IcEsporte

Esporte

Conselheiros afastam José Carlos Peres da presidência do Santos

Peres foi afastado por irregularidades nas contas do clube em 2019

José Carlos Peres, presidente do Santos afastado

José Carlos Peres, presidente do Santos afastado (Ivan Storti/Santos FC)

José Carlos Peres foi afastado da presidência do Santos na noite desta segunda-feira. Em reunião virtual do conselho deliberativo do clube, foi aprovado relatório da comissão de inquérito e sindicância do clube que recomendava a saída do presidente e de todo o comitê gestor.

A exceção é o vice-presidente Orlando Rollo, que assume o comando da agremiação. O entendimento da comissão é que ele, licenciado da gestão desde 2018, não teve participação na administração.

Peres foi afastado por irregularidades nas contas do clube em 2019. O resultado financeiro já havia sido reprovado pelo conselho deliberativo e pela comissão fiscal.

comissão fiscal apontou irregularidades nas demonstrações financeiras referentes ao ano passado, como pagamento de comissões não devidas nas transferências de jogadores, uso do cartão corporativo do clube para compras pessoais e diferenças entre orçamento e gastos efetivos.

No total, 161 conselheiros aprovaram do parecer da comissão de inquérito e que recomendava o afastamento de Peres. Seis foram contra e nove votaram em branco.

A partir desta terça (29), o presidente do conselho deliberativo, Marcelo Teixeira, terá 60 dias para marcar uma assembleia de sócios para votar pela aprovação ou não do impeachment. Se isso não acontecer ao final deste prazo, Peres voltaria ao cargo, mas por pouco tempo. A eleição presidencial no Santos deve acontecer no início de dezembro, embora ainda não tenha sido definida uma data. Ele não é candidato à reeleição.

É a segunda vez que o presidente é afastado em votação do conselho deliberativo. Em setembro de 2018 a assembleia de sócios rechaçou o impeachment e Peres voltou ao cargo.

Dos presidentes que o Santos teve nesta década antes de Peres, dois foram expulsos do quadro associativo por supostas irregularidades na presidência (Odílio Rodrigues Filho e Modesto Roma Filho) e um renunciou ao cargo (Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro).

Você se interessou por essa matéria?

Acessar conta

É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

Criar conta gratuita

É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

Assine O Popular digital

R$ 9,90 Mensais

Desconto para assinatura digital no primeiro mês

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcEsporte

Esporte

Santos vê Neymar quase pronto e não se preocupa com vida agitada fora do CT

Peixe entende que a vida agitada fora do CT não tem impacto direto na recuperação

Neymar durante treino no CT Rei Pelé em março

Neymar durante treino no CT Rei Pelé em março (Raul Baretta/ Santos FC)

O Santos adota cautela máxima e só vai utilizar Neymar quando o astro estiver "200%". Enquanto espera o retorno do jogador aos gramados, o clube não vê problemas na agenda de compromissos do craque.

O Santos não se preocupa com o extracampo de Neymar. Todos no clube dizem que o meia-atacante não tem qualquer ato de indisciplina.

O Peixe entende que a vida agitada fora do CT não tem impacto direto na recuperação. Neymar não deixa de fazer as sessões de treino e tem deslocamentos curtos, muitas vezes de helicóptero.

Esse dia a dia ativo de Neymar é de certa forma positivo para o Santos, que ganha um percentual de contratos em comum, como ocorreu nos casos da Viva Sorte e Loovi.

O Santos sabia que trazer Neymar envolveria uma rotina diferente, com muitos compromissos fora do CT Rei Pelé e necessidade de maior segurança, por exemplo.

"Não temos um 'A' para falar dele. Ele não deixa de cumprir com nenhum pedido ou exigência do Santos", disse uma fonte da diretoria à reportagem.

RECUPERAÇÃO
O Santos decidiu não acelerar a recuperação de Neymar após a "pressa" para escalar o craque no Campeonato Paulista.

O Peixe, internamente, admite que poderia ter evitado a sequência de sete jogos de Neymar no Estadual logo após a inatividade de mais de um ano pela cirurgia no joelho.

Neymar estava animado para jogar, o Santos precisava de vitórias, e a decisão foi deixar o camisa 10 atuar, talvez sem o cuidado necessário naquele momento.

O resultado foi uma lesão leve na coxa esquerda. O problema o tirou da semifinal do Campeonato Paulista contra o Corinthians, da Data Fifa pela seleção brasileira e da estreia no Campeonato Brasileiro contra o Vasco.

Neymar só deve jogar diante do Fluminense, dia 13, no Maracanã. A tendência é que seja novamente desfalque contra o Bahia neste domingo.

O que impede Neymar de atuar não é mais a lesão na coxa, mas um processo individual de prevenção. Ele faz treinos de fortalecimento e de reequilíbrio muscular.

Neymar sentiu demais as quartas de final contra o Red Bull Bragantino e os treinos mais fortes antes da semi contra o Corinthians. O dia a dia de decisões causou dores musculares e o edema na coxa no dia 6 de março.

O Santos entende que essas "sequelas" são normais. O jogador fica mais suscetível a lesões musculares após problemas ligamentares.

Com três semanas entre a participação no Paulista e o Brasileiro, clube e Neymar decidiram adotar a precaução que poderia ter sido adotada na chegada. O astro só atuará quando estiver "200%", ouviu a reportagem.

Com contrato apenas até 30 de junho, qualquer lesão agora seria decisiva. O Santos crê na renovação do vínculo, mas quer evitar o risco de perder o craque por mais tempo.

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcEsporte

Esporte

Só não teve futebol: Neymar tem mês agitado sem entrar em campo no Santos

Camisa 10 jogou pela última vez em 2 de março, nas quartas de final do Paulista

Neymar tem acompanhado os jogos do seu time, Furia, na Kings League Brazil

Neymar tem acompanhado os jogos do seu time, Furia, na Kings League Brazil (Reprodução / Cazé TV)

Neymar caminha para completar um mês sem entrar em campo pelo Santos. Neste período, o craque se viu no meio de polêmicas extracampo e também esteve ativamente envolvido com a Furia na Kings League Brasil.

O camisa 10 do Peixe jogou pela última vez em 2 de março, nas quartas de final do Paulista. Ele foi titular contra o Bragantino, marcou o primeiro gol da vitória por 2 a 0 e atuou por cerca de 76 minutos, mas foi substituído com dores na coxa esquerda. Na época, ainda não se sabia a gravidade da lesão.

Antes da semi, Neymar curtiu a folga de Carnaval dando uma passada na Sapucaí. O craque foi liberado com o resto do elenco e e esteve na segunda noite de desfiles no Rio de Janeiro no último dia 3, acompanhado de amigos e de outros jogadores. Foram cerca de 6h de folia.

Uma semana depois, ele assistiu à eliminação para o Corinthians sem sair do banco de reservas. O astro de 33 anos voltou a sentir o desconforto físico durante a semana e não tinha condições de jogo, de acordo com o clube, mas foi relacionado mesmo assim como "estratégia" para fazer mistério ao adversário. Por não ter participado da semi, sua ida ao Carnaval foi lembrada e questionada.

Neymar foi cortado da convocação da seleção, vem desfalcando o Santos desde então e ainda não se recuperou totalmente. Fora dos compromissos do Brasil contra Colômbia e Argentina, ele também não atuou no amistoso contra o Coritiba, no dia 16, nem na estreia do Brasileiro, contra o Vasco, no último final de semana. O craque também é dúvida para o próximo compromisso do Peixe, no próximo domingo, 6, contra o Bahia, na Vila.

SOBROU POLÊMICA EXTRACAMPO
Fora dos gramados, o jogador se viu no meio da polêmica de uma festa privada no interior de São Paulo. Seu helicóptero particular foi flagrado em uma social em chácara em Araçoiaba da Serra, no último dia 10. Além disso, uma mulher identificada como Any Awuada afirmou que se relacionou sexualmente com ele no evento. Neymar está em um relacionamento com Bruna Biancardi e preferiu ignorar o assunto, enquanto seu estafe negou a participação dele.

Neymar também participou ativamente de compromissos da Furia na Kings League Brasil, campeonato alternativo de futebol de 7. Ele é um dos presidentes do time, treinou pênaltis antes da estreia e foi a grande atração na arquibancada para os dois jogos disputados no torneio.

O atleta prestigiou o evento enquanto nem sequer esteve com o elenco santista em São Januário. Com apoio de Neymar, a Furia jogou no último sábado e nesta segunda-feira (31), vencendo ambas as partidas. Desfalcado do craque, o Peixe foi derrotado pelo Vasco por 2 a 1, de virada, no domingo.

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcEsporte

Esporte

Veja agenda de Neymar até o fim do contrato atual com Santos

O vínculo do atacante com o Peixe é válido até o dia 30 de junho de 2025

Neymar retornou ao Santos após 12 anos

Neymar retornou ao Santos após 12 anos (Raul Baretta/ Santos FC.)

Neymar assinou com o Santos até 30 de junho de 2025. Até lá, a menos que não estenda o contrato, o atacante de 33 anos tem mais 14 jogos para defender o Peixe ---além de outros quatro possíveis pela seleção brasileira.

Pelo Santos, Neymar disputa o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. São 12 jogos possíveis pelo Brasileirão, da 1ª até a 12ª rodada, marcada para 11 ou 12 de junho, e outras duas partidas pela terceira fase do torneio de mata-mata, nas semanas dos dias 30 de abril (ida) e 21 de maio (volta). O adversário ainda será definido.

Neymar ainda pode jogar outras quatro partidas pela seleção brasileira, dependendo da recuperação de sua lesão. Caso esteja liberado, ele será utilizado por Dorival Júnior nos jogos das eliminatórias contra Colômbia, dia 20 de março, no Mané Garrincha, e Argentina, dia 25, no Monumental de Núñez. Ainda há outra Data Fifa antes do fim de seu contrato com o Peixe, marcada para entre os dias 2 e 10 de junho. Neste período, o Brasil encara Equador (fora) e Paraguai (casa).

Eliminado do Paulistão, o Santos agora só volta a jogar no dia 30 de março, um domingo, quando visita o Vasco em São Januário, às 18h30 (de Brasília), na estreia do Brasileirão. Neymar tem incômodo na coxa esquerda e se recupera de lesão.

Neymar ainda está com o futuro indefinido. A imprensa internacional aponta o Barcelona como possível destino do astro brasileiro na metade do ano. O Santos, por sua vez, confia na renovação de contrato.

Caso não renove com o Santos, Neymar se despedirá do time da Vila Belmiro fora de casa, em jogo contra o Fortaleza, pela 12ª rodada do Brasileirão, dia 11 ou 12 de junho. Vale lembrar que o campeonato nacional de pontos corridos faz pausa de um mês, entre 12 de junho e 12 de julho, para a disputa do Super Mundial de Clubes.

A (PROVÁVEL) AGENDA DE JOGOS DE NEYMAR ATÉ 30 DE JUNHO
20/03 - Brasil x Colômbia (Eliminatórias)
25/03 - Argentina x Brasil (Eliminatórias)
30/03 - Vasco x Santos (Brasileiro)
05, 06 ou 07/04 - Santos x Bahia (Brasileiro)
12, 13 ou 14/04 - Fluminense x Santos (Brasileiro)
16 ou 17/04 - Santos x Atlético-MG (Brasileiro)
19, 20 ou 21/04 - São Paulo x Santos (Brasileiro)
26, 27 ou 28/04 - Santos x Red Bull Bragantino (Brasileiro)
29 ou 30/04 ou 01/05 - Santos x adversário não definido (ida da 3ª fase da Copa do Brasil)
03, 04 ou 05/05 - Grêmio x Santos (Brasileiro)
10, 11 ou 12/05 - Santos x Ceará (Brasileiro)
17, 18 ou 19/05 - Corinthians x Santos (Brasileiro)
20, 21 ou 22/05 - Santos x adversário não definido (volta da 3ª fase da Copa do Brasil)
24, 25 ou 26/05 - Vitória x Santos (Brasileiro)
30/05, 01 ou 02/06 - Santos x Botafogo (Brasileiro)
05/06 - Equador x Brasil (Eliminatórias)
10/06 - Brasil x Paraguai (Eliminatórias)
11 ou 12/06 - Fortaleza x Santos (Brasileiro)

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcEsporte

Esporte

Ausência na semifinal do Paulista pressiona Neymar em retorno à seleção

O Santos foi eliminado pelo Corinthians, na noite do último domingo (9)

Neymar não disputou a semifinal do Paulistão

Neymar não disputou a semifinal do Paulistão (Raul Baretta / Santos FC)

A polêmica ausência de Neymar na semifinal do Campeonato Paulista entre Santos e Corinthians colocou sobre o craque uma pressão ainda maior às vésperas de seu retorno à seleção brasileira.

Convocado por Dorival Júnior para os duelos contra Colômbia e Argentina, respectivamente, nos dias 20 e 25 de março, o camisa 10 ficou fora do clássico por causa de dores na parte posterior da coxa esquerda.

No último dia 2, na partida pelas quartas de final contra o Red Bull Bragantino, ele havia saído de campo com um edema no local. Embora não seja considerado um problema grave, a comissão técnica do Santos entendeu que poderia se agravar caso ele tivesse atuado diante do Corinthians.

"Fizemos um teste pela manhã [quinta-feira, dia 6] e eu acabei sentindo novamente. Infelizmente faz parte do futebol. Não deu hoje, mas voltaremos ainda mais forte para lutar por nossos objetivos", justificou o atleta em uma publicação nas redes sociais.

O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, também saiu em sua defesa. "Se ele tivesse a mínima condição, estaria em campo. Ele teve treino, trabalho como todos. Houve uma preocupação da comissão técnica", disse o dirigente ao "Domingo Esportivo", da Santa Cecília TV.

Após constatar o desconforto, Neymar foi para o Rio de Janeiro, onde passou um período de folga ao qual o elenco santista teve direito. Ele foi visto na Sapucaí, onde curtiu o Carnaval ao lado de Bruna Biancardi.

Até a data da apresentação dos jogadores convocados por Dorival, o camisa 10 terá sete dias para se livrar do incômodo. O grupo se reúne no próximo dia 17, em Brasília, palco do confronto com a Colômbia.

O Brasil figura atualmente apenas na quinta colocação das Eliminatórias, com 18 pontos, logo atrás dos colombianos, que somam 19 --a Argentina lidera com 25. Os seis primeiros colocados garantem vaga na Copa do Mundo de 2026. O sétimo ainda terá a chance de disputar uma repescagem.

O atacante foi a principal novidade na última lista da seleção brasileira, marcando seu retorno após mais de 500 dias desde que lesionou gravemente o joelho em partida contra o Uruguai, em outubro de 2023, que o deixou mais de um ano sem jogar.

No período sem Neymar em campo, a seleção brasileira fez 16 partidas e acumulou três derrotas, sete empates e seis vitórias, com um aproveitamento de 52%.

Nos últimos 16 jogos com a presença do craque até a lesão contra o Uruguai, foram doze vitórias, três empates e apenas uma derrota, com aproveitamento de 81,25% e a eliminação nas quartas da Copa do Mundo para a Croácia nos pênaltis.

Distante da seleção, Neymar também teve abreviada sua passagem pela Arábia Saudita por causa dos problemas físicas. Ele quase não jogou pelo Al Hilal antes de se desligar do clube e retornar ao Brasil, para atuar pelo time que o revelou.

Nas primeiras semanas, ele vivia uma lua de mel com a torcida santista e gerava expectativa por sua volta à seleção. Em sete partidas no Estadual, ele marcou três gols --um deles olímpico-- e deu três assistências. Até sua chegada, parecia incerta a classificação do Santos para o mata-mata do torneio.

A ausência dele diante do Corinthians, porém, deixou muitos santistas irritados, sobretudo pela formar como a equipe conduziu o anúncio do desfalco, deixando para informar a torcida apenas a uma hora do início da semifinal. O nome do atleta foi o mais comentado do X no horário do jogo e ao longo de parte da madrugada de segunda-feira (10).

Agora, ele só voltará a defender o Santos no fim de março, na partida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. De volta à Série A após disputar a Segunda Divisão em 2024, o clube da Vila Belmiro vai encarar o Vasco, no dia 30, em São Januário.

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana