Sem vencer há três rodadas na Série B, com dúvidas na definição do time titular e pressionado pela necessidade de reabilitação, o Atlético-GO terá de se reinventar fora de casa para superar o Amazonas-AM na tarde do próximo domingo (27), às 16h30, em Manaus, no Estádio Carlos Zamith. As duas equipes precisam da vitória no jogo válido pela 5ª rodada.
O time manauara está na faixa de rebaixamento (Z4) com um empate nos quatro jogos disputados. Por causa dos resultados ruins, o clube do Norte contratou o técnico Guilherme Alves (ex-Vila Nova) como substituto do demitido Eduardo Barros. O Atlético-GO soma 5 pontos e está no meio da tabela.
O time atleticano jogou apenas uma vez em Manaus e voltará a atuar na capital amazonense após 45 anos. A partida estava agendada para ser disputada na Arena da Amazônia à noite, mas foi transferida de local e de horário por causa do show da dupla goiana Jorge e Mateus naquela praça esportiva, no sábado (26). Por isso, houve a transferência para o Estádio Carlos Zamith (capacidade para 6,5 mil pessoas), onde o atual campeão do Amazonense terá de mandar a partida.
Na única vez em que disputou um jogo oficial em Manaus, o Atlético-GO empatou de 0 a 0 com o Nacional-AM, no Estádio Vivaldo Lima - que virou Arena da Amazônia para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014 - em confronto válido pela 1ª fase do Brasileirão de 1980. Os dois clubes estavam no Grupo D e jogaram no dia 2 de março de 1980. O Dragão se classificou à 2ª fase naquela temporada. Na região Norte, o time atleticano também enfrentou clubes do Pará e do Acre por torneios nacionais, como Copa do Brasil e séries C e D do Brasileiro.
No retorno a Manaus, o Atlético-GO precisa da vitória para dar uma resposta à sequência de três rodadas sem vencer na Série B. O Dragão empatou duas vezes de 1 a 1 - fora, com Botafogo-SP e, e em casa, diante do Cuiabá-MT - e foi derrotado por 2 a 0 pela Ferroviária, em Araraquara-SP. O único triunfo ocorreu na rodada inicial, em que bateu o Athletic-MG por 4 a 2.
O empate em casa com o Cuiabá-MT teve peso diferente, pois o adversário é um dos candidatos ao acesso à Série A e, também, pelo fato de o Atlético-GO reclamar a anulação do gol, que seria o da vitória, aos 42 minutos do segundo tempo - a arbitragem (com auxílio do VAR) apontou falta (pé alto) do uruguaio Federico Martínez.
As atuações anteriores não foram convincentes. O clube foi eliminado na semifinal do Goianão pelo Anápolis e pelo Retrô-PE na 2ª fase da Copa do Brasil. Como houve tempo para intensificar os treinos por três semanas até o início da Série B, criou-se a expectativa de um time competitivo e vencedor. Mas os resultados não são os esperados e há cobrança pelo triunfo sobre a Onça Pintada, que não faz campanha satisfatória e perdeu jogadores importantes, como o atacante Sassá.
O Atlético-GO tem três desfalques: os meias Léo Naldi (suspenso), Shaylon (contundido) e o atacante Caio Dantas (também lesionado). No treinamento de sexta-feira (25), o volante Rhaldney fez aquecimento e um trabalho com bola, em separado, mas não participou da atividade entre duas equipes. O clube informou que o jogador estava relacionado para a viagem, assim como o atacante William Pottker, poupado com dores musculares.
O técnico Cláudio Tencati testou formações diferentes. O zagueiro Matheus Felipe se recuperou de lesão no pé e deve voltar no lugar de Alix Vinícius. Tencati testou dois laterais na direita (Ruan Teixeira e Raí Ramos) e dois na esquerda (Guilherme Romão e Conrado).
No meio-campo, apareceram o chileno Ángelo Araos, o uruguaio Francisco Barrios, Kauan e Ariel como opções. No ataque, Marcelinho e Robert podem começar a partida, mas o treinador colocou o uruguaio Fede Martínez para atuar na formação titular. Se estiver recuperado, William Pottker é outra opção. A comissão técnica comanda a última atividade em Manaus, neste sábado (26).
O Amazonas é um clube emergente do futebol nacional. Jovem, foi fundado no dia 23 de maio de 2019, conquistou a Série C de 2023 (principal título), a 2ª Divisão do Campeonato Amazonense (2019) e duas vezes a elite local (2023 e 2025). Mas sem conseguir bons resultados na Série B, passa por reformulação no departamento de futebol.
O clube anunciou, nesta semana, as contratações do técnico Guilherme Alves e de Paulo César Gusmão (ex-técnico do Atlético-GO e do Itumbiara e ex-coordenador técnico do Vila Nova) como novo diretor de futebol. O time vem de três derrotas e um empate.
O elenco também passará por mudanças, com saída e chegada de jogadores. No grupo, há atletas conhecidos e que passaram pelo Dragão, como o goleiro Renan e o atacante Willian Barbio. O atacante Henrique Almeida e o volante Fernando Netto atuaram pelo Vila Nova e estão no plantel do Amazonas.
FICHA TÉCNICA
AMAZONAS-AM X ATLÉTICO-GO
Série B - Campeonato Brasileiro
5ª rodada
Local: Estádio Carlos Zamith (Manaus-AM)
Data: 27/4/2025 (Domingo)
Horário: 16h30 (de Brasília)
Onde assistir: Disney+ e ESPN
Amazonas-AM: Renan; Alyson, Wellington Nascimento, Fabiano e Fernando Netto; Larry Vásquez, Bruno Ramires e Rafael Tavares; Rodrigo Varanda, Henrique Almeida e Alex Sandro. Técnico: Guilherme Alves
Atlético-GO: Vladimir; Raí Ramos (Ruan Teixeira), Matheus Felipe, Pedro Henrique e Guilherme Romão; Luizão, Rhaldney (Kauan) e Ariel; Robert, Sandro Lima e Marcelinho. Técnico: Cláudio Tencati
Árbitro: Antônio Dib Moraes de Sousa/PI
Assistentes: Márcio Iglesias Araújo Silva/PI e Rogério de Oliveira Braga/PI
VAR: José Cláudio Rocha Filho