IcMagazine

Magazine

Pequenas Empresas e Grandes Negócios apresenta empreendedores da Geração Z

Programa deste domingo (27/10) apresenta diferentes perfis de empreendedores dessa geração e também mostra o segundo episódio de Assunto de Família, quadro do consultor de economia Gil do Vigor

O 'Pequenas Empresas e Grandes Negócios' apresenta segundo episódio de Assunto de Família, quadro do consultor de economia Gil do Vigor

O 'Pequenas Empresas e Grandes Negócios' apresenta segundo episódio de Assunto de Família, quadro do consultor de economia Gil do Vigor (Globo/ Divulgação)

Neste domingo (27), o Pequenas Empresas e Grandes Negócios faz um giro pelo Brasil e mostra empreendimentos comandados por jovens nascidos entre 1995 e 2010, que constituem a Geração Z. Além disso, o programa apresenta uma clínica de estética que tem um clube de assinatura, permitindo que as clientes façam procedimentos por um preço mais baixo, além de apresentar o Bar do Berinjela, fundado pelo pai do empreendedor de mesmo apelido. Ele e a família estão precisando de uma ajudinha para retomar o controle financeiro e Gil do Vigor, consultor do quadro, vai auxiliar na tarefa.

🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

Segundo o Deloitte Global 2023 Gen Z and Millennial Survey, a Geração Z está mais propensa a iniciar negócios que tenham um impacto positivo no mundo, além de ser mais propensa a utilizar a tecnologia a seu favor. O PEGN vai mostrar casos diversos de microempreendedores dessa geração que apostaram em suas ideias.

Em São José do Rio Preto (SP), o artista João Pedro faz dioramas, que são representações de cenários ou fotografia em miniaturas. Ele mistura o trabalho artesanal com tecnologia, desenvolvendo os projetos e utilizando impressora 3D. Já em Curitiba, Vanessa fundou uma agência de marketing digital e, aos 28 anos, conta com quatro funcionários. E em São Luis do Maranhão, Ádani, 29 anos, e Patrícia, 28 anos, se uniram com mais dois amigos, abriram uma startup na área de educação e entretenimento e criaram um jogo educacional sobre a Amazônia.

Nos preparativos para a Black Friday, o Pequenas Empresas e Grandes Negócios mostra uma clínica de beleza que aposta em um diferencial: um clube de assinaturas com mensalidades que permitem o acesso a tratamentos e procedimentos mais baratos, além da possibilidade de realização com maior frequência.

Este domingo também traz o segundo episódio do quadro Assuntos de Família, que vai até o Bar do Berinjela, no bairro do Tatuapé (SP), gerenciado pelo empresário que carrega esse apelido. Pedro Lins leva o consultor de economia Gil do Vigor para dar uma aula intensiva à família, que está enfrentando desafios financeiros no empreendimento.

No G1, o público poderá conferir na íntegra os ensinamentos que o Gil do Vigor passou para a família de empreendedores e se inspirar para aplicação em seus próprios negócios ou realidades. Na página do Pequenas Empresas e Grandes Negócios no G1, o público poderá conferir na íntegra os ensinamentos que o Gil do Vigor passou para a família de empreendedores e se inspirar para aplicação em seus próprios negócios ou realidades. Basta acessar g1.com/pegn.

O Pequenas Empresas e Grandes Negócios tem direção geral de Bianca Lopes, produção executiva de Gabriel Jacome, coordenação de produção de Aline Gutierrez e redação final de Cristiane Ballerini.

Você se interessou por essa matéria?

Acessar conta

É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

Criar conta gratuita

É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

Assine O Popular digital

R$ 9,90 Mensais

Desconto para assinatura digital no primeiro mês

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcMagazine

Magazine

'Pequenas Empresas e Grandes Negócios' traz depoimentos sobre resiliência e reconstrução

Programa deste sábado (29) conta com participação de Gil do Vigor no quadro 'Assuntos de Família'

A vendedora Maria Pereira terá sua história contada na edição deste sábado (29), no programa da Globo

A vendedora Maria Pereira terá sua história contada na edição deste sábado (29), no programa da Globo (TV Globo)

O Pequenas Empresas e Grandes Negócios que vai ao ar neste sábado (29) traz uma edição repleta de histórias inspiradoras de empreendedorismo, superação e reconstrução. Entre os destaques do programa, está o quadro Assuntos de Família, no qual Gil do Vigor auxilia as irmãs Vanessa, Elaine e Fernanda a superarem desafios financeiros em sua loja de decoração.

A empresa, que existe desde 2016, enfrenta dificuldades na organização financeira e gestão de estoque. Apesar de um bom faturamento em determinados períodos, as irmãs não conseguem manter um fluxo de caixa saudável. Para ajudar nessa transformação, Gil propõe estratégias de promoção para reduzir o estoque e reorganizar as finanças. As empresárias aceitam o desafio e a reportagem mostra na prática os resultados dessa consultoria.

A edição deste sábado também destaca a história de Maria Pereira, mais conhecida como Maria da Bisteca, em Fortaleza (CE). Sua trajetória de superação lembra o enredo de um clássico da teledramaturgia: Vale Tudo, que ganha o seu remake a partir desta segunda-feira (31). Após sair de uma relação abusiva, Maria transformou sua paixão pela culinária em um empreendimento de sucesso, vendendo pratos tradicionais em uma praça da cidade ao lado de seus filhos, Matheus e Kauã.

Outro destaque é a trajetória de Karen Araujo, que deixou sua carreira no setor bancário para investir no próprio negócio de moda feminina. Com apenas R$ 10 mil de rescisão, ela iniciou a jornada de empreendedora e hoje se destaca ao unir consultoria de moda com um modelo de vendas personalizado. O Pequenas Empresas e Grandes Negócios também traz em sua programação deste sábado uma matéria com orientações gerais para quem é MEI (Microempreendedor Individual) e vai declarar Imposto de Renda em 2025.

O Pequenas Empresas e Grandes Negócios, que vai ao ar neste sábado (29), tem direção geral de Fernanda Telles, produção executiva de Gabriel Jacome, coordenação de produção de Aline Gutierrez e redação final de Cristiane Ballerini.

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcMagazine

Magazine

Pequenas Empresas e Grandes Negócios estreia série 'Mulher Empreendedora'

Programa deste sábado (8) traz exemplos inspiradores de empreendedorismo feminino, dicas sobre saúde mental no trabalho e a rede social brasileira que compete com gigantes

A repórter Déborah Morato (direita) estreia série especial no Pequenas Empresas e Grades Negócios

A repórter Déborah Morato (direita) estreia série especial no Pequenas Empresas e Grades Negócios (Globo/ Divulgação)

Tem novidades no Pequenas Empresas e Grandes Negócios. O programa deste sábado (8) tem estreia em dose dupla: Déborah Morato, antes apresentadora da afiliada EPTV Sul de Minas, passa a integrar o time de repórteres e tem a sua primeira missão à frente da série Mulher Empreendedora, que vai reunir histórias femininas de sucesso no mundo dos negócios. O matinal também traz uma programação especial com histórias inspiradoras de inovação, sustentabilidade e criatividade. De piscicultura sustentável no Tocantins a uma rede social brasileira que compete com gigantes globais, o programa apresenta os desafios e as conquistas de empresários de diferentes setores. O PEGN ainda dá dicas importantes sobre os novos regulamentos para saúde mental no ambiente de trabalho.

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no próprio dia 8, o programa estreia a série Mulher Empreendedora, com histórias nacionais no universo do empreendedorismo. Em São Paulo, Déborah conhece a criadora de uma marca de produtos para cabelos que valoriza a beleza negra. Sheila Makeda, inspirada pela própria experiência de vida e pelo exemplo de sua mãe, construiu um negócio de sucesso com fornecedores em todo o Brasil, priorizando parcerias com empresas que possuem liderança feminina, em especial as que empregam mulheres negras.

Do Sudeste para a região Norte, o programa vai ao Tocantins conhecer a bióloga Marise Nakata Suzuki, que revolucionou o mercado de tilápia com a sua empresa de piscicultura sustentável. Com um modelo de produção barato, eficiente e sustentável, com tanques elevados que permitem a recirculação da água, é um exemplo de negócio que integra inovação e responsabilidade ambiental.

Marcelo Baccarini compartilha informações essenciais sobre a nova legislação que entrará em vigor em maio, tornando obrigatório para as empresas brasileiras o cuidado com a saúde mental dos trabalhadores. Ele dá dicas práticas para a criação de um ambiente de trabalho seguro e saudável.

O PEGN apresenta ainda a história de Afonso Alcântara, empreendedor cearense que criou uma rede social que já alcança usuários em 176 países. Com foco em publicidade on-line e recursos inovadores, a plataforma se destaca por conceder aos usuários o controle de suas interações digitais.

Do Ceará para São Paulo, vamos conhecer a confeiteira Fabiana Feldhaus, que compartilha sua trajetória de sucesso e revela que já está se preparando para a Páscoa. Já em Salvador, o ambulante Milton Paciência Cavalcante é o inventor de um refresco de sucesso na região: o suco de limão com coco. Com criatividade para o marketing, Milton exibe anúncios em diferentes idiomas em seu carrinho e conquista os clientes com seu jeito extrovertido, ao oferecer a degustação do seu refresco.

O Pequenas Empresas e Grandes Negócios tem direção geral de Bianca Lopes, produção executiva de Gabriel Jacome, coordenação de produção de Aline Gutierrez e redação final de Cristiane Ballerini.

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcMagazine

Magazine

'Pequenas Empresas e Grandes Negócios' conversa com empreendedores que assumiram o legado da família

Programa dá início a março com dicas de como renegociar as dívidas e aproveitar as oportunidades do mês para impulsionar as vendas

Mulheres empreendedoras: um dos aspectos da reportagem especial do 
Pequenas Empresas e Grandes Negócios

Mulheres empreendedoras: um dos aspectos da reportagem especial do Pequenas Empresas e Grandes Negócios (Rede Globo)

Inspirado pela icônica dupla Fernanda Montenegro e Fernanda Torres - que concorre ao Oscar de melhor atriz neste domingo (2), repetindo o feito da mãe --, a próxima edição do Pequenas Empresas e Grandes Negócios apresenta histórias de força e inspiração entre gerações, reforçando a importância das conexões familiares no mundo dos negócios. A paixão por um ofício, o conhecimento de um mercado e os valores transmitidos ao longo do tempo podem ser o ponto de partida para uma jornada de sucesso. Pensando nisso, o programa deste sábado reúne empreendedores que compartilham suas experiências e aprendizados ao seguir os passos dos pais.

O PEGN também vai até Santa Catarina conhecer um casal que inovou ao unir seus talentos -- ela na moda, ele na tecnologia -- para criar uma plataforma que auxilia confecções na modelagem e no corte de peças. A ferramenta promete economia de tempo e, principalmente, de tecido, contribuindo para um processo produtivo mais eficiente e sustentável.

Com a alta dos juros impactando a vida financeira de muitos brasileiros, Marcelo Baccarini dá dicas importantes sobre renegociação de dívidas e os caminhos para a recuperação judicial, oferecendo orientação e suporte para quem busca equilíbrio financeiro. O programa também destaca as principais datas comemorativas de março, como o Dia Internacional da Mulher, o Dia Mundial da Água e o Dia do Consumidor, para os empreendedores aproveitarem essas oportunidades para impulsionar suas vendas.

Imagine dar acessibilidade a todas as informações de um rótulo, embalagem ou código de barras. O PEGN vai até Caxias do Sul conhecer duas amigas que desenvolveram um aplicativo inovador que promete facilitar a vida de milhões de brasileiros com deficiência visual. A ferramenta "lê" rótulos, embalagens e códigos de barras, fornecendo informações em áudio, como modo de usar, tabela nutricional e valores calóricos. Gratuito para os usuários, o app funciona em parceria com as marcas, que pagam uma taxa para cadastrar seus produtos, mostrando que inclusão e inovação podem andar juntas.

Para encerrar a série especial de carnaval, o Pequenas Empresas e Grandes Negócios cai na folia nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo em busca de histórias inspiradoras. Na Cidade Maravilhosa, vamos conhecer um bloco de mulheres empreendedoras que se unem para fortalecer o empreendedorismo feminino e celebrar a força da mulher brasileira. Já em São Paulo, a trajetória de Rubens Lazarini, empresário que cresceu junto com a expansão dos blocos de rua na cidade e hoje faz sucesso com seus carros de som, levando música e alegria para os foliões.

O Pequenas Empresas e Grandes Negócios tem direção geral de Bianca Lopes, produção executiva de Gabriel Jacome, coordenação de produção de Aline Gutierrez e redação final de Cristiane Ballerini.

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcPolitica

Política

420 "zoomers" disputam vaga na corrida eleitoral em Goiás

Do total, 417 concorrem a cadeiras em câmaras de vereadores e três como candidatos a vice-prefeito; na campanha, buscam a confiança do eleitor

Ana Clara Basílio (Republicanos), 20 anos, concorre a vaga de vereadora em Goiânia: incentivo na família

Ana Clara Basílio (Republicanos), 20 anos, concorre a vaga de vereadora em Goiânia: incentivo na família (Wesley Costa / O Popular)

Na eleição deste ano, Goiás tem 420 candidatos que nasceram nos anos 2000. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são 417 postulantes a vereador e três a vice-prefeito, espalhados por 180 municípios. Esses candidatos representam um recorte da geração Z (1995-2010), também conhecidos como "zoomers", que têm comportamento influenciado de forma relevante por redes sociais e o desenvolvimento tecnológico. Em 2020, 181 candidatos nascidos nos anos 2000 participaram da eleição no estado, todos em busca de cadeiras para vereador. Do total, nove foram eleitos em cidades do interior.

🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

Na disputa por uma cadeira da Câmara de Trindade, Isther Rocha (MDB) completou 18 anos em junho e é uma das candidatas mais jovens do estado. A legislação eleitoral determina que, para buscar o cargo de vereador, é preciso ter a maioridade até a data do pedido de registro de candidatura. Já para prefeito ou vice, o candidato deve ter, no mínimo, 21 anos até o dia da posse.

Segundo Isther, o interesse pela política surgiu diante da experiência como voluntária social. O contato com a área ocorreu por influência da mãe, Ivaneide Rocha, que trabalha em um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e foi candidata a vereadora em 2020. A emedebista também menciona interesse em se dedicar à área cultural, pois ela e os pais são músicos.

Para a campanha, a aposta é nas redes sociais e na busca por voto "olho no olho" por bairros da cidade. A atividade é feita na companhia de duas primas e uma amiga, que ajudam a entregar material, além de gravar e editar vídeos. A estratégia também conta com caminhadas ao lado do candidato à reeleição, Marden Júnior (UB).

As atividades terminam no fim da tarde. Isther cursa o 3º ano do Ensino Médio à noite e está se preparando para entrar na faculdade de Direito. Com a nova rotina, a candidata destaca o apoio dos familiares, especialmente de Ivaneide e do pai, Gilson dos Santos. "Muita gente me julga. Estou famosa, recebi até hater no Instagram. Dizem que sou boba por estar me candidatando. Gravei um vídeo mostrando que não tenho experiência, mas tenho vontade de aprender. Tenho apoio da minha família", disse a emedebista.

Mudança

Candidato em Aparecida de Goiânia, Isac Cardoso (PT), 24 anos, afirma que decidiu entrar na disputa "principalmente por indignação pelo jeito que a cidade está", com alternância de poder entre os mesmos grupos. "Não tem atenção especial ao que o povo realmente precisa", afirmou o petista. Isac disse que não tem familiares na política, mas sempre gostou de acompanhar as eleições, assistindo debates e o programa eleitoral.

Isac se filiou em 2022, após se identificar com as diretrizes do estatuto do PT. Para ele, romper as barreiras criadas pelo histórico de política conservadora em Aparecida é um desafio para candidaturas de jovens. Isac entrou na faculdade de Biomedicina aos 16 anos e atualmente é mestrando.

Ana Clara Basílio (Republicanos), 20 anos, trancou a faculdade de Medicina Veterinária no 3º período para se dedicar à campanha para vereadora de Goiânia. Assim como Isther e Isac, ela também cita o desafio de conquistar a confiança do eleitor. "Mas também tem boa receptividade de ideias. Já ouvi muitos elogios por ter essa coragem de ser candidata", disse. De acordo com Ana Clara, o incentivo para entrar na política veio do pai, José da Luz, que já foi candidato a deputado estadual e vereador.

Neto de um ex-servidor da Câmara de Goiânia, Márcio Daniel (Avante), 21 anos, conta que conheceu os corredores da Casa em visitas ao avô. Segundo Márcio, a decisão de ser candidato a vereador na capital foi tomada por "indignação por nada na política dar certo".

O interesse surgiu em 2018, em meio à ascensão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A dificuldade de aceitação por parte do eleitor, por ser um candidato jovem, e a falta de estrutura são, segundo Márcio, obstáculos a serem enfrentados.

Conflito

O cientista político e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Francisco Tavares explica que a política pode ser vista como um campo de força, que não é aberto, a princípio, para os que estão de fora. O professor afirma que existem conflitos em diferentes esferas e uma delas é a geracional. "A geração que chega, pela sua linguagem, comunicação política e propostas, sempre choca a que está consolidada. Esse é um conflito normal", afirmou Tavares.

O professor diz que esta geração vive em uma época de trabalho precarizado e de cultura para solução de problemas imediatos, sem grande horizonte de vida. "Essa geração, de 18, 19, 20 anos, quando se candidata, tende a falar para essas aflições. Dificilmente se verá um grande planejamento de Estado, uma grande utopia transformadora, mas vão usar frequentemente essa linguagem da sobrevivente ou do sobrevivente, que 'faz o seu corre', que busca resolver pequenos problemas dia a dia", diz.

De acordo com Tavares, as lideranças que trabalham com a juventude política percebem que, para a geração que tem entre 35 e 36 anos e as demais, a democracia foi compreendida como uma conquista que implicou lutas sociais, mortes, avanços e retrocessos. "Para essa geração que hoje tem 18 ou 19 anos de idade, parece que o regime constitucional democrático é parte da paisagem, sempre esteve aí, é algo natural. E o efeito paradoxal disso é que é uma geração que, portanto, muitas vezes não entende o quão importante é defendê-lo, não sabe o que é não ter democracia", afirmou.

Você se interessou por essa matéria?

Acessar conta

É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

Criar conta gratuita

É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

Assine O Popular digital

R$ 9,90 Mensais

Desconto para assinatura digital no primeiro mês

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana