Mãe de siamesas Lara e Larissa busca ajuda para ficar em Goiânia durante tratamento das filhas
As gêmeas nasceram unidas pelo tórax, abdômen e bacia e estão internadas desde então
Sylvester Carvalho

Kátia segurando suas filhas Lara e Larissa, que são gêmeas siamesas. (Reprodução/TV Anhanguera)
A profissional autônoma Kátia Cardoso, mãe das gêmeas siamesas Lara e Larissa , precisa de ajuda para ficar em Goiânia durante o tratamento de saúde das filhas. As crianças estão na capital desde que nasceram , em outubro de 2023, e já passaram pelo Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) e pelo Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).
Atualmente, as gêmeas estão internadas na enfermaria do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), que fica no Parque Acalanto, também na capital. De acordo com a unidade, o quadro de saúde das meninas é estável, sem comprometimento neurológico ou hemodinâmico.
"Elas vão precisar de oxigênio, então os cuidados são maiores e sozinha não consigo. Devido a problemas respiratórios, elas precisam ficar isoladas até pegarem mais imunidade, então estou atrás de alugar uma casa ou apartamento num bairro próximo do hospital", afirmou Kátia.
🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp
Além de ajuda financeira, a família precisa de doações de alguns materiais, como fraldas, móveis e itens de alimentação especial. Para ajudar, basta entrar em contato com Kátia pelo telefone (94) 98178-3075 .
Vale lembrar que a família é da cidade de Parauapebas, na região sudeste do Pará, e até vendeu uma moto para ajudar a pagar as despesas do tratamemto. Por enquanto, não há previsão das gêmeas receberem alta. E mesmo quando isso acontecer, a recomendação médica é que as crianças fiquem por perto para a realização do acompanhamento.
"Não tenho parentes aqui em Goiânia, desde que cheguei fiquei na casa da OVG [Organização das Voluntárias de Goiás]. Eles sempre me dão suporte e só tenho a agradecer por todo o carinho deles. O pai Dffison Rocha Santos, minha filha Alice, de 7 anos, e minha mãe precisam vir pra me ajudar a cuidar delas em casa", completou Kátia.

As gêmeas Lara e Larissa têm 8 meses e estão internadas no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad). (Reprodução/TV Anhanguera)
Leia Também
Relembre o caso
As siamesas Lara e Larissa nasceram unidas pelo tórax, abdômen e bacia no Hemu, em 11 de outubro de 2023. Logo após o nascimento, ficaram internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por 59 dias, em estado gravíssimo. Depois, as gêmeas foram transferidas para o Hecad.
Em janeiro deste ano, as crianças precisaram passar por uma cirurgia de cateterismo no Hugol. Após o procedimento, Lara e Larissa voltaram para o Hecad, onde seguem internadas.
Você se interessou por essa matéria?
Acessar conta
É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.
Criar conta gratuita
É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.
Assine O Popular digital
R$ 9,90 Mensais
Desconto para assinatura digital no primeiro mês
Newsletter
Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.
Notícias do Atlético
Notícias do Goiás E. C.
Notícias do Vila Nova
Destaques do Impresso
Podcast Giro 360
Economia Goiana
Edição de Domingo
Crônicas da Semana