IcEsporte

Esporte

Felipe Melo critica Sampaoli no Brasil e diz que ele tentou impor 'algo' que não existe

Felipe Melo destacou os trabalhos de Jorge Jesus e Abel Ferreira no país, avaliando que eles "subiram o sarrafo" para os técnicos brasileiros

Folhapress
Felipe Melo, volante do Palmeiras

Felipe Melo, volante do Palmeiras (Cesar Greco/Ag. Palmeiras)

O meio-campista Felipe Melo, do Palmeiras, criticou a passagem de Jorge Sampaoli pelo futebol brasileiro. Na opinião do jogador, o treinador argentino tentou "impor uma situação que não existe" e não conseguiu ganhar nada, apesar de encantar muita gente.

Felipe Melo destacou os trabalhos de Jorge Jesus e Abel Ferreira no país, avaliando que eles "subiram o sarrafo" para os técnicos brasileiros - o que ele considera uma coisa positiva. Por outro lado, o meio-campista entende que muitos treinadores estrangeiros - como Sampaoli - recebem aplausos sem merecerem.

"Temos grande treinadores estrangeiros que 'subiram o sarrafo' aqui no Brasil: Jorge Jesus, o Abel Ferreira, dentre outros. Isso é bom para os brasileiros, mas não podemos nos esquecer do nosso produto. Muita gente vem de fora, ganha, a gente tem que bater palma e tirar o chapéu, mas outros tentam impor uma situação que não existe e as pessoas aplaudem - como o Sampaoli", disse o jogador em entrevista ao Bola da Vez, da ESPN Brasil, hoje.]

"Tenho muito respeito pelo Sampaoli, pelo que ele faz, mas não ganhou nada na Argentina. O cara que pega a Argentina do Messi e não consegue ganhar nada, alguma coisa tem. Então, ganhou com o Chile, parabéns, mas aqui no Brasil vejo muitos outros que são melhores que ele e que as pessoas não aplaudem", continuou.

No início da temporada 2020, Jorge Sampaoli era um dos favoritos a assumir o cargo de treinador do Palmeiras e chegou a negociar com o clube. Felipe Melo comentou a situação, dizendo que, apesar de se considerar mais conservador, seria interessante trabalhar com um técnico que propõe um estilo de jogo mais ofensivo.

"Seria interessante se ele viesse para o Palmeiras. Eu gostaria de trabalhar com um treinador que gosta de atacar, como é o Sampaoli, como é o Diniz. Nós ganhamos jogos deles, mas era difícil encaixar a marcação. Também perdemos jogos contra eles por isso", finalizou Felipe Melo.

Você se interessou por essa matéria?

Acessar conta

É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

Criar conta gratuita

É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

Assine O Popular digital

R$ 9,90 Mensais

Desconto para assinatura digital no primeiro mês

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcEsporte

Esporte

Hugo pega pênalti, Corinthians segura Palmeiras e conquista seu 31º Paulista

Depois de ganhar na casa do rival, por 1 a 0, o time alvinegro segurou um heroico empate sem gols

Jogadores do Corinthians comemoram com Hugo após defesa de pênalti

Jogadores do Corinthians comemoram com Hugo após defesa de pênalti (Eduardo Carmim/Photo Premium/Folhapress)

Foi dramático. Nesta quinta-feira (27), o Corinthians conquistou o Campeonato Paulista pela 31ª vez em sua história após superar o Palmeiras e ampliou sua hegemonia como o maior campeão do estadual.

Depois de ganhar na casa do rival, por 1 a 0, o time alvinegro segurou um heroico empate sem gols após o goleiro Hugo defender um pênalti de Raphael Veiga, já no segundo tempo. Além disso, jogou por mais de 20 minutos com um menos, após a expulsão do zagueiro Félix Torres, pelo segundo cartão amarelo.

Derrotar o maior rival na decisão significou ainda sair de um incômodo jejum de títulos. O último troféu do clube do Parque São Jorge havia sido conquistado em 2019, quando venceu justamente o Paulista.

Era o maior tempo do Corinthians na fila desde o maior jejum de sua história, quando ficou 23 anos sem ser campeão e encerrou a série com o Paulista de 1977.

Teve, ainda, um sabor especial, por impedir o maior rival de se tornar o primeiro tetracampeão da era moderna do torneio. Campeão em 2022, 2023 e 2024, a equipe de Abel Ferreira não conseguiu desta vez a virada que buscou nas últimas três edições.

Desta vez, seria mais difícil. Afinal, como o Corinthians teve a melhor campanha da primeira fase, teve a vantagem de fazer o segundo jogo diante de sua torcida.

Foi um duelo tenso. Faltas, empurrões, reclamações e pouco futebol marcaram os primeiros 45 minutos. A primeira finalização com real perigo saiu apenas aos 27 minutos, quando Rodrigo Garro invadiu a grande área e acertou a trave de Weverton.

Parecia que as duas equipes estavam com mais medo de cometer um erro comprometedor, do que buscar um jogada diferente para furar as defesas adversárias.

O panorama era melhor para os donos da casa, que conquistaram a vantagem de jogar pelo empate. Para o Palmeiras, o relógio logo passou a ser um rival a mais. A cada minuto, o time tinha menos tempo em sua tentativa de reverter o placar.

No segundo tempo, o cenário não mudou muito, embora o Palmeiras tenha rondado mais o ataque. Tanto que conseguiu descolar o pênalti, aos 22 minutos. Depois de muita reclamação, a cobrança foi feita quase seis minutos depois, defendida por Hugo Souza.

Foi o sétimo pênalti defendido pelo goleiro corintiano em 20 cobranças contra sua meta. Uma média de 35% de efetividade nas defesas. Nesta edição do Paulista, ele já havia parado um palmeirense. Na fase de grupos, ele defendeu uma cobrança de Estêvão e ajudou a segurar o empate por 1 a 1.

A defesa mais recente foi fundamental para a revanche corintiana. Além do 31º troféu paulista de sua história, ao impedir o tetra do rival, o Corinthians obteve uma espécie de vingança. Há cinco anos, o clube teve a chance de se tornar o primeiro tetracampeão do estado, mas acabou impedido justamente pelo Palmeiras, vencedor da edição de 2020.

Foi a segunda vez que os corintianos tiveram esse gostinho. Em 2013, a formação corintiana impediu o Santos, então liderado por Neymar, de alcançar o feito. Ainda embalado pelas conquistas do Mundial e da Libertadores no ano anterior, o Corinthians freou a séria santistas iniciado com o troféu de 2010.

O peso de agora, porém, por ser sobre o maior rival, sem dúvida vai ser ainda mais celebrado pela torcida do Corinthians, que fez uma linda festa na Neo Química Arena, em Itaquera.

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcEsporte

Esporte

Luighi diz que racismo em jogo do Palmeiras deixa cicatrizes

Jogador levou uma cusparada, denunciou xingamento de "macaco" ao árbitro da partida e chorou no banco de reservas

undefined / Reprodução

O atacante Luighi, do Palmeiras, se manifestou nas redes sociais após ser alvo de racismo na partida da equipe sub-20 contra o Cerro Porteño, nesta quinta-feira, pela Libertadores da categoria (assista acima a entrevista dada pelo jogador após o jogo) .

"Dói na alma. E é a mesma dor que todos os pretos sentiram ao longo da história, porque as coisas evoluem, mas nunca são 100% resolvidas. O episódio de hoje deixa cicatrizes e precisa ser encarado como é de fato: crime. Até quando? É a pergunta que espero não ser necessária ser feita em algum momento. Por enquanto, seguimos lutando", disse Luighi, no Instagram.

🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

Figueiredo e Luighi foram alvos de ataques. O primeiro deles viu um torcedor - que estava com uma criança no colo - imitar um macaco em sua direção enquanto passava pela lateral do campo.

Luighi levou uma cusparada, denunciou xingamento de "macaco" ao árbitro da partida e chorou no banco de reservas. Ele desabafou na entrevista após o jogo e se revoltou com a falta de uma pergunta sobre o episódio. A entrevista foi feita por um prestador de serviço da transmissão oficial da Conmebol, que é instruído protocolarmente a perguntar sobre o jogo, segundo apurou o UOL. O atleta voltou a ir aos prantos.

"É sério isso? Vocês não vão perguntar sobre o ato de racismo que fizeram comigo? É sério? Até quando a gente vai passar isso? Me fala... até quando a gente vai passar isso? O que fizeram comigo foi um crime, pô. Vocês vão perguntar sobre o jogo mesmo? A Conmebol vai fazer o que sobre isso? CBF, sei lá. Você não vai perguntar sobre isso? Não ia, né? Você não ia perguntar sobre isso. O que fizeram foi um crime comigo, pô. A gente é formação. Aqui é formação, pô. A gente está aprendendo aqui", disse Luighi, na saída de campo.

O Palmeiras divulgou nota condenando os atos racistas e disse que "irá até as últimas instâncias para que todos os envolvidos em mais esse episódio repugnante de discriminação sejam devidamente punidos".

Já a Conmebol afirmou, também em nota, que "medidas disciplinares apropriadas serão implementadas, e outras ações estão sendo avaliadas em consulta com especialistas da área".

O Palmeiras venceu o jogo por 3 a 0. Riquelme Fillipi marcou dois gols, e Erick Belé anotou o outro. O time paulista chegou aos seis pontos e se isolou na liderança do grupo após a segunda rodada.

Trechos da entrevista que o atacante Luighi deu após o jogo onde sofreu racismo. (Reprodução/Globo Esporte)

Trechos da entrevista que o atacante Luighi deu após o jogo onde sofreu racismo. (Reprodução/Globo Esporte)

Nota do Palmeiras

É inadmissível que, mais uma vez, um clube brasileiro tenha de lamentar um ato criminoso de racismo ocorrido em jogos válidos por competições da CONMEBOL. A Sociedade Esportiva Palmeiras presta toda solidariedade aos atletas do clube que estão disputando a Libertadores Sub-20 no Paraguai e comunica que irá até as últimas instâncias para que todos os envolvidos em mais esse episódio repugnante de discriminação sejam devidamente punidos.

Racismo é crime! E a impunidade é cúmplice dos covardes!

As suas lágrimas, Luighi, são nossas! A Família Palmeiras tem orgulho de você!

Nota da Conmebol

A CONMEBOL rejeita categoricamente todo ato de racismo ou discriminação de qualquer tipo. Medidas disciplinares apropriadas serão implementadas, e outras ações estão sendo avaliadas em consulta com especialistas da área.

Você se interessou por essa matéria?

Acessar conta

É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

Criar conta gratuita

É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

Assine O Popular digital

R$ 9,90 Mensais

Desconto para assinatura digital no primeiro mês

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcEsporte

Esporte

Felipe Melo anuncia aposentadoria

Volante estava livre no mercado da bola após defender o Fluminense na última temporada, mas vai encerrar a carreira

Felipe Melo

Felipe Melo (Daniel Brasil/Código 19/Folhapress)

Felipe Melo anunciou nesta sexta-feira (24) sua aposentadoria do futebol. O jogador de 41 anos agradeceu pelo "privilégio de ter feito o que amo" e se mostrou confiante para o "próximo capítulo". Ele, porém, não contou quais serão os novos projetos.

"Nesta sexta-feira (24), encerro um dos capítulos mais importantes da minha vida: minha carreira como jogador de futebol. Foram anos incríveis, de muitas batalhas e conquistas", publicou Felipe Melo, no Instagram.

"Agradeço a todos os clubes que tive o prazer de atuar, aos torcedores, que foram o combustível da minha caminhada, aos meus companheiros, todas as pessoas que marcaram essa jornada e à minha família, que sempre acreditou em mim. [...] Agora, sigo confiante para o próximo capítulo, porque sei que Ele continuará me guiando. Obrigado a todos que fizeram parte dessa história. [...] Nunca deixem de sonhar grande, profetizar com convicção"

O QUE ACONTECEU

Felipe Melo estava livre no mercado da bola após defender o Fluminense na última temporada. Em 2024, foram 23 jogos pelo time carioca, sendo o último deles na derrota para o Botafogo, em 21 de setembro, pelo Campeonato Brasileiro.

Pelo clube carioca, conquistou a Libertadores de 2023 e a Recopa Sul-Americana de 2024. Ele chegou ao Flu em 2022, após passagem pelo Palmeiras.

Ao todo, Felipe Melo conquistou três Libertadores (2020, 2021 e 2023), dois Brasileiros (2003 e 2018) e duas Copas do Brasil (2003 e 2020). No futebol brasileiro, ele passou por Fluminense, Palmeiras, Grêmio, Cruzeiro e Flamengo.

O jogador também virou ídolo do Galarasaray (TUR). Ele é tricampeão turco (2011/12, 2012/13 e 2014/15), bicampeão da Taça da Turquia (2013/14 e 2014/15) e tri da Supertaça da Turquia (2012/13, 2013/14 e 2014/15).

Felipe Melo ainda tem passagens por: Inter de Milão, Juventus, Fiorentina, Almería, Racing Santander e Mallorca.

Como volante, defendeu a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, e foi campeão da Copa das Confederações em 2009. Felipe Melo acabou marcado pela expulsão nas quartas de final do Mundial, em jogo contra a Holanda, que terminou com a eliminação do Brasil.

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcEsporte

Esporte

Palmeiras anuncia contratação de Paulinho; transferência é a maior do mercado brasileiro

Alviverde desembolsou cerca de 18 milhões de euros (quase R$ 114 milhões), além de incluir Gabriel Menino e Patrick

Paulinho, atacante que se transferiu do Atlético-MG para o Palmeiras

Paulinho, atacante que se transferiu do Atlético-MG para o Palmeiras (Pedro Souza / Atlético-MG)

O Palmeiras anunciou oficialmente nesta terça-feira (31) a contratação do atacante Paulinho, que estava no Atlético-MG.

O jogador assinou vínculo por cinco anos, até 2029. Ele marcou 50 gols nas duas temporadas em que passou no time mineiro, além de ter dado 12 assistências, em 120 jogos disputados.

O alviverde desembolsou cerca de 18 milhões de euros (quase R$ 114 milhões), além de incluir Gabriel Menino e Patrick, capitão do sub-20, no negócio. Ambos são Crias da Academia e agradaram ao Galo. A transferência supera os R$ 106 milhões (valor corrigido) que o Flamengo pagou em 2019 para ter Arrascaeta, à época do Cruzeiro.

O anúncio fez referência ao movimento de arco e flecha, comemoração de Paulinho. Ele se despediu do Atlético-MG um pouco antes.

"A minha reação à proposta foi como da primeira vez, do primeiro convite do Palmeiras, há alguns anos. Se não me engano, essa foi a terceira ou quarta tentativa do clube. E eu sempre fui muito solícito e grato por esse reconhecimento. É um clube enorme do Brasil e do mundo e eu sei o quanto essa camisa pesa. Estou muito feliz de agora poder representar esse clube que tem tanta história. Com certeza a disputa do Super Mundial pesou muito na minha decisão. O Palmeiras é um clube enorme e estar em uma competição que será a maior do mundo entre clubes, com o projeto maravilhoso que o Palmeiras tem, chamou a minha atenção e fico feliz de poder fazer parte disso. Aceitei, claro, não só pelo Mundial, mas também pela Libertadores, pelo Brasileiro, pela Copa do Brasil, pelo Paulista, por todos os campeonatos que o Palmeiras entra sempre para vencer", disse Paulinho.

Lesionado, Paulinho só deverá fazer sua estreia em março. Depois de ter atuado no sacrifício durante a reta final da temporada, o atacante de 24 anos passou por cirurgia no início deste mês para tratar uma fratura por estresse na tíbia da perna direita. A contratação faz o Palmeiras abrir mão da filosofia exposta pela presidente Leila Pereira.

Ele é sonho antigo de Abel Ferreira. O técnico português já queria a contratação quando o jogador saiu do Bayer Leverkusen, em 2022, mas o Palmeiras se assustou com os valores pedidos na época.

É também o segundo atacante contratado pelo clube para 2025. O Alviverde fechou a contratação do uruguaio Facundo Torres, que estava no Orlando City, dos EUA. Ambos se adequam ao perfil de reforços, sendo jovens e polivalentes.

"Conheço alguns jogadores, tive uma troca de ideia na Seleção Brasileira. Já perguntei e conversei com alguns que me falaram muito bem do Palmeiras, da estrutura, do grupo, enfim, do próprio treinador, com quem eu também já tive a oportunidade de conversar e trocar uma boa ideia. Estou muito confiante, estou grato pelo reconhecimento e pela confiança depositada em mim e espero poder retribuir com muitas vitórias, gols e títulos", falou o novo jogador alviverde.

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana