IcCidade

Cidades

Vídeo mostra criança supostamente bêbada enquanto adultos riem: 'Bebeu a pinga toda'

Além da polícia, o Conselho Tutelar foi acionado e, junto ao Ministério Público de Goiás por meio do Juizado da Infância e Juventude de Catalão, conseguiu uma liminar com a suspensão temporária da guarda da menina

undefined / Reprodução

Uma menina de 4 anos foi filmada supostamente bêbada em Três Ranchos, sudoeste goiano. No vídeo, um casal ri da situação e um deles diz que a criança teria bebido 'pinga'. Nas imagens, a menina aparece andando, mas sem equilíbrio (veja acima) . O caso é investigado pela Polícia Civil (PC). Ninguém foi preso.

Bebeu a pinga toda. Tá tonta, ó. Pegou o litro ali e tchau", zombou um homem.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Pedro Democh, o casal que aparece no vídeo, não são os pais da menina, mas tem a guarda dela. Os nomes dos suspeitos não foram revelados, assim como o grau de parentesco entre eles e a menina, por isso a reportagem não conseguiu localizar a defesa deles até a última atualização deste texto.

🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

O delegado ainda explica que apesar do vídeo ter sido gravado no dia 20, as autoridades policiais só receberam o caso na última segunda-feira (31). O lapso temporal, conforme a Polícia Técnico Científica, impede a detecção de álcool nos exames da menina.
Esse vídeo é do dia 20 de março, portanto não há como ter álcool no sangue dessa criança, o que inviabiliza os exames", explica Olegário Augusto, perito criminal da Polícia Científica.

Entretanto, para a polícia, os responsáveis pela menina contaram que ela realmente ingeriu bebida alcoólica no dia da gravação.

Mas foi por descuido de terem deixado a garrafa em um local de fácil acesso [que a menina bebeu]. Que não foram eles [o casal] que deram a bebida pra ela", informou o delegado.

Outras medidas

Além da polícia, o Conselho Tutelar foi acionado e, junto ao Ministério Público de Goiás por meio do Juizado da Infância e Juventude de Catalão, conseguiu uma liminar com a suspensão temporária da guarda da menina. Portanto, ela foi encaminhada para um abrigo em Catalão, já que, segundo a conselheira Franciely Rodrigues, o casal e a criança moram em Três Ranchos há pouco tempo e nenhum parente próximo foi localizado na região.
A gente levou a equipe, com psicólogo e assistente social. Levamos algumas coisas para a criança também", disse a conselheira tutelar sobre o acolhimento que a menina está recebendo.

A reportagem procurou o Ministério Público, por e-mail, para saber por quanto tempo é válida a suspensão da guarda e quais os próximos procedimentos a serem tomados, mas até a última atualização deste texto, não obteve resposta.

Você se interessou por essa matéria?

Acessar conta

É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

Criar conta gratuita

É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

Assine O Popular digital

R$ 9,90 Mensais

Desconto para assinatura digital no primeiro mês

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcPolitica

Política

Chega pra Cá #145: Ricardo de João Braga, economista e cientista político

Coordenador do Congresso em Foco Análise e colunista de Política é o convidado desta terça-feira

A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu consideravelmente, segundo duas pesquisas Quaest e Datafolha, divulgadas na semana passada. No domingo (06) o ex-presidente Jair Bolsonaro realizou uma manifestação na Avenida Paulista, cuja principal pauta é a anistia para os acusados da trama golpista de 2022.

🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

Bolsonaro pensa em si próprio, já que se tornou réu recentemente nos processos que apuram os cabeças da tentativa de golpe. Em meio a esses fatos, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) antecipou-se ao seu partido e lançou sua pré-candidatura a presidente da República, assuntos que vamos tratar agora neste episódio Chega pra Cá com o economista e cientista político Ricardo de João Braga.

Graduado na Unesp, mestrado pela Universidade de Siegen (Alemanha), mestrado e doutorado em Ciência Política (UnB e UERJ), Ricardo é coordenador do Congresso em Foco Análise e colunista de Política.

Cileide Alves - Jornalista
X: @cileidealves
Instagram: @cileide.alves

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcCidade

Cidades

Imagem de santa que sofreu 'harmonização facial' passa por perícia do Iphan

Santa Nossa Senhora das Dores faz parte do acervo tombado da Matriz de Pirenópolis. Segundo o instituto, a avaliação técnica na obra será realizada nesta terça-feira (8)

undefined / Reprodução

A imagem da Santa Nossa Senhora das Dores, que fica na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em Pirenópolis, no Entorno do Distrito Federal (DF), vai passar por uma perícia do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Segundo denúncias de moradores da cidade, a obra foi descaracterizada após sofrer uma intervenção não autorizada pelo instituto. A inspeção técnica será realizada por uma especialista nesta terça-feira (8), de acordo com o órgão.

🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

Conforme a presidente da Comissão Pirenopolina de Folclore, Séfora Pina, a santa ficou "sumida" por cerca de um mês e reapareceu na última semana com as alterações.

A pele dela parecia uma louça de tão limpa. Fizeram cílios, mudaram a sobrancelha, parecia até uma harmonização facial. Todos os fiéis estão indignados. Mexeram nela inteira, não é pouca coisa que fizeram. Tirou toda a característica da imagem. Todo o acervo é patrimônio, ninguém pode botar a mão assim, tinha que ser algum especialista", explicou Séfora.

Em nota, o Iphan informou que recebeu as reclamações sobre a pintura irregular feita na imagem e solicitou esclarecimentos à Diocese de Anápolis, que é responsável pela Matriz Nossa Senhora do Rosário. Além disso, o órgão afirmou que "vai enviar uma equipe técnica ao local para fazer a apuração minuciosa do ocorrido" (leia na íntegra ao final da matéria).

Também em nota, a Diocese de Anápolis informou que tomou conhecimento dos fatos e disse que a imagem da santa será colocada à disposição do Iphan, a fim de se realizar análises técnicas. A diocese também ressaltou "seu compromisso na promoção do cuidado e da valorização do patrimônio histórico-religioso" (leia na íntegra ao final do texto).

Na próxima sexta-feira (11), a imagem da santa sai para a procissão no Dia da Nossa Senhora das Dores. Dois dias depois, no domingo (13), estará presente na procissão de encontro com o Senhor dos Passos. Além disso, na Sexta-feira Santa (18), a escultura participa da procissão do Enterro do Senhor.

Antes e depois da Santa Nossa Senhora das Dores. (Reprodução/TV Anhanguera)

Antes e depois da Santa Nossa Senhora das Dores. (Reprodução/TV Anhanguera)

Entenda o caso

A descoberta da alteração na originalidade da obra bicentenária, ocorrida na última sexta-feira (4), foi feita por fiéis que frequentavam a Matriz Nossa Senhora do Rosário. Desde então, mais de 20 queixas foram feitas ao escritório do Iphan em Pirenópolis, que, por sua vez, cobrou uma resposta da Diocese de Anápolis.

O POPULAR esteve na Igreja Matriz no último domingo (6) e confirmou que as alterações estavam presentes na santa, disposta no altar. No local, um funcionário rechaçou as denúncias e alegou que nada foi feito com a imagem. Conforme ele, a escultura foi apenas limpa, já que, com as intervenções no espaço, teria acumulado poeira. Caracterizou ainda a situação como boato de um grupo pequeno.

Imagem de Nossa Senhora das Dores é tombada desde 1941 e é levada às procissões em Pirenópolis (Fábio Lima / O Popular)

Imagem de Nossa Senhora das Dores é tombada desde 1941 e é levada às procissões em Pirenópolis (Fábio Lima / O Popular)

Matriz de Pirenópolis

Construída há quase três séculos, a Igreja Matriz de Pirenópolis e todo o seu acervo foram tombados como patrimônio nacional em 1941. Situada na Praça da Matriz, no centro histórico, a igreja é tida como cartão postal do município e palco de celebrações religiosas tradicionais, como a Festa do Divino Espírito Santo e a Semana Santa.

Durante as festividades da semana, a imagem de Nossa Senhora das Dores, construída em madeira, é levada às procissões. Diante de toda a relevância à comunidade católica, não foi difícil para fiéis identificarem alterações na escultura.

Nota do Iphan

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) informa que no dia 4 de abril de 2025 recebeu reclamações quanto à pintura irregular da imagem de Nossa Senhora das Dores, pertencente à Matriz Nossa Senhora do Rosário, localizada no município de Pirenópolis (GO). Considerando que a Igreja, bem como seu acervo, são tombados individualmente pelo Iphan, ressaltamos que foi solicitado esclarecimento, no prazo de 15 dias, aos seus gestores quanto à intervenção não autorizada na imagem, realizada sem acompanhamento de técnico restaurador habilitado.

Devem ser encaminhados ao Iphan os esclarecimentos, bem como a apresentação do cronograma de ações previstas para a recuperação da imagem, que garantam a reparação dos danos identificados.

Nesta segunda-feira (07), o Iphan vai enviar uma equipe técnica ao local para fazer a apuração minuciosa do ocorrido. Ressaltamos que a equipe técnica do Iphan já havia realizado vistoria na Igreja Matriz durante o mês de março e não foi informada da necessidade de restauro da referida peça.

07/04/2025

Nota da Diocese de Anápolis

A Diocese de Anápolis tomou conhecimento dos fatos relacionados à descaracterização de uma histórica imagem sacra, na cidade de Pirenópolis - GO. Diante disso, reafirma seu fiel compromisso com a preservação do patrimônio histórico, artístico e religioso, consciente de sua importância cultural e espiritual para as comunidades locais e para toda a sociedade.

Informamos que a referida imagem será colocada à disposição do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), para que os devidos esclarecimentos e análises técnicas possam ser realizados.

A Diocese de Anápolis coloca-se à disposição para colaborar com os órgãos responsáveis e reforça seu compromisso na promoção do cuidado e da valorização do patrimônio histórico-religioso, fundamental para a cultura e a fé.

Anápolis, 07 de abril de 2025.

Assessoria de Comunicação da Diocese de Anápolis

Você se interessou por essa matéria?

Acessar conta

É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

Criar conta gratuita

É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

Assine O Popular digital

R$ 9,90 Mensais

Desconto para assinatura digital no primeiro mês

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcCidade

Cidades

Cliente é preso após destruir suíte de motel em Aparecida de Goiânia

Segundo a polícia, o homem pode responder por crimes de dano, resistência e desacato

undefined / Reprodução

Um cliente de 39 anos foi preso após destruir objetos de uma suíte de motel na Vila Nossa Senhora de Lourdes, em Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana, segundo a Polícia Militar de Goiás (PMGO). No vídeo divulgado pela PM, é possível ver televisão, espelhos e outros objetos quebrados dentro da suíte. O homem foi encaminhado para a central de flagrantes de Aparecida de Goiânia (confira vídeo acima) .

O nome do suspeito não foi divulgado, por isso, O POPULAR não conseguiu localizar a defesa até a última atualização desta reportagem.

🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

O homem foi preso no domingo (6). Segundo relatado por uma funcionária de 33 anos à PM, o homem estava hospedado no motel desde o dia 31 de março. No entanto, após iniciar um ataque de fúria, a polícia foi acionada. Conforme a PM, ao chegar no local, encontrou o cliente do motel se cortando e quebrando a suíte.

Visivelmente sob efeito de álcool e drogas, ele chegou a agredir um dos policiais militares, mas foi imobilizado e algemado logo em seguida", informou a PM em divulgação.

Além de encontrar o homem com comportamento alterado, dentro da suíte foram encontradas embalagens com substâncias semelhantes à cocaína, segundo a polícia. O homem já tem passagens criminais e pode responder pelos crimes de dano, resistência e desacato.

No vídeo divulgado pela PM mostra televisão, espelhos e outros objetos quebrados dentro da suíte (Reprodução/Polícia Militar de Goiás (PMGO))

No vídeo divulgado pela PM mostra televisão, espelhos e outros objetos quebrados dentro da suíte (Reprodução/Polícia Militar de Goiás (PMGO))

Você se interessou por essa matéria?

Acessar conta

É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

Criar conta gratuita

É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

Assine O Popular digital

R$ 9,90 Mensais

Desconto para assinatura digital no primeiro mês

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcPolitica

Política

Jackson Abrão Entrevista recebe Sandro Mabel

Prefeito de Goiânia é o convidado desta segunda-feira (7)

O "Jackson Abrão Entrevista" desta segunda-feira (7) recebe o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel. Acompanhe a transmissão ao vivo a partir das 10h.

🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

Você se interessou por essa matéria?

Acessar conta

É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

Criar conta gratuita

É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

Assine O Popular digital

R$ 9,90 Mensais

Desconto para assinatura digital no primeiro mês

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana