IcEsporte

Esporte

Veja fotos da mansão de R$ 28 milhões onde Neymar se recupera de cirurgia

Com megaestrutura em Mangaratiba, craque montou sala de fisioterapia no local, com equipamentos transportados da França

Vista aérea da mansão onde Neymar está se recuperando

Vista aérea da mansão onde Neymar está se recuperando (Reprodução Bossa Nova Sir / Sotheby's)

A pouco mais de cem dias da estreia do Brasil na Copa do Mundo na Rússia, o jogador mais caro da história do futebol terá uma mansão avaliada em R$ 28 milhões como seu "quartel-general" no início da recuperação da fratura no quinto metatarso do pé direito, lesão sofrida em 25 de fevereiro e que se tornou um empecilho na tentativa de Neymar de conduzir a seleção ao hexacampeonato.
Newsletter O POPULAR - Receba no seu e-mail informação de confiança

* preenchimento obrigatório

Nome *

Email *

Foi para essa mansão, localizada em Mangaratiba, no litoral fluminense e a 130 quilômetros do Rio, que Neymar seguiu neste domingo, após receber a alta hospitalar do Mater Dei, em Belo Horizonte, onde foi operado, em intervenção bem-sucedida, realizada no sábado por Rodrigo Lasmar, da seleção brasileira e do Atlético-MG, que cedeu outros dois médicos para a operação.

Embora tenha sofrido uma lesão assustadora nas quartas de final da Copa do Mundo de 2014 contra a Colômbia, quando fraturou duas vértebras, Neymar agora começa a se recuperar da contusão mais grave da sua carreira, ao menos em tempo de afastamento dos gramados, pois Lasmar, antes mesmo da operação, havia afirmado que ele ficaria entre dois meses e meio e três meses sem jogar.

A chegada à sua residência em Mangaratiba permite a Neymar iniciar a reabilitação com luxo, conforto, a proximidade dos amigos e familiares, além de privacidade e de uma boa estrutura. A casa, nas proximidades de Angra dos Reis, conta com heliponto, seis suítes, quadra de tênis, spa, sala de massagem e, o mais importante neste momento para ele, uma academia bem equipada.

Neste ambiente, ele contará com equipamentos tradicionais de fisioterapia, como botas compressivas, para redução do edema, martelo pneumático, usado para liberação do tecido miofascial, eletrosestimuladores e laser terapêutico. Neymar já possui esses aparelhos na França e eles foram transportados para utilização em Mangaratiba.

Lá, ele terá a companhia de Rafael Martini, seu fisioterapeuta e que recentemente também passou a fazer parte das comissões do Paris Saint-Germain e da seleção brasileira, assim como do preparador físico Ricardo Rosa, que também faz parte do seu estafe desde os tempos do Santos.

A participação de Martini foi destacada pelo clube parisiense no único boletim médico divulgado após a cirurgia de Neymar. "A reabilitação pós-operatória começará imediatamente com acompanhamento do fisioterapeuta do PSG", afirmou, em comunicado também assinado pelo jogador e a CBF.

Além da colocação do pino, foi realizado um enxerto ósseo em Neymar, o que levou a operação a durar 1 hora e 15 minutos, mais tempo do que o previsto. A ação é encarada por especialistas como uma precaução e pode até levar a um aumento no prazo de recuperação, mas eles destacam que isso não fugirá do período de três meses estipulado por Lasmar antes da operação.

Especialistas explicam que esse trabalho costuma fazer o corpo reagir mais rápido. "O enxerto ósseo é uma medida para ratificar a consolidação", explicou Ricardo Vidal, fisioterapeuta pós-graduado em fisioterapia ortopédica e esportiva pela UFMG e em futebol pela UFV, que tem experiência de 13 anos com jogadores de futebol, o que inclui ter trabalho com Lasmar no departamento médico do Atlético-MG.

A expectativa é para que Neymar consiga voltar a movimentar o tornozelo e os dedos do pé direito ainda nesta semana. E o trabalho inicial de Martini consistirá em evitar que Neymar perca a mobilidade no tornozelo direito. além de realizar trabalhos leves para evitar a ocorrência de problemas com a panturrilha e em outros músculos, sempre sem colocar o pé no chão, o que ele estará impedido de fazer por 15 dias.

Por isso, neste período, os trabalhos não deverão ter qualquer uso de peso, sendo focados no combate ao inchaço da cirurgia. Depois disso, quando o Brasil estiver entrando em campo para amistosos contra Rússia e Alemanha tendo Willian como provável substituto de Neymar, o jogador estará liberado para realizar exercícios com algum peso, como caminhadas, trabalhos de força e mobilidade na região lesionada.

No último sábado, Lasmar e o médico Gerard Saillant, representante enviado pelo PSG para acompanhar a cirurgia, deram um prazo de seis semanas para uma nova avaliação de Neymar, que deverá permanecer por todo esse tempo em Mangaratiba. E este período foi apresentado porque é o estimado para a consolidação da fratura. "A partir daí, ele vai realizar corridas, saltos e intensificará trabalhos de força para restabelecer a sua condição de jogador de futebol", detalhou Vidal.

Neste domingo, após a alta de Neymar, Lasmar deixou o hospital e seguiu para o estádio Independência, onde o Atlético disputou clássico com o Cruzeiro. Lá, ele retomou a rotina de médico do clube e não quis comentar sobre a lesão do atacante da seleção, dizendo que deseja se concentrar no seu trabalho cotidiano.

Porém, Lasmar vai se encontrar e examinar o jogador, algo que poderá ocorrer semanalmente, pois foi o responsável pela operação. Além disso, o Atlético-MG já ofereceu a sua estrutura para recuperar Neymar, ainda mais que Otaviano Oliveira e Felipe Kalil, outros médicos do clube, participaram da cirurgia.

E essa proximidade com o jogador torna viável essa possibilidade, que precisaria ter o aval do Paris Saint-Germain, ainda mais que o clube parisiense vem centralizando a divulgação de informações sobre a lesão e destacou a participação de Martini nos trabalhos de recuperação do jogador.

Como a previsão otimista é de que Neymar fique dois meses e meio sem atuar, o técnico Tite convocará a seleção para a Copa, na primeira quinzena de maio, ainda sem que o jogador do PSG tenha entrado em campo após a fratura no quinto metatarso do pé direito, sofrida em 25 de fevereiro. Além disso, há o risco de ele ainda não ter condições de atuar quando a seleção for se apresentar em Teresópolis, em 21 de maio.

Porém, quando Neymar estiver plenamente recuperado, não haverá qualquer tipo de sequela, sendo que a tendência é de que ele permaneça com o pino no seu pé direito e sem risco maior se sofrer lesões. Assim, as principais preocupações envolverão a falta de condicionamento físico e de ritmo de jogo.

Nesse caso, os amistosos do Brasil antes da Copa - a previsão é de três jogos, sendo um no Maracanã e outros dois na Europa, provavelmente diante de Croácia e Áustria - não serão importantes apenas para Tite consolidar o time que estreará diante da Suíça em 17 de junho. Eles serão fundamentais para Neymar atingir a forma física e técnica ideal, readquirindo a coordenação nos dribles e a velocidade, além de recuperar a confiança para brilhar na Rússia.
DATAS-CHAVE PARA NEYMAR, SELEÇÃO BRASILEIRA E PSG EM 2018:

25/02 - Neymar sofre fratura no quinto metatarso do pé direito
03/03 - Neymar é operado em Belo Horizonte
04/03 - Início da recuperação em Mangaratiba, sem colocar o pé no chão
06/03 - Real Madrid x PSG - Oitavas de final da Liga dos Campeões
12/03 - Convocação do Brasil para amistosos contra Alemanha e Rússia
18/03 - Liberação para trabalhos sem colocar o pé no chão
23/03 - Alemanha x Brasil - Amistoso
27/03 - Rússia x Brasil - Amistoso
31/03 - PSG x Monaco - Final da Copa da Liga Francesa
03/04 a 10/04 - Início dos trabalhos de recuperação muscular
14/04 - Data prevista para nova avaliação da condição de Neymar
15/04 - Em caso de evolução, Neymar é liberado para fazer treinos físicos sem restrições
1ª quinzena de maio - Convocação do Brasil para a Copa
08/05 - Final da Copa da França
18/05 - Data prevista para Neymar ter condições de jogo em previsão otimista - 2 meses e meio
19/05 - Caen x PSG - Última rodada do Francês
21/05 - Apresentação da seleção para a Copa em Teresópolis
26/05 - Final da Liga dos Campeões da Europa
27/05 - Amistoso da seleção, provavelmente no Maracanã
28/05 - Viagem da seleção para preparação em Londres
03/06 - Data prevista para Neymar ter condições de jogo em previsão pessimista - 3 meses
03/06 - Amistoso da seleção, provavelmente contra a Áustria
10/06 - Amistoso da seleção, provavelmente contra a Croácia
17/06 - Brasil x Suíça - Estreia na Copa
15/07 - Final da Copa do Mundo

(Reprodução Bossa Nova Sir / Sotheby's)

(Reprodução Bossa Nova Sir / Sotheby's)

(Reprodução Bossa Nova Sir / Sotheby's)

(Reprodução Bossa Nova Sir / Sotheby's)

(Reprodução Bossa Nova Sir / Sotheby's)

(Reprodução Bossa Nova Sir / Sotheby's)

(Reprodução Bossa Nova Sir / Sotheby's)

(Reprodução Bossa Nova Sir / Sotheby's)

(Reprodução Bossa Nova Sir / Sotheby's)

(Reprodução Bossa Nova Sir / Sotheby's)

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcAudioDescricao

Infomercial

ESPM Day: Tendências sobre marketing e negócios em pauta

Evento realizado na sede do Grupo Jaime Câmara, reuniu palestras, talks e oficinas com especialistas no assunto

A ESPM em parceria com o Grupo Jaime Câmara, promoveu mais um dia repleto de trocas de ideias, networking e muitas discussões sobre as tendências do mercado. O ESPM Day, realizado na última quarta-feira, 9, reuniu especialistas em comunicação para palestras, talks e oficinas, que abordaram temas como criatividade, varejo, negócios, inovação, ciências do consumo, luxo e agronegócio. "Esse evento tem como objetivo trazer a escola para perto do mercado e trazer o mercado para perto da escola", enfatizou Dalton Pastore, presidente da ESPM.

Para a diretora de negócios do Grupo Jaime Câmara, Cristiana Moreira, o compromisso do grupo é gerar oportunidades, conhecimento e conexões entre os participantes. "A nossa parceria vem crescendo. Buscamos trabalhar a educação para o desenvolvimento do mercado de comunicação e negócios". A diretora foi palestrante na oficina "Gestão com propósito: Desenhando Líderes de Sucesso", e falou sobre os desafios da liderança. "Muito mais do que colocar a pessoa certa no lugar certo, é pensar a gestão humanizada, com foco na evolução tecnológica. É preciso lidar com as diferentes gerações, a partir do conceito antifrágil, buscando aprender com os erros para assim, evoluir", ressaltou.

Experiência do consumidor em destaque
<br />

Um tema bastante discutido durante todo o dia entre os especialistas, foi a experiência do consumidor. Pedro Carneiro, diretor executivo da Stylus Propaganda, conversou com os participantes sobre a importância de analisar os dados para entregar valor. "Precisamos identificar a real necessidade do público, para então usar ferramentas que auxiliem nas estratégias de customer sucess". Já o professor da ESPM, Marcelo Pimenta, enfatizou que é necessário se diferenciar para ampliar as vendas. "A criatividade no trade marketing é o que encanta o consumidor, é o que faz ele ver a diferença e valor do produto ou serviço. É fundamental ser criativo e inovador na hora de se conectar com o cliente."

Ainda sobre esse assunto, a diretora acadêmica de pós-graduação lato sensu da ESPM, Frederike Mette, palestrou sobre as principais variáveis que influenciam o comportamento do consumo. "De fato devemos pensar nas variáveis emocionais, que ativam o lado intuitivo e impulsivo do cliente, e que são acionados por meio de gatilhos mentais utilizados pelas marcas, empresas e serviços". Artur Motta, professor da ESPM, complementa dizendo o quão necessário é enxergar os indivíduos como únicos, especialmente com as facilidades tecnológicas. "O varejo tem tido grandes transformações nos últimos anos. Ainda mais agora, com a inteligência artificial melhorando a eficiência operacional e a experiência do cliente. A característica forte das marcas deve ser a personalização", frisou.

Agro e luxo
<br />

Duas pautas bastante discutidas foram o agronegócio e o mercado de luxo, setores que têm demandado cada vez mais novas estratégias de marketing. Kelly Nakaura, professora da ESPM diretora de marketing, produtos e comunicação da CIBRA Fertilizantes, ministrou a palestra "Marketing Phygital no Agro e explicou o conceito: se trata de uma fusão muito fluida, dinâmica e interativa entre marketing digital e marketing tradicional. Para falar sobre "Marketing de luxo: tendências e estratégias", professor da ESPM e head de produtos da Mercedes-Benz Cars & Vans do Brasil, Evandro Bastos afirmou que esse é um segmento que vem crescendo muito, por isso é necessário estudá-lo. "Precisamos ter um olhar com mais detalhe, não só para os bens de consumo, mas para toda experiência", concluiu.
<br />

E não acabou por aí, os participantes tiveram ainda a oportunidade de ouvir os especialistas Jardel Couto, Co-founder da VCA, no talk "A Construção do Imponderável", falando sobre as novas tendências do mercado imobiliário; e Paulo Vitor Bispo, que é professor da ESPM e diretor de comunicação da Prefeitura de Salvador, no talk "Conectando Marca com Pessoas Através das Redes Sociais". Bispo finalizou o dia enfatizando o quanto as trocas sociais são indispensáveis para gerar conexões.

Inovação no ensino

Para condensar todos esses assuntos e continuar desenvolvendo profissionais cada vez mais criativos e inovadores, preparados para os desafios do mercado, a ESPM em parceria com o Grupo Jaime Câmara lança o novo curso Master em Comportamento e Ciências do Consumo; o curso de extensão voltado para o mercado de agro e para o mercado de luxo; além da terceira turma da pós-graduação em Marketing Estratégico, Branding e Mídias. Para mais informações, acesse: espm.br/goiania.

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcEsporte

Esporte

Perto da volta, Neymar participa de jogo-treino do Santos contra Água Santa

Camisa 10 deve estar à disposição do Peixe contra o Fluminense, domingo, no Maracanã

Neymar durante jogo-treino contra o Água Santa

Neymar durante jogo-treino contra o Água Santa (Raul Baretta/ Santos)

Neymar participou do jogo-treino desta quinta-feira (10) entre Santos e Água Santa no CT Rei Pelé e mostrou que está perto de voltar a jogar pelo Peixe após mais de um mês.

O astro esteve em campo no jogo-treino contra o Água Santa. Ele participou do momento onde a equipe estava com os reservas.

O camisa 10 teve um edema na coxa esquerda e depois passou por processo individualizado de reequilíbrio e fortalecimento muscular para evitar novas lesões.

Neymar deve estar à disposição do Peixe contra o Fluminense, domingo (13), no Maracanã. Ser titular ou não dependerá do desempenho nos próximos treinamentos.

O técnico Pedro Caixinha fez alguns testes nesse jogo-treino, como Gil e Luan Peres na dupla de defesa, João Schmidt e Diego Pituca no meio-campo e Thaciano e Rollheiser juntos no ataque.

Soteldo, com desconforto muscular na coxa, continuou o tratamento e não foi a campo.

Aderlan, recuperado de cirurgia no joelho, foi testado nesse jogo-treino e está perto de ficar à disposição.

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcEsporte

Esporte

Neymar é 'batizado' e faz primeiro treino completo no Santos após um mês

Camisa 10 está recuperado de um problema muscular na coxa esquerda e deve ser relacionado para o jogo contra o Fluminense

Neymar passou pelo corredor polonês antes do treino começar no CT Rei Pelé

Neymar passou pelo corredor polonês antes do treino começar no CT Rei Pelé (Raul Baretta/ Santos FC)

Neymar voltou a fazer um treino completo pelo Santos após um mês. O camisa 10 foi a campo e trabalhou normalmente com os companheiros na manhã desta terça-feira (8), no CT Rei Pelé. Ele estará à disposição diante do Fluminense, domingo, no Maracanã.

O astro passou por período de reequilíbrio e fortalecimento muscular após lesão na coxa esquerda. O Peixe vê o atleta 100% fisicamente agora. Ele sentiu o problema muscular no dia 6 de março.

Neymar passou pelo corredor polonês antes do treino começar. Foi uma espécie de comemoração pelo retorno do camisa 10.

A imprensa foi liberada para ficar no CT por cerca de 30 minutos e viu um Neymar desenvolto e aparentemente muito feliz com a recuperação. Ele fez embaixadinhas, tentou canetas e até dançou no aquecimento.

Ele fez o aquecimento, depois esteve no bobinho e passou para o treino de finalizações, onde teve a possibilidade de "testar" a coxa.

O circuito foi feito para as finalizações com a perna esquerda, onde houve a lesão de Neymar. Os jogadores trocavam passes até deixar o companheiro na cara do gol.

Neymar só finalizou com mais força quando o goleiro João Paulo falou: "Agora é à vera". Ele falou "pega lá, então" e acertou o travessão.

Na maior parte das finalizações, Neymar chutou com cautela, normalmente rasteiro. Ele teve bom aproveitamento e fez seu gol.

A imprensa saiu quando o técnico Pedro Caixinha preparava um coletivo em campo reduzido, com a participação de Neymar. Os titulares do empate com o Bahia deixaram o campo mais cedo.

Aderlan, recuperado de cirurgia no joelho, também fez normalmente o trabalho de finalizações e está perto de ficar à disposição.

Soteldo, de acordo com a assessoria de imprensa do Santos, fez um trabalho de recuperação na academia e, por isso, não foi a campo.

O treino também será parcialmente aberto para a imprensa na quarta e sexta-feira. A atividade de quinta será totalmente fechada.

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcCidade

Cidades

Cidade do RS inaugura complexo com Cristo maior que o do Rio de Janeiro; veja detalhes

A estatua é a grande aposta do município para retomar o turismo após as enchentes históricas que atingiram o estado há quase um ano

Novo Cristo Redentor, que agora, é o maior do Brasil

Novo Cristo Redentor, que agora, é o maior do Brasil (Reprodução/ g1 RS)

A cidade de Encantado, no interior do Rio Grande do Sul (a 145 km de Porto Alegre), inaugurou neste domingo (6) o complexo do Cristo Protetor.
🔔 Siga o canal do O POPULAR no WhatsApp

Grande aposta do município para retomar o turismo após as enchentes históricas que atingiram o estado há quase um ano, a estátua supera em altura o Cristo Redentor do Rio de Janeiro.

Encantado fica no Vale do Taquari, uma das regiões mais afetadas.

O monumento gaúcho passou a receber visitantes em maio de 2021, mas a estrutura completa foi finalizada só agora. A cerimônia de inauguração, feita durante um dia ensolarado no Vale do Taquari, terminou por volta das 13h.

Além do Cristo Protetor com 43,5 metros de altura total -5,5 metros a mais que o Cristo Redentor-, o complexo conta também com espaços como uma capela envidraçada em meio a mata, velário, fonte, mirante com vista para o centro de Encantado e lojas de souvenirs e alimentos.

A cerimônia deste domingo teve a presença do cardeal italiano Silvano Maria Tomasi, enviado do papa Francisco ao Rio Grande do Sul, do governador Eduardo Leite (PSDB) e outras lideranças políticas e da comunidade.

De acordo com a entidade, a estátua recebeu 322 mil visitantes de 60 países desde 2021.

O contingente equivale a cerca de 14 vezes a população de Encantado, projetada em 23,5 mil habitantes em 2024, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O complexo fica aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Os ingressos têm custo de R$ 30 para adultos e de R$ 15 para idosos (a partir de 60 anos). Crianças até 12 anos são isentas. Jovens a partir de 13 anos pagam o valor dos adultos.

O projeto é administrado por uma entidade sem fins lucrativos, a AACE (Associação Amigos de Cristo de Encantado), estabelecida em 2019. Conforme a organização, as obras foram realizadas a partir de recursos obtidos com doações, bilheteria e visitas guiadas.

O investimento no parque é estimado em R$ 25 milhões. A AACE diz que o complexo não teve aplicação de recursos públicos. Após a cerimônia deste domingo, Leite destacou a mobilização da comunidade de Encantado para a construção do complexo.

O monumento é lindo, o parque belíssimo, mas mais bonito ainda é lembrar a jornada que nos trouxe até aqui, de uma mobilização admirável de uma comunidade, sua fé, sua crença, movimentando tantas pessoas para erguer isso, diante dessa paisagem maravilhosa", disse o governador.

Segundo a AACE e a Prefeitura de Encantado, a área do monumento foi doada por antigos proprietários ao município. Posteriormente, a prefeitura concedeu o endereço para a construção do projeto.

Uma ligação de asfalto que dá acesso ao complexo, inaugurada em dezembro, contou com investimento do município e do governo estadual.

Uma das características da estátua é um coração envidraçado na altura do peito do Cristo, cujo acesso ainda não está liberado a visitantes.

Outro destaque fica na capela do complexo. O local abriga um fragmento de uma das mãos da estátua que foi levado ao Vaticano para bênção do papa Francisco.

Você se interessou por essa matéria?

Acessar conta

É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

Criar conta gratuita

É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

Assine O Popular digital

R$ 9,90 Mensais

Desconto para assinatura digital no primeiro mês

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana