IcCidade

Cidades

Grávida internada com Covid-19 em Goiânia morre antes de conhecer a filha

A criança nasceu um dia após a mãe dar entrada no hospital. O bebê, segundo o pai, está bem e recuperado da doença. A mãe faleceu no sábado (25)

Grávida internada com Covid-19 em Goiânia morre antes de conhecer a filha

(Reprodução/TV Anhanguera)

Na noite de sábado (25), Patrícia Beatriz Albuquerque, de 38 anos, foi mais uma vítima da Covid-19. Ela estava internada em Goiânia e não chegou a conhecer a filha, que nasceu enquanto ela estava no hospital.

Segundo informações do G1 Goiás, Patrícia foi internada em Colíder, no Mato Grosso, em 22 de junho, quando estava grávida, com o diagnóstico de coronavírus. A filha, Ana Beatriz Albuquerque Correa Porto nasceu no dia seguinte, prematura de 34 semanas, e também foi diagnosticada com Covid-19.

As duas ficaram isoladas e sem contato. A recém-nascida deixou o hospital após nove dias de internação e estava morando com a tia. A mãe, transferida para Goiânia, ficou internada, acompanhada pelo pai do bebê, Valtair Porto, até sábado, quando morreu.

O corpo de Patrícia foi levado para Pontes e Lacerda, no Mato Grosso. Valtair disse ao G1 Goiás que a criança está bem e totalmente recuperada da doença. "Mas, agora, a Ana não chegou a conhecer a mãezinha dela, infelizmente", disse à reportagem.

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcCidade

Cidades

Pit bull que matou tutora não tinha histórico de violência contra ela, diz delegado

Animal foi morto por vizinhos após o ataque. A polícia investiga o caso e aguarda o resultado da perícia

Vítima compartilhava momentos com o cachorro nas redes sociais: "Meu guardião" (Reprodução/Rede social)

Vítima compartilhava momentos com o cachorro nas redes sociais: "Meu guardião" (Reprodução/Rede social)

O cachorro da raça pit bull que matou a tutora Stefane Xavier da Silva, de 31 anos, não tinha histórico de violência contra ela, revelou o delegado Aluísio Nascimento durante entrevista à TV Anhanguera. De acordo com as investigações, a mulher foi atacada dentro da própria casa, em Cidade Ocidental, no Entorno do Distrito Federal, quando estava com a nomorada e uma bebê de quatro meses.

Ele tinha um comportamento um pouco ríspido com outros animais. Agora, com a tutora mesmo, ele nunca tinha atacado e nunca tinha indícios de violência contra as pessoas que moravam na residência", disse o delgado.

A equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM-GO), que atendeu a ocorrência, relatou que a vítima apresentava ferimentos graves no pescoço, muita perda de sangue e já não tinha sinais vitais. O caso aconteceu na manhã do domingo (14).

A polícia informou que Stefane estava na residência, em um condomínio horizontal, no Parque Nova Friburgo A, com a namorada no momento do ataque. Foi a mulher que correu para pedir socorro aos vizinhos, que intervieram e mataram o animal com pedaços de madeiras.

O animal foi morto a pauladas por vizinhos da vítima. O animal possuía uma perfuração na região da barriga, mas não foi possível identificar por qual instrumento foi causado. Será objeto de apuração ainda. Será analisada se há alguma responsabilidade criminal no caso", ressaltou Nascimento, ao G1.

Conforme a PC, o animal não atacou nem a namorada de Stefane e nem a bebê que estavam dentro da casa. Paralelo à investigação, o delegado destacou que aguarda a conclusão da perícia sobre a dinâmica do caso.

Aparenta ser uma situação de fatalidade. Então, assim, confirmando essa fatalidade, a gente vai se manifestar pelo arquivamento", antecipou Nascimento.

O POPULAR entrou em contato com a Polícia Técnico-Científica (PTC) para obter detalhes sobre a perícia desse caso, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.

"Meu parceiro"

Stefane Xavier divulgava pelas redes sociais a convivência com o seu pit bull, que era chamado de Aquiles e era considerado por ela como "meu parceiro ".

A gente se gosta, meu parceiro", escreveu Stefane em uma das suas últimas publicações na rede social com o animal.

À polícia, a namorada da mulher contou que o pit bull estava há quase 10 anos com a família.

Meu companheiro carinhoso, amo muito você, Aquiles. Olha meu guardião ai gente", postou a vítima em outro momento com o pit bull.

Stefane Xavier da Silva tinha 31 anos (Reprodução/Rede social)

Stefane Xavier da Silva tinha 31 anos (Reprodução/Rede social)

Você se interessou por essa matéria?

Acessar conta

É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

Criar conta gratuita

É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

Assine O Popular digital

R$ 9,90 Mensais

Desconto para assinatura digital no primeiro mês

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcCidade

Cidades

Veja o que abre e o que fecha nos feriados da Sexta-feira Santa e de Tiradentes

Veja quais serviços e estabelecimentos do Governo de Goiás, Prefeitura de Goiânia e comércios devem estar disponíveis

Região da 44

Região da 44 (Zuhair Mohamad)

Os feriados de Sexta-Feira da Paixão e Tiradentes acontecem na próxima sexta-feira (18) e segunda-feira (21). A Prefeitura de Goiânia e o governo de Goiás decretaram ponto facultativo na quinta-feira (17), véspera do feriado de sexta. O POPULAR preparou um guia completo para quem vai ficar na capital. Confira quais são os serviços e estabelecimentos que estarão abertos e fechados durante o feriadão.

A Prefeitura de Goiânia e o governo de Goiás informaram que as repartições públicas do estado e do município que possuem caráter essencial à população continuarão funcionando normalmente.
🔔 Siga o canal do O POPULAR no WhatsApp

Saúde

Segundo a prefeitura, toda a rede de urgência e emergência permanecerá com atendimento 24 horas para crianças e adultos. As unidades são: Cais Campinas, Vila Nova, Finsocial, Amendoeiras, Bairro Goiá e Cândida de Morais; Upas Noroeste, Itaipu, Jardim América, Novo Mundo, Chácara do Governador e Ciams Urias Magalhães.

As unidades básicas de saúde estarão fechadas, por isso, os serviços de vacinação e consultas ambulatoriais retornarão à normalidade na terça-feira (22). A Vigilância em Zoonoses atuará no recolhimento de animais que transmitem doenças a humanos, (como macacos e morcegos) e pode ser acionada pelo telefone [(62) 99152-2545](http://(62) 99152-2545).

Serviços de assistência social

Conforme informado pela prefeitura, os serviços da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) estarão funcionando. Confira quais são:

  • Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorrem ruas de Goiânia, em uma van realizando busca ativa 24 horas por dia. A população pode entrar em contato pelo telefone [(62) 9208-5086](http://(62) 9208-5086);
  • Casa de Acolhida Cidadã I -- Casa de passagem para acolhimento de homens em situação de rua - ([62) 9207-7758](http://(62) 9207-7758);
  • Casa de Acolhida Cidadã II -- Casa de passagem para acolhimento de mulheres e famílias em situação de vulnerabilidade social - [(62) 9207-8306](http://(62) 9207-8306);
  • Casa Abrigo Sempre Viva - que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
  • Comurg

    Na capital, a prefeitura informou que a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) irá manter seus serviços essenciais durante os dias de descanso. Os cidadãos podem solicitar serviços pelo aplicativo.

    Guarda Civil Metropolitana

    A prefeitura informou que a GCM funcionará normalmente e, em casos suspeitos, a população pode entrar em contato pelo telefone 153.

    Atende Fácil

    O Atende Fácil encerra suas atividades na próxima quarta-feira (16) e não funcionará durante nenhum dos dias do feriado prolongado. Segundo a prefeitura, as atividades retornam na terça-feira (22).

    Bancos

    A Associação de Bancos (Asban) informou que as agências não abrirão nos dias 18 e 21 de abril de 2025.

    Correios

    Os Correios informaram que nos feriados de sexta-feira (18) e segunda-feira (21), não haverá atendimento nas agências dos Correios. Na próxima quinta-feira (17) o atendimento não sofre alteração, assim como no sábado (19), em que as agências atenderão normalmente. A organização informou que endereços e horários de funcionamento das agências podem ser consultados no site .

    Agências lotéricas

    Segundo a assessoria da Caixa Econômica Federal, as lotéricas definem seus dias e horários de funcionamento, por isso, não há uma regra definida para estes feriados.

    Lazer

    O Zoológico de Goiânia, de acordo com a prefeitura, abre de quarta-feira a domingo, das 08h30 às 17 horas, mas estará fechado na sexta-feira (18) e na segunda-feira (21). O Mutirama continua fechado.

    Comércio

    O comércio da região da 44, incluindo galerias e lojas, segundo a assessoria, estarão fechados nos feriados de Sexta-Feira da Paixão (18) e Tiradentes (21). No sábado, o comércio funcionará normalmente.

    Shoppings

    Os shoppings de Goiânia funcionarão normalmente em todos os dias do feriado prolongado, mas terão horários especiais na sexta-feira (18) e segunda-feira (21). Confira o horário de funcionamento dos shoppings:

  • Goiânia Shopping - Lojas e quiosques: das 14h às 20h; Alimentação e lazer: das 10h às 20h e Restaurantes: das 11h30 às 23h
  • Araguaia Shopping - Lojas e quiosques: das 9h às 15h e alimentação: das 10h às 22h
  • Passeio das Águas - Loja, quiosques e lazer: das 14h às 20h e praça de alimentação, restaurantes e lazer: das 10h às 22h
  • Shopping Estação Goiânia - Lojas e quiosques terão abertura facultativa, das 9h às 17h. Praça de alimentação: 10h às 22h
  • Shopping Cerrado - Lojas e quiosques: das 14h às 20h. Alimentação e lazer: das 11h às 22h.
  • Buriti Shopping - O shopping funcionará das 10h às 22h mas lojas poderão funcionar de modo facultativo, seguindo o horário de funcionamento do shopping ou o horário alternativo, das 14h às 20h.
  • Shopping Bougainville - Lojas e quiosques: das 14h às 20h. Praça de alimentação: das 12h às 22h.
  • Aparecida Shopping - Lojas e quiosques: das 14h às 20h. Alimentação e lazer: das 10h às 22h.
  • ​Confira os horários dos serviços e estabelecimentos do governo de Goiás:

    Vapt Vupt

    O governo de Goiás informou que na quinta-feira (17), as unidades do Vapt Vupt funcionarão em horário especial, das 8h às 13h. A exceção são as agências Padrão Detran, Padrão Procon e Buriti Shopping, que não terão expediente neste dia. Segundo o governo, de sexta-feira (18) até segunda-feira (21), todas as unidades estarão fechadas, na capital e no interior.

    Detran

    O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran) e as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) estarão fechados de quinta-feira (17) a segunda-feira (21). Neste período, o Detran informa que os usuários podem ter acesso aos serviços pelo site www.detran.go.gov.br , Portal Expresso e aplicativo Detran GO ON.

    Procon

    De acordo com o governo, não haverá expediente na sede do Procon Goiás dos dias 17 a 21 de abril. O atendimento presencial no órgão retorna na terça-feira (22). O Procon informou que, durante esse período, caso o consumidor queira registrar denúncias ou reclamações, poderá usar a plataforma Procon Web .

    Saneago

    A Saneamento de Goiás S.A (Saneago), informou que vai manter os trabalhos administrativos e operacionais para o pleno funcionamento dos sistemas de água e esgoto. A organização informou que o atendimento ao cliente para informar vazamentos, consultar faturas, entre outros, será garantido 24 horas pelos canais: Central 0800 645 0115, Agência Virtual no site ou App.

    Ceasa

    O mercado das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa) informou que vai funcionar normalmente na quinta-feira (17) e ficará fechado na sexta-feira (18), voltando a funcionar normalmente no sábado (19) e na segunda-feira (21). O departamento administrativo não funciona nos dias 17 a 21 de abril.

    Você se interessou por essa matéria?

    Acessar conta

    É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

    Criar conta gratuita

    É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

    Assine O Popular digital

    R$ 9,90 Mensais

    Desconto para assinatura digital no primeiro mês

    Newsletter

    Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

    Notícias do Atlético

    Notícias do Goiás E. C.

    Notícias do Vila Nova

    Destaques do Impresso

    Podcast Giro 360

    Economia Goiana

    Edição de Domingo

    Crônicas da Semana

    IcCidade

    Cidades

    Sem licitação, Prefeitura de Goiânia contrata empresa por R$ 167,2 milhões

    Empresa já prestava serviço para secretaria de trânsito desde junho de 2024 de implantação e manutenção de sinalização viária também por meio de contrato sem licitação. Ao assumir cargo, prefeito Sandro Mabel falou que não faria adesões a ata, alvo de questionamentos na gestão anterior

    Luminária colocada nas faixa de pedestre: cada uma por R$ 33 mil

    Luminária colocada nas faixa de pedestre: cada uma por R$ 33 mil (Fábio Lima / O Popular)

    A Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) de Goiânia está contratando sem licitação por R$ 167,24 milhões a Jardiplan Urbanização e Paisagismo, de Itapetininga (SP), para serviços de implantação, ampliação e manutenção da sinalização viária da capital por cinco anos. A empresa já faz este trabalho em Goiânia desde junho de 2024, quando foi contratada na gestão passada por 12 meses e também sem licitação por um valor que, proporcionalmente, é 7,5% menor que o novo acordo. O serviço é o mesmo, mas em um volume maior e com preços individuais menores.

    🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

    Os dois contratos com a Jardiplan foram por meio de adesão a ata de registro de preço, mecanismo previsto na legislação também chamado de "carona" em licitação. A do ano passado foi a um pregão eletrônico feito pelo Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI). Agora, a um pregão eletrônico feito pelo Consórcio Público Intermunicipal das Mesorregiões Norte e Leste Maranhense (Conleste Maranhense). No final do ano passado, o prefeito Sandro Mabel (UB) havia dito que não iria fazer contratações por meio deste procedimento.

    O volume de adesões cresceu bastante durante a gestão anterior, do prefeito Rogério Cruz (SD), entre 2021 e 2024, indo de uma média de 1,5 mil por ano para mais de 2,5 mil, e as mesmas se tornaram alvo constante de questionamentos por parte do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO). Ao assumir o cargo, Mabel suspendeu as adesões existentes alegando ser para "aumentar a transparência e a moralidade nos procedimentos de licitação e direcioná-los de forma coerente com o novo modelo de gestão".

    O Conleste Maranhense foi criado em 2005 e é formado por 41 dos 217 municípios do Maranhão, incluindo São Luís. Apesar de envolver uma população total de 2,4 milhões de pessoas, sendo que 50% destes estão na capital, metade das cidades do consórcio tem menos de 20 mil habitantes. As atas de registro de preço de pregões feitos por consórcios intermunicipais se popularizaram nos últimos anos, conforme O POPULAR mostrou em outras reportagens, por causa do alto valor que elas alcançam. Os municípios que integram estes consórcios não são obrigados a aderir às atas.

    A ata da Conleste foi vencida por um consórcio formado pela Jardiplan e a Axe Capital Construtora e Distribuidora de Asfalto, de Brasília, com um lance vencedor de R$ 357,1 milhões, cerca de 5,4% menor do que o valor estimado pelo consórcio no edital.

    Participaram do processo outros dois consórcios, um liderado pela TGA Construção e Segurança, de Fortaleza (CE), e outro pela CLD Construtora, Laços Detetores e Eletrônica, de São Bernardo do Campo (SP). Na ata do Detran-PI, a Jardiplan venceu cinco empresas, sendo que apenas três fizeram lances.

    A secretaria afirma que a adesão à ata da Conleste foi por esta apresentar "condições vantajosas em termos de custo-benefício" e que foram analisadas outras atas, porém estas eram mais caras, com valores que iam de R$ 188,8 milhões a R$ 195,5 milhões. "

    A SET optou pela proposta com as melhores condições técnicas e econômicas para a administração pública", informou por nota. "A principal diferença em relação ao contrato anterior é a inclusão de itens complementares voltados à segurança viária, como dispositivos de proteção, além da ampliação da cobertura dos serviços."

    Serviços diversos

    Atualmente, a SET tem três contratos em vigor envolvendo serviços de sinalização. Um com a Planex Engenharia, de Goiânia, de R$ 11,9 milhões por ano, assinado em 2021 e renovado por mais 12 meses em março último, outro com a Neo Consult Comércio e Serviços, também de Goiânia, assinado em 2020 e renovado por mais 12 meses em agosto de 2024 por R$ 39,9 milhões. E o terceiro, da Jardiplan, assinado em junho de 2024, que vence agora em maio. Originalmente, este contrato tinha o valor de R$ 25,4 milhões, mas foi aditivado em novembro com mais R$ 5,4 milhões.

    A SET encaminhou ao jornal uma planilha comparando os serviços contratados junto à Jardiplan em 2024 e agora com dados mostrando um aumento no quantitativo e uma redução em parte dos valores unitários dos mesmos. É o caso, por exemplo, de laminados elastoplásticos usados para substituir a pintura na sinalização horizontal. Cada unidade custava R$ 349,50 e agora sai por R$ 278,54. O novo contrato também prevê a instalação de mais 450 luminárias em LED em cima de faixas de pedestres. Neste caso, o preço não teve alteração e cada um sai por cerca de R$ 33 mil.

    No termo de referência - documento que a contratante esclarece o serviço a ser contratado e os elementos que justificam a contratação -, a SET afirma que a prefeitura se encontra atualmente "engajada em ações que promovem mudanças substanciais no contexto viário goianiense", citando o retorno da fiscalização eletrônica de velocidade, a liberação de conversão à direita em determinados cruzamentos e o tráfego de motos em corredores exclusivos de ônibus, e que isso ocasionou "o aumento significativo e abrupto da demanda por serviços de sinalização viária".

    Entretanto, alegando que devido a constantes alterações das condições de trânsito, "especialmente no que tange às intervenções atualmente realizadas", não seria possível descrever no termo de referência quais as vias que serão submetidas às atividades de manutenção e implantação de sinalização a partir do novo contrato com a Jardiplan, "devendo a contratada estar apta à realização dos serviços em qualquer local da malha viária municipal". Ainda no termo, a SET destaca que os contratos atuais não possuem "capacidade suficiente" para atender a demanda descrita, mesmo não citando em nenhum momento o quantitativo necessário.

    Justificativas

    Na nota ao jornal, a secretaria explica que a Jardiplan será responsável pela execução de "serviços contínuos de engenharia relacionados à sinalização viária", o que inclui a implantação de sinalização vertical e horizontal, a instalação de dispositivos auxiliares, a manutenção corretiva e preventiva de toda a sinalização existente e o fornecimento de materiais, mão-de-obra especializada e equipamentos necessários à execução dos serviços.

    Assim como na gestão anterior, a SET argumenta que a adesão à ata é "uma prática legal, eficiente e que proporciona segurança jurídica", além de "agilidade na contratação e economia de recursos financeiros e humanos". "A adesão permite contratar um serviço já aprovado em licitação anterior, com comprovação de capacidade técnica e atendimento às exigências legais." A secretaria também afirma que identificou "a necessidade urgente de garantir a continuidade dos serviços de sinalização viária" e que não haveria tempo hábil para a atual gestão realizar um novo processo licitatório.

    Questionada sobre a fala do prefeito a respeito de novas adesões a atas, a SET informou que esta medida para contratar a Jardiplan foi "excepcional" e que foi considerado que o novo contrato "mostrou-se mais vantajoso, tanto na quantidade quanto na qualidade dos serviços contratados". "Além disso, o valor unitário de alguns itens contratados também se mostrou mais econômico."

    Newsletter

    Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

    Notícias do Atlético

    Notícias do Goiás E. C.

    Notícias do Vila Nova

    Destaques do Impresso

    Podcast Giro 360

    Economia Goiana

    Edição de Domingo

    Crônicas da Semana

    IcCidade

    Cidades

    Ladrões invadem sede do Sindicato dos Radialistas em Goiás e furtam eletroeletrônicos; vídeo

    Entidade estima prejuízo de R$ 40 mil pela perda dos equipamentos, além dos reparos. Nenhum suspeito foi preso até o momento

    undefined / Reprodução

    Dois ladrões invadiram a sede do Sindicato dos Radialistas em Goiás (Sindicom), em Goiânia, e furtaram eletroeletrônicos. Imagens de câmeras de monitoramento flagraram o momento em que um deles, vestido de boné, casaco e calça branca, invade o local pelos fundos e danifica uma das câmeras. Depois, os dois criminosos, que teriam entrado no interior da sede pelo telhado, aparecem em outra cena arrombando uma porta (veja o vídeo acima) .

    🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

    O crime aconteceu por volta das 2h40 de domingo (13), no Setor Central. Dentro do local, os ladrões destruíram parte do sistema de segurança e arrombaram as portas. Até o momento, nenhum suspeito foi preso, de acordo com a Polícia Militar (PM).

    Ao POPULAR , o secretário jurídico do Sindicom Goiás, Edwilson Silva, estipulou que os criminosos deixaram um prejuízo de R$ 40 mil.

    Depois que entraram pelo telhado e tiveram acesso ao interior do imóvel, eles começaram a quebrar e desligar as câmeras. O mesmo eles fizeram com o alarme. Logo em seguida, eles arrombaram uma das portas", explicou o secretário.

    Segundo ele, no local foram furtados diversos equipamentos e objetos da entidade, como dois computadores, um notebook, uma TV, um frigobar, duas caixas de som profissional, uma mesa de áudio, microfones, cadeiras, um micro-ondas, um projetor, uma cafeteira, um purificador de água, além de documentos.

    Segundo a entidade, todos os cômodos foram revirados. Uma porta de vidro foi quebrada e parte do forro do telhado de um dos cômodos foi danificado após a invasão. Até mesmo chuveiros do local foram arrancados.

    Funcionários registraram como ficou a sede do Sindicato dos Radialistas em Goiás após a ação dos ladrões (Arquivo pessoal/Sindicom)

    Funcionários registraram como ficou a sede do Sindicato dos Radialistas em Goiás após a ação dos ladrões (Arquivo pessoal/Sindicom)

    Segundo o sindicato, estão sendo implementadas medidas adicionais de proteção para evitar novos incidentes.

    Ao POPULAR , a PM afirmou que policiais estiveram na sede na tarde desta terça-feira (15) para colher mais informações e que, por meio das imagens das câmeras, seguem em busca de identificar os criminosos.

    Você se interessou por essa matéria?

    Acessar conta

    É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

    Criar conta gratuita

    É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

    Assine O Popular digital

    R$ 9,90 Mensais

    Desconto para assinatura digital no primeiro mês

    Newsletter

    Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

    Notícias do Atlético

    Notícias do Goiás E. C.

    Notícias do Vila Nova

    Destaques do Impresso

    Podcast Giro 360

    Economia Goiana

    Edição de Domingo

    Crônicas da Semana