário de 2003
  • Os quatro semifinalistas garantem o acesso para o Brasileiro Feminino A2. As finais do torneio estão previstas para os dias 9 e 16 de agosto.

    O Vila Nova chega para disputar o Brasileiro Feminino A3 após conquistar o Campeonato Goiano da categoria no ano passado.

    Confira todos os jogos do Vila Nova na fase de grupos do Brasileiro Feminino A3:

  • 26/04 (sábado), 15 horas, Estádio Defelê: Cresspom-DF x Vila Nova
  • 03/05 (sábado), 15h30, OBA: Vila Nova x Operário-MS
  • 10/05 (sábado), 15h30, OBA: Vila Nova x Operário-MT
  • Newsletter

    Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

    Notícias do Atlético

    Notícias do Goiás E. C.

    Notícias do Vila Nova

    Destaques do Impresso

    Podcast Giro 360

    Economia Goiana

    Edição de Domingo

    Crônicas da Semana

    IcEsporte

    Esporte

    Na Copa do Brasil, Aparecidense tem confronto inédito, e Vila Nova reencontra adversário de 2003

    Camaleão enfrentará pela primeira vez o Fluminense, e Tigre voltará a encarar o Cruzeiro

    Sorteio da 3ª fase da Copa do Brasil de 2025

    Sorteio da 3ª fase da Copa do Brasil de 2025 (Staff Images / CBF)

    Na 3ª fase da Copa do Brasil, a Aparecidense enfrentará o Fluminense pela primeira vez na história. Já o Vila Nova reencontrará o Cruzeiro, clube que já encarou na competição nacional, em 2003, e contra quem teve um confronto marcante pela Série B de 2022. O sorteio dos 16 confrontos da 3ª fase foi feito nesta quarta-feira (9), no Rio.

    🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

    Em sua terceira partida na Copa do Brasil de 2025, a Aparecidense terá um terceiro duelo inédito pela frente. Na 1ª fase, encarou o Votuporanguense-SP e venceu nos pênaltis por 5 a 4, após empate de 2 a 2 no tempo normal. Na 2ª fase, venceu o Cascavel-PR por 1 a 0 para se classificar.

    Agora, o sarrafo é mais alto. O Camaleão medirá forças contra o Fluminense, um dos clubes gigantes do futebol brasileiro e que detém um título de Copa do Brasil, conquistado em 2007. Há dois anos, o clube carioca se sagrou campeão da Libertadores e, em 2025, será um dos representantes brasileiros no Super Mundial de Clubes.

    "Não tínhamos como fugir de um grande time, sabíamos que viria uma pedreira. O Fluminense vem com um ânimo novo com o novo treinador, com a chegada do Renato (Gaúcho). Vai ser um adversário duríssimo, mas temos que ir leves para o Rio de Janeiro, jogar o primeiro jogo bem, não procurar só se defender, essa não é característica do nosso time. Não se acovardar lá é fundamental para nós. Os atletas sabem que já entraram na história da Aparecidense, mas a nossa intenção é passar para eles que não podem pensar pequeno", avaliou Túlio Lustosa, diretor de futebol da Aparecidense.

    O Vila Nova vai encarar um velho conhecido, o Cruzeiro. O primeiro embate entre eles data de um amistoso em 1966, quando os mineiros ganharam por 1 a 0 no Olímpico. No histórico do confronto, há 15 jogos, com oito vitórias da Raposa, quatro empates e três triunfos do Tigre.

    No mais recente encontro, o Vila Nova levou a melhor ao vencer por 1 a 0, no OBA, pela 35ª rodada da Série B. O resultado positivo, com gol de Matheuzinho, foi emblemático para o time goiano - naquele momento, o Cruzeiro já havia conquistado o título antecipado. O Tigre surpreendeu, chegou aos 45 pontos e praticamente sacramentou a permanência.

    Três anos depois, Vila Nova e Cruzeiro voltam a disputar um jogo. As equipes já se enfrentaram antes na Copa do Brasil, na edição de 2003. Naquele ano, a Raposa venceu por 2 a 0 na ida e 2 a 1 na volta das oitavas de final - posteriormente, levantou a taça. O Cruzeiro é o maior campeão do torneio, com seis títulos.

    "É uma equipe tradicional, que já venceu a competição em outras oportunidades. Nesta fase da competição, o nível dos adversários é mais elevado", comentou o diretor de futebol do Vila Nova, Alarcon Pacheco.

    Tanto a Aparecidense quanto o Vila Nova vão decidir em casa os seus confrontos. As datas, horários e locais ainda serão detalhados pelos clubes e pela CBF, mas os jogos de ida vão ser disputados perto de 30 de abril e a volta, em 21 de maio.

    Veja todos os jogos Vila Nova x Cruzeiro na história. Aparecidense x Fluminense é inédito:

    Amistoso: 3/5/1966
    Vila Nova 0x1 Cruzeiro - estádio Olímpico

    Amistoso: 4/2/1969
    Vila Nova 0x2 Cruzeiro - estádio Olímpico

    Amistoso: 16/6/1971
    Vila Nova 0x0 Cruzeiro - estádio Olímpico

    Série A: 23/9/1979
    Vila Nova 0x1 Cruzeiro - estádio Serra Dourada

    Torneio Cidade de Juiz de Fora: 31/5/1987
    Cruzeiro 0x1 Vila Nova - estádio José Procópio Teixeira

    Amistoso: 9/11/1988
    Cruzeiro 1x0 Vila Nova - estádio Nivaldo Humberto da Silva

    Copa Centro - Final
    28/4/1999: Cruzeiro 3x0 Vila Nova - estádio Mineirão
    5/5/1999: Vila Nova 2x1 Cruzeiro - estádio Serra Dourada
    12/5/1999: Vila Nova 0x0 Cruzeiro - estádio Serra Dourada

    Copa do Brasil - Oitavas de final
    23/4/2003: Cruzeiro 2x0 Vila Nova - Mineirão
    30/4/2003: Vila Nova 1x2 Cruzeiro - estádio Serra Dourada

    Série B
    24/7/2021: Vila Nova 0x0 Cruzeiro - OBA
    1/11/2021: Cruzeiro 1x1 Vila Nova - Independência

    Série B
    1/7/2022: Cruzeiro 2x0 Vila Nova - Mineirão
    14/10/2022: Vila Nova 1x0 Cruzeiro - OBA

    Newsletter

    Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

    Notícias do Atlético

    Notícias do Goiás E. C.

    Notícias do Vila Nova

    Destaques do Impresso

    Podcast Giro 360

    Economia Goiana

    Edição de Domingo

    Crônicas da Semana

    IcEsporte

    Esporte

    Atacante revela mudança no sistema ofensivo do Atlético-GO: "Ser vertical"

    Marcelinho, atacante do Atlético-GO

    Marcelinho, atacante do Atlético-GO (Wesley Costa / O Popular)

    O atacante Marcelinho, de 22 anos, teve boa participação na estreia vitoriosa do Atlético-GO sobre o Athletic-MG, por 4 a 2, na 1ª rodada da Série B. O Dragão é o líder da competição pelos critérios de desempate. A vitória foi de virada e a equipe rubro-negra mostrou bom volume ofensivo.

    "Procuramos ser muito verticais. Foi (Atlético-GO) a primeira equipe que conseguiu marcar quatro gols (Série B). Nós treinamos muito, fomos verticais para não só ficar tocando a bola para o lado, mas para recuperar a bola e ir em direção ao gol bem rápido", explicou o jogador.

    Marcelino ressalta a verticalidade do time, a capacidade de fazer inversões de bola de um lado para outro, buscar o apoio dos laterais e usar as forças dos extremas que, no caso, são William Pottker e o próprio Marcelinho. Para ele, a filosofia do técnico Cláudio Tencati prioriza a marcação alta, a rapidez e a transição de bola no campo do adversário.

    Para Marcelinho, o Atlético-GO precisa manter esta pegada para buscar, também, os pontos fora de casa, no interior paulista: diante do Botafogo-SP, em Ribeirão Preto (SP), na noite do próximo domingo (13), e contra a Ferroviiária-SP, em Araraquara (SP), na quinta-feira (17) da Semana Santa.

    Para o jogador, a busca pelo acesso passa capacidade conquistar os pontos tanto dentro como fora de casa.

    Outro aspecto ressaltado pelo atacante é a força do elenco e as opções que são oferecidas à comissão técnica. "Não são os onze jogadores (titulares), mas os que estão aqui serão importantes. Eu não conseguirei jogar todos os jogos", ressaltou o jogador do Dragão, autor de dois gols nesta temporada.

    No ataque, o elenco tem nomes como Marcelinho, Caio Dantas, William Pottker, Sandro Lima, Robert, Raí e Federico Martínez.

    "O Atlético-GO é grande na Série B. Temos de procurar a vitória nos jogos em casa, mas também quando nosso time jogar fora de casa", afirmou o atacante.

    Newsletter

    Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

    Notícias do Atlético

    Notícias do Goiás E. C.

    Notícias do Vila Nova

    Destaques do Impresso

    Podcast Giro 360

    Economia Goiana

    Edição de Domingo

    Crônicas da Semana

    IcEsporte

    Esporte

    Após sorteio, veja quem são os adversários de Vila Nova e Aparecidense na Copa do Brasil

    Pela participação na 3ª fase, clubes goianos vão ganhar premiação de R$ 3.638.250,00 cada um

    Sorteio da 3ª fase da Copa do Brasil 2025

    Sorteio da 3ª fase da Copa do Brasil 2025 (Staff Images / CBF)

    Em sorteio realizado na tarde desta quarta-feira (9), Aparecidense e Vila Nova conheceram quem serão seus adversários na 3ª fase da Copa do Brasil. O Camaleão enfrentará o Fluminense, e o Tigre terá pela frente o Cruzeiro.

    Os dois times goianos jogam a ida como visitantes e decidem em casa na volta. As datas base são 30 de abril, para os jogos de ida, e 21 de maio, para os jogos de volta. Os mandos de campo também foram sorteados.

    🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

    No sorteio, os representantes do futebol goiano ficaram no pote 2 e precisariam obrigatoriamente enfrentar times do pote 1. A divisão dos potes foi definida pela colocação das equipes no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF.

    Aparecidense e Vila Nova vão receber cota de R$ 2.315.250,00 pela participação na 3ª fase. Se avançarem às oitavas de final, os clubes goianos vão ganhar premiação de R$ 3.638.250,00 cada um.

    O Camaleão já arrecadou R$ 1,830 milhão nas duas primeiras fases, em que eliminou Votuporanguense-SP e Cascavel-PR. O Tigre ganhou um pouco mais, ao despachar Inter de Limeira-SP e Rio Branco de Venda Nova-ES: R$ 2.921.625,00 nas fases anteriores.

    O Atlético-GO, que era o terceiro representante goiano na atual edição da Copa do Brasil, deixou para trás o ASA-AL na estreia, mas caiu na 2ª fase ao ser derrotado pelo Retrô-PE, nos pênaltis. O Dragão faturou o mesmo valor do Vila Nova nas duas primeiras fases.

    Confira todos os confrontos da 3ª fase da Copa do Brasil (clubes da direita decidem em casa):

    1. Operário-PR x Vasco
    2. Fluminense x Aparecidense
    3. Paysandu x Bahia
    4. Botafogo x Capital-DF
    5. Internacional x Maracanã-CE
    6. Retrô-PE x Fortaleza
    7. Brusque x Athletico-PR
    8. Ceará x Palmeiras
    9. Maringá-PR x Atlético-MG
    10. Botafogo-PB x Flamengo
    11. São Paulo x Náutico
    12. Cruzeiro x Vila Nova
    13. Santos x CRB
    14. Novorizontino x Corinthians
    15. Criciúma x Red Bull Bragantino
    16. CSA x Grêmio

    Newsletter

    Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

    Notícias do Atlético

    Notícias do Goiás E. C.

    Notícias do Vila Nova

    Destaques do Impresso

    Podcast Giro 360

    Economia Goiana

    Edição de Domingo

    Crônicas da Semana