Ex-assessor da Câmara de Goiânia é um dos alvos de operação contra suspeitos de tráfico que ostentavam vida de luxo
Segundo a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Victor Hugo Barbosa da Silva, de 20 anos, está foragido
Isadora Sátira

Victor Hugo Barbosa da Silva, 20 anos, é ex-assessor da Câmara Municipal de Goiânia (Reprodução/TV Anhanguera)
Um ex-assessor da Câmara Municipal de Goiânia foi identificado como um dos alvos da Operação Chiusura, que investiga um grupo suspeito de tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro que ostentava uma vida de luxo. Segundo a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Victor Hugo Barbosa da Silva, de 20 anos, está foragido.
🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp
O POPULAR não conseguiu localizar a defesa de Victor Hugo até a última atualização desta reportagem. A Câmara Municipal de Goiânia informou em nota que a mesa diretora do Poder Legislativo já determinou a demissão do funcionário (veja a nota completa na íntegra).
Leia Também
Segundo a polícia, as investigações duraram cerca de um ano e meio, e o 'núcleo' do grupo que fica em Goiás foi identificado após integrantes da organização criminosa vinculados ao núcleo do Distrito Federal terem sido presos em fases anteriores da investigação.
Entenda o caso

A PCDF cumpriu 19 mandados de prisão temporária e 80 de busca e apreensão em Goiás e mais cinco estados (Reprodução/TV Anhanguera)
Na manhã desta sexta-feira (28), a PCDF cumpriu 19 mandados de prisão temporária e 80 de busca e apreensão em Goiás e mais cinco estados contra o grupo suspeito. Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Alagoas.
Segundo a polícia, as lideranças locais do grupo utilizavam, de forma reiterada e estruturada, contas bancárias pertencentes a duas pessoas jurídicas distintas como meio de dissimular e movimentar os valores provenientes do tráfico de entorpecentes. Tais empresas são sediadas no município de Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia, sendo uma delas registrada no ramo de transporte de cargas e a outra no comércio de peças automotivas.
Uma outra informação importante é que a empresa de autopeças foi criada com o uso de documentação falsa, o que segundo a PCDF reforça o caráter fraudulento da estrutura empresarial montada para conferir aparência de legalidade à lavagem de capitais.
Segundo as investigações, essas empresas são administradas por integrantes do chamado "Núcleo Goiás", que se trata de um núcleo familiar, composto pelo ex-assessor da Câmara de Goiânia, Victor Hugo, seu pai e a esposa do pai. Eles seriam os responsáveis pela circulação de valores milionários vinculados às atividades ilícitas da organização criminosa.
Segundo a polícia, caso eles sejam condenados, os investigados estarão sujeitos ao cumprimento de penas que podem ultrapassar 30 anos de prisão. Eles vão responder pelos crimes de integração em organização criminosa, tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro praticada de forma reiterada e estruturada, por meio de engrenagem criminosa voltada à ocultação de ativos ilícitos.
Nota da Câmara Municipal de Goiânia na íntegra
O servidor foi nomeado no cargo em comissão após comprovada a regularidade das certidões e demais documentos estabelecidos em lei para ingresso na função.
A Câmara de Goiânia é cumpridora de todas as decisões judiciais e ainda não foi notificada oficialmente pelas autoridades competentes. A Mesa Diretora do Poder Legislativo já determinou a demissão do funcionário.
(Colaborou Aline Goulart, repórter do g1 Goiás)
Você se interessou por essa matéria?
Acessar conta
É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.
Criar conta gratuita
É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.
Assine O Popular digital
R$ 9,90 Mensais
Desconto para assinatura digital no primeiro mês
Newsletter
Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.
Notícias do Atlético
Notícias do Goiás E. C.
Notícias do Vila Nova
Destaques do Impresso
Podcast Giro 360
Economia Goiana
Edição de Domingo
Crônicas da Semana