Ótica ou óptica?
Segundo o Dicionário Houaiss, há uma oscilação entre o uso das formas óptica e ótica, com prevalência da forma ótica no registro oral e no registro escrito para indicar o significado de óptica, algo relativo ao olho
Carlos André
Que atire o primeiro dicionário aquele que nunca teve dúvida sobre onde comprar os óculos....
🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp
Bem, sem entrar em qualquer aspecto de natureza comercial, gramaticalmente, em verdade digo: o ideal seria comprar em uma óptica, mas pode também ser em uma ótica.
Explico:
Segundo o Dicionário Houaiss, óptica é a parte da física que trata da luz e de fenômenos da visão. Pode ser também o estabelecimento que vende ou fabrica instrumentos ópticos, especialmente óculos e lunetas. O opticista é o especialista em óptica.
Já ótica, segundo o mesmo dicionário, é relativo à orelha, ao ouvido. Vem do grego otikós, daí a otite, que é a inflamação do ouvido; a otalgia, que é a popular dor de ouvido. O otologista é o médico especializado em doenças do ouvido.
Mas... então, o nome da loja em que se vendem óculos não deveria ser apenas óptica?
Devagar com o andor...
Ainda segundo o Dicionário Houaiss, no registro escrito da língua culta brasileira, há uma oscilação entre o uso das formas óptica e ótica, com prevalência da forma ótica no registro oral e no registro escrito para indicar o significado de óptica, algo relativo ao olho.
Logo, por uso efetivo, já é possível usar a palavra ótica também designar local em que se vendem óculos, embora não seja o ideal, do ponto de vista da origem etimológica.
Assim, fique à vontade em comprar em ópticas e em óticas, embora eu -- professor de gramática -- prefira ópticas.
Até a próxima
Fraterno abraço
Professor Carlos André

()
Newsletter
Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.
Notícias do Atlético
Notícias do Goiás E. C.
Notícias do Vila Nova
Destaques do Impresso
Podcast Giro 360
Economia Goiana
Edição de Domingo
Crônicas da Semana