Confira os principais benefícios e importância em atuar como mesário voluntário
Apesar de não ser remunerada, a função proporciona folgas no trabalho e vantagem de desempate em concursos públicos, entre outras coisas
Sylvester Carvalho

Participar das eleições como mesário voluntário é uma forma de contribuir para o fortalecimento da democracia e com a integridade do processo eleitoral. Qualquer pessoa maior de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral pode se inscrever. Além disso, o cadastro pode ser feito a qualquer momento.
🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp
Vantagens
O eleitor que trabalha como mesário não recebe salário, mas tem direito aos seguintes benefícios:
As folgas devem ser negociadas com a empresa ou instituição onde o mesário trabalha na época da eleição.
Como se voluntariar
O processo de inscrição é simples. A pessoa interessada deve acessar o Canal do Mesário e seguir o passo a passo para se inscrever. Lembre-se de que é necessário estar cadastrado na zona eleitoral correspondente ao seu título de eleitor.
Além disso, o cadastro também pode ser feito pelo aplicativo e-Título. Nesse caso, é preciso informar o número do título ou CPF, nome completo, data de nascimento e nomes dos pais.
Após a inscrição, o nome do eleitor será incluído em uma lista e, se houver necessidade, a zona eleitoral fará a convocação.
Leia Também
Convocações
O período que vai de 9 de julho a 7 de agosto é para a divulgação dos editais contendo os nomes do mesários que irão trabalhar nas eleições deste ano.
As listas dos mesários convocados são de responsabilidade dos cartórios eleitorais, que ficam sob supervisão dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Assim, em Goiás, a pessoa pode conferir a nomeação por meio do site do TRE-GO ou entrando em contato com o órgão pelo telefone (62) 3920-4114.
Além disso, aqueles que se inscreveram como mesários voluntários também podem ser chamados por e-mail. A convocação vale para os dois turnos das eleições.
Funções
As funções dos mesários incluem controlar o fluxo de eleitores, organizar filas, conferir documentos, preencher a ata da votação e registrar ocorrências. Só para se ter uma ideia, em 2022, mais de 1,8 milhão de pessoas trabalharam como mesários, sendo 893 mil voluntários.
Impedimentos
Não podem trabalhar como mesários as pessoas nas seguintes condições:

Os mesários participam ativamente das eleições e contribuem com a transparência do processo eleitoral. (Reprodução/TSE)
Você se interessou por essa matéria?
Acessar conta
É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.
Criar conta gratuita
É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.
Assine O Popular digital
R$ 9,90 Mensais
Desconto para assinatura digital no primeiro mês
Newsletter
Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.
Notícias do Atlético
Notícias do Goiás E. C.
Notícias do Vila Nova
Destaques do Impresso
Podcast Giro 360
Economia Goiana
Edição de Domingo
Crônicas da Semana