IcCidade

Cidades

Vacinação contra a dengue está menor que o esperado em Goiânia

Cenário contrasta com aumento de casos e mortes. Situação é semelhante no restante do estado. SMS articula vacinação nas escolas para público de 10 a 14 anos

Vacina contra a dengue tem segurança e eficácia, diz Secretaria (Diomício Gomes)

Vacina contra a dengue tem segurança e eficácia, diz Secretaria (Diomício Gomes)

A adesão à vacinação contra a dengue tem ficado abaixo do esperado em Goiânia, situação que se repete no restante de Goiás. Ao mesmo tempo, o estado experimenta uma explosão de casos da doença em 2024. Já são 44 óbitos confirmados e 95,9 mil registros notificados, número 209% superior ao mesmo período do ano passado. Na avaliação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), pais podem estar com medo de aplicar o imunizante nos filhos. Entretanto, a vacina tem eficácia e segurança comprovadas cientificamente. A pasta estuda levar o serviço para as escolas do município.

A vacinação contra a dengue teve início há 20 dias, em 15 de fevereiro. Inicialmente, o imunizante foi liberado apenas para crianças com 10 e 11 anos. A capital recebeu 34,2 mil doses destinadas a esse público. Para esta faixa etária só 7,4 mil (21,8%) foram aplicadas.

Segundo a gerente de Vigilância de Doenças e Agravos Transmissíveis da SMS, Marília de Castro, a adesão está abaixo do esperado. "Aquém da nossa expectativa", conta. No total, de acordo com dados atualizados até esta terça-feira (5), Goiânia já administrou 9,8 mil doses de vacina contra a dengue em crianças e adolescentes com idade de 10 a 14 anos.

Marília conta que a experiência tem se assemelhado à da vacinação contra a Covid-19, que até hoje apresenta uma cobertura abaixo do preconizado entre as crianças, especialmente as com menos de quatro anos. "O que parece é que as pessoas ficam esperando as outras irem se vacinar para depois irem, com medo de alguma reação ou algo do tipo. Vejo um movimento que é um reflexo do que já vivenciamos", conta.

Entretanto, a QDenga, vacina japonesa contra a dengue, tem eficácia e segurança comprovadas cientificamente, inclusive tem a administração liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "Passou por todos os estudos exigidos e tem eficácia contra os quatro tipos de dengue", destaca Marília.

A gerente aponta que além da vigilância epidemiológica, que acompanha o avanço dos casos de dengue, a SMS também faz a monitoramento dos eventos supostamente relacionados à vacinação. "Não temos nenhum registro além de reações como febre e dor no corpo. Não tivemos nenhum óbito por conta da vacinação. Já por conta da doença, sim", ressalta. A capital possui um óbito por dengue confirmado e outros sete em investigação.

Atualmente, o imunizante contra a dengue está disponível em todas as salas de vacinação da capital durante a semana. O esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de três meses. "Lembrando que caso a criança ou adolescente tenha tido dengue, só poderá se vacinar seis meses após a infecção", detalha.

Aos sábados e domingos, é possível se vacinar em quatro unidades: Centro Municipal de Vacinação (CMV), no Setor Pedro Ludovico, e nos Centros Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams) Jardim América, Novo Horizonte e Urias Magalhães. A Prefeitura também oferece a vacina durante os mutirões promovidos pela administração municipal, como foi o caso da região Norte, no fim de fevereiro. "Acredito que ajudou a elevarmos a quantidade de imunizados", pondera Marília.

A gerente pontua que a SMS tem feito uma articulação junto a Secretaria Municipal de Educação (SME) para levar a vacinação para dentro das escolas da rede municipal. Segundo ela, está sendo realizado um diálogo com diretores e professores para que eles possam sensibilizar os pais dos estudantes sobre a importância da vacinação. "Assim, a adesão é maior", frisa Marília.

Estado

Em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (5), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, informou que o governo federal estuda a logística para incluir adolescentes com idades de 12 a 14 anos no plano nacional de vacinação. A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) já se antecipou em relação ao assunto. Na última quinta-feira (29), o secretário estadual de Saúde, Rasível dos Santos, anunciou que a vacinação contra a dengue em Goiás passaria a abranger crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Na ocasião, Santos frisou a baixa procura pelo imunizante em Goiás.

De acordo com a SES-GO, até o momento, foram recebidas 158,5 mil doses de vacina contra a dengue direcionadas para a primeira dose, sendo que 37,8 mil foram aplicadas em crianças e adolescentes com idade de 10 a 14 anos. Isso significa que foram alcançadas 9,4% das 398,9 mil pessoas nessa faixa etária que moram nos 134 municípios goianos considerados elegíveis pelo Ministério da Saúde. Quando consideradas as 475,6 mil crianças e adolescentes em todo o estado nessa faixa etária, o alcance cai para 7,9%.

Em nota, a secretaria informou que "vem orientando aos municípios para utilizarem estratégias na busca das crianças não vacinadas como a aplicação nas escolas, busca ativa, entre outras." A meta de imunização recomendada pelo Ministério da Saúde é de 90%.

()

()

Você se interessou por essa matéria?

Acessar conta

É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

Criar conta gratuita

É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

Assine O Popular digital

R$ 9,90 Mensais

Desconto para assinatura digital no primeiro mês

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcCidade

Cidades

Idosa morre após misturar produtos de limpeza para lavar banheiro, diz PC

Deusenice de Souza, de 63 anos, utilizou cloro e um produto usado para a limpeza pesada de veículos, conforme a ocorrência

Deusineide de Sousa, de 63 anos, morreu após inalar produtos de limpeza, em Goiânia (Reprodução/TV Anhanguera)

Deusineide de Sousa, de 63 anos, morreu após inalar produtos de limpeza, em Goiânia (Reprodução/TV Anhanguera)

Deusineide de Sousa, de 63 anos, morreu após misturar produtos de limpeza para lavar o banheiro de casa, no Conjunto Vera Cruz, em Goiânia. Conforme consta no Boletim de Ocorrência, a idosa utilizou cloro e intercap, um detergente ácido usado para a limpeza pesada de veículos.

🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

O caso aconteceu na tarde da última sexta-feira (18), na casa onde a vítima morava na Rua Padre Eliezer. Conforme o relato do marido na ocorrência, Deusineide jogou a mistura no banheiro, que logo passou a emitir um cheiro forte. Ao inalar os gases expelidos pelos produtos, a idosa que sofria de bronquite começou a passar mal e se deitou no sofá.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou ao POPULAR que quando a equipe chegou no local, a mulher já estava morta.

Intercap comprado de um vendedor ambulante (embalagem branca), e cloro (embalagem verde), ambos usados pela idosa, segundo o marido (Reprodução/TV Anhanguera)

Intercap comprado de um vendedor ambulante (embalagem branca), e cloro (embalagem verde), ambos usados pela idosa, segundo o marido (Reprodução/TV Anhanguera)

O marido da idosa, Josemar Carlos da Silva, de 62, contou com exclusividade à TV Anhanguera que a esposa havia jogado os produtos no banheiro e deixado eles reagirem por um tempo. Contudo, logo que ela entrou no local, passou a tossir e pedir por ajuda.

Estava um cheiro muito forte. Por pouco eu não fui embora também. Eu senti mal. Faltou pouco para ela morrer dentro do banheiro. Ela ficava só tossindo", lembrou o idoso.

Segundo Josemar, o intercap foi comprado por um vendedor ambulante que passou na rua em um caminhão. Ele disse que foi a primeira vez que a mulher usou esse produto.

O corpo dela foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), que fica responsável pelas devidas providências. O caso é registrado como morte acidental. A Polícia Científica analisa a causa da morte.

Você se interessou por essa matéria?

Acessar conta

É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

Criar conta gratuita

É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

Assine O Popular digital

R$ 9,90 Mensais

Desconto para assinatura digital no primeiro mês

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcMagazine

Magazine

Suspeitos de invadirem apartamento da mãe de Maiara e Maraísa foram confundidos com moradores, diz PM

Almira Henrique Pereira estava na missa quando o apartamento foi invadido. Invasores furtaram objetos de valor do imóvel localizado em Goiânia

Almira Henrique Pereira e as filhas Maiara e Maraisa

Almira Henrique Pereira e as filhas Maiara e Maraisa (Reprodução/Rede social)

Os dois suspeitos de invadirem o apartamento de Almira Henrique Pereira, mãe da dupla Maiara e Maraisa, foram confundidos com moradores, segundo o relato da Polícia Militar que O POPULAR teve acesso. Segundo a assessoria das cantoras, os invasores furtaram objetos de valor do imóvel localizado em Goiânia.

🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

Por não terem os nomes divulgados, O POPULAR não conseguiu localizar as defesas dos suspeitos para que se posicionassem até a última atualização desta reportagem.

O POPULAR entrou em contato com a administração do prédio, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Entenda o caso

O caso aconteceu no sábado (19). Almira estava na missa quando o apartamento dela foi invadido. Ao retornar, ela encontrou a porta arrombada e todos os cômodos revirados, com alguns móveis e utensílios quebrados.

Ao perceber que o apartamento havia sido arrombado, Almira optou por não entrar para preservar a cena para a perícia. De acordo com a assessoria, não havia ninguém no apartamento no momento do crime e Almira ficou abalada, mas está bem. Ela preferiu não contar imediatamente para as filhas, que estavam trabalhando, para não assustá-las.

Ao POPULAR, a Polícia Civil informou que o caso é investigado pela Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC) e segue sob sigilo.

Colaborou Tatiane Barbosa

Você se interessou por essa matéria?

Acessar conta

É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

Criar conta gratuita

É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

Assine O Popular digital

R$ 9,90 Mensais

Desconto para assinatura digital no primeiro mês

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcOpiniao

Opinião

Carta dos Leitores

Cartas dos Leitores

Cartas dos Leitores

Legado de Francisco

É inegável que o argentino Jorge Mário Bergoglio, o papa Francisco, que morreu aos 88 anos, foi sim diferenciado, e nos deixou um grande e inesquecível legado. De amor ao próximo e tolerância. Lutou contra conflitos na Ucrânia e Palestina, de grande visão ecológica, defensor dos animais, pregou o carinho, o respeito, o perdão e a caridade.

Foi o papa do ineditismo, já que foi o primeiro papa não Europeu em 1.300 anos, o primeiro latino-americano e o primeiro no conclave, após uma grande crise no Vaticano e na Igreja Católica. Ao longo do seu tempo de papado, 12 anos, 1 mês e uma semana, não foi um papa de pompa e luxo, foi um papa de simplicidade, que trocou carros de luxo por ônibus e carros populares, que lavou os pés de cidadãos comuns pobres, e de dialogar com representantes do Islamismo.

Ele foi o papa dos pobres, ousou abençoar casais homoafetivos, uma atitude tão nobre, mas que contrariou seu conclave. Quebrou um século de exclusão, e deixou sementes de humildade plantadas por todo mundo. Apesar de ter problemas respiratórios, morreu vítima de uma AVC - Acidente Vascular Cerebral.

Passou 7 dias no Brasil, além do Rio de Janeiro, esteve também no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte, interior de São Paulo, e encantou todos nós pelo seu carisma, alto astral e bom humor. Agora o papa descansou. Ele estava sofrendo muito, não respirar normalmente é uma grande agonia. Descanse em paz.

Márcio Manoel Ferreira Jardim Novo Mundo - Goiânia

Áreas públicas

Ao percorrer a pista de caminhada do Morro do Serrinha, que por sinal, já tem muitos frequentadores, observei que permanece lá uma placa indicativa de que a área é um bem público e que pertence ao Governo do Estado. Logo abaixo, no reservatório de água, consta uma placa que indica que é uma área pública, pertencente a Saneago.

Transparência e satisfação à população. Fica aqui uma sugestão aos órgãos responsáveis. Por que não estender esta obrigatoriedade a todas as áreas públicas destinadas a praças, parques e bens de serviço? O mínimo que a justiça poderia exigir dos nossos governantes.

Cada um dos eleitos se acha no direito vender nosso patrimônio sem dar satisfação ou consulta a população. Que tal começar com a área à Rua Onze de Dezembro, Setor serrinha, há anos abandonada, e hoje ocupada com dois grandes containers?

Rosângela Roriz Rizzo Lousa Setor Bueno - Goiânia

Você se interessou por essa matéria?

Acessar conta

É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

Criar conta gratuita

É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

Assine O Popular digital

R$ 9,90 Mensais

Desconto para assinatura digital no primeiro mês

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcMagazine

Magazine

Mãe das cantoras Maiara e Maraisa tem apartamento invadido por criminosos em Goiânia, diz assessoria

Almira Henrique Pereira ainda não retornou ao local, que passa por reparos. A polícia não informou se algum suspeito foi identificado

Maiara, a mãe Almira Henrique, e a irmã Maraisa

Maiara, a mãe Almira Henrique, e a irmã Maraisa (Reprodução/Redes sociais)

O apartamento de Almira Henrique Pereira, mãe da dupla Maiara e Maraisa, foi invadido por criminosos, em Goiânia, segundo a assessoria das cantoras. A vítima estava na missa quando aconteceu o crime.

🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

O caso ocorreu entre 18h e 21h do último sábado (19). Conforme a assessoria, quando a mãe das artistas retornou ao apartamento, no domingo de Páscoa (20), encontrou a porta arrombada e todos os cômodos revirados, com alguns móveis e utensílios quebrados. Os invasores furtaram objetos pequenos e de valor, de acordo com a nota.

Segundo a assessoria, Almira ficou abalada com a situação, mas está bem. Inicialmente, ela não avisou as filhas.

Elas estavam trabalhando e como estava tudo bem comigo, não quis assustar", disse Almira por meio da nota.

Até a tarde desta segunda-feira (21), a vítima não voltou ao apartamento, pois o local precisará de reparos. Nas redes sociais, as cantoras não fizeram menção sobre o caso.

A Polícia Militar foi acionada e esteve no local para iniciar as buscas pelos criminosos. O POPULAR entrou em contato com a corporação para saber se algum suspeito foi identificado ou preso, mas não teve retorno. A Polícia Civil investiga o caso.

Você se interessou por essa matéria?

Acessar conta

É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

Criar conta gratuita

É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

Assine O Popular digital

R$ 9,90 Mensais

Desconto para assinatura digital no primeiro mês

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana