UniAraguaia lança programa Caminhada Virtual pela Cultura do Cerrado
Em parceria com o Instituto Altair Sales, o centro universitário busca promover a diversidade cultural, histórica e ambiental do Cerrado

UniAraguaia

(Geisa Peixoto)
A UniAraguaia e o Instituto Altair Sales (IAS) formalizaram uma parceria para promover e preservar a diversidade cultural, histórica e ambiental do Cerrado. Como resultado dessa colaboração, foi lançado o programa audiovisual "Caminhada Virtual pela Cultura do Cerrado", que integra o projeto de extensão Sala Verde.
O programa tem como objetivo ampliar a consciência socioambiental por meio de conteúdos que unem ciência, tradição e identidade regional, fortalecendo o vínculo da comunidade acadêmica e externa com as riquezas culturais e naturais do Cerrado.
"Na UniAraguaia, acreditamos que educar é também cultivar vínculos com o território, com a cultura e com o meio ambiente. O projeto Sala Verde e o programa 'Caminhada Virtual pela Cultura do Cerrado' oferecem aos nossos estudantes a oportunidade de aprender com os saberes da terra, com as memórias de um povo e com a urgência da preservação. Assim cumprimos a missão de formar sujeitos críticos, sensíveis e comprometidos com um mundo sustentável", afirma a Pró-Reitora da UniAraguaia, profa. dra. Tatiana Carilly".
A cerimônia de lançamento contou com a presença de pesquisadores, professores, estudantes e representantes de entidades culturais e ambientais. A mesa de cerimônia foi composta por: professor mestre Arnaldo Cardoso Freire, reitor da UniAraguaia; professora doutora Tatiana Carilly de Oliveira, Pró-reitora Pedagógica da UniAraguaia; professor doutor Altair Sales, presidente do IAS; Thaís Guimarães de Castro, subdelegada do Conselho Regional de Biologia da 4ª Região; doutor Jales Mendonça, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás; doutor Nilson Jaime, presidente do Instituto Cultural Bernardo Élis; professora Meirinalva Maria, diretora executiva do Instituto Altair Sales; escritora Elizabeth Caldeira, presidente da Academia Feminina de Letras de Goiás; apresentador do programa "Frutos da Terra", Hamilton Carneiro; professora Heloísa Bufaiçal Brandão; e professor Álvaro Catelan.
Também prestigiaram o evento o jornalista e escritor Helverton Baiano, o escritor Pedro Ivo e o influenciador digital Jacques Vanier.
Sala Verde: um espaço imersivo do Cerrado
Cada episódio do programa "Caminhada Virtual pela Cultura do Cerrado", além de ser exibido no canal do YouTube "Intervalo de Aula" da UniAraguaia, também poderá ser apreciado na Sala Verde, um ambiente completamente remodelado em parceria com o Instituto Altair Sales. Concebido para oferecer aos estudantes e à comunidade externa uma experiência imersiva única, o espaço explora sons, elementos visuais, sensações táteis e sabores típicos do Cerrado, proporcionando uma conexão profunda com o bioma e sua cultura.
Confira fotos do evento:
Newsletter
Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.
Notícias do Atlético
Notícias do Goiás E. C.
Notícias do Vila Nova
Destaques do Impresso
Podcast Giro 360
Economia Goiana
Edição de Domingo
Crônicas da Semana