Igor Cássio pode repetir Nelson Parrila, artilheiro e campeão pelo Anápolis há 60 anos
Galo da Comarca teve artilheiro pela última vez há 44 anos
Jânio José da Silva

Igor Cássio (E) comemora gol pelo Anápolis (Diomício Gomes / O Popular)
O atacante Igor Cássio, de 26 anos, marcou seis gols pelo Anápolis no Campeonato Goiano. Não se trata de um número expressivo para um goleador na disputa de uma competição com 17 rodadas, mas o jogador do Galo da Comarca está próximo de garantir para o clube a artilharia do Goianão, o que não ocorre desde 1981. Além disso, pode igualar Nelson Parrila, que teve duas honrarias há 60 anos.
Naquela temporada, há 44 anos, o artilheiro do Campeonato Goiano foi Zé Amaro, com 27 gols. Detalhe: o atacante foi ameaçado de perto pelo centroavante Sávio, ídolo da rival Anapolina. Ele chegou com a competição em andamento e anotou 23 gols.
🔔 Quer receber por e-mail todas as notícias e reportagens sobre a decisão entre Vila Nova e Anápolis? Assine a newsletter da final do Goianão
O futebol da cidade estava em alta no Estado, pois o Anápolis foi 3º colocado no Goianão de 1980, enquanto a Rubra perdeu o título de 1981, para o Goiás, no tapetão.
Antes, a Xata havia sido vice-campeã da Taça de Prata e disputou a Taça de Ouro em 1982. Zé Amaro conseguiu aquele feito, em 1981. Antes, o atacante Divino fechou o Estadual de 1979 como artilheiro (13 gols) pelo Anápolis.
O principal goleador do Anápolis, no Goianão, é o paulista Nelson Parrila, por duas vezes seguidas o artilheiro do Estadual: 1965 (16 gols) e 1966 (17 gols).
Parrila teve a honraria dos gols, da idolatria e do título conquistado pelo Galo da Comarca em 1965, assim que chegou ao clube. A façanha dele poderá ser igualada por Igor Cássio - terminar como artilheiro e campeão do Estadual.
O Anápolis decide o Goianão contra o Vila Nova no próximo domingo (30), a partir das 17 horas, no Estádio Serra Dourada. O tricolor está em vatagem porque, no jogo de ida da decisão, venceu por 2 a 0 no Jonas Duarte. A equipe pode até perder por um gol de diferença para ser campeã. Se perder por dois gols de diferença, vai decidir nos pênaltis.
Newsletter
Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.