O social que dá certo
Gean Carlo Carvalho
Nos últimos cinco anos, Goiás vem se firmando como exemplo para o Brasil em várias áreas, incluindo o social. São programas de amplo alcance, que fazem parte do Goiás Social, que é comandado pela primeira-dama Gracinha Caiado. O Goiás Social atua em três eixos: o emergencial, o protetivo e o emancipatório. E tem apenas um objetivo: transformar a vida das pessoas que mais precisam.
Os resultados e os números comprovam que o Goiás Social tem cumprido seu papel. A Síntese de Indicadores Sociais (SIS), divulgada pelo IBGE na semana passada, é mais um dado maiúsculo, que vem de um organismo nacional independente, que confirma o acerto das políticas sociais do estado. De acordo com o IBGE, Goiás foi o segundo estado que mais reduziu a pobreza no Brasil em 2023, com um índice de 27,8%, mais que o dobro da média do país (13,8%).
Vale repetir: Goiás foi o segundo estado que mais reduziu a pobreza entre todos os estados brasileiros. Quase 400 mil goianos poderiam estar em situação de pobreza se não fossem os programas sociais. A verdade é que o trabalho competente comandado por Gracinha Caiado alcança resultados efetivos e tem mudado a vida de milhares de famílias em Goiás e servido de exemplo para outros estados.
O resultado goiano ganha mais relevância quando se observa o baixo porcentual de pobres em Goiás, em comparação com o resto do Brasil. Pelo simples fato de que é mais difícil reduzir a pobreza quando ela se posiciona em patamares mais baixos. O IBGE também confirma Goiás como o quarto estado com menor porcentual de extrema pobreza no país, o melhor resultado desde 2015, e o quarto com menor desigualdade.
E é preciso observar ainda o eixo emancipatório do Goiás Social. Se Goiás acolhe com programas como o Mães de Goiás, também encaminha para a emancipação. Um exemplo é o Crédito Social, que forma pessoas e ajuda na implantação de pequenos negócios. Ou o Bolsa Estudo, que estimula alunos a permanecerem em sala de aula e tantos outros.
São projetos de transformação, com resultados robustos. Cerca de 80% das pessoas que recebem o Crédito Social continuam com seus negócios. Por causa do Bolsa Estudo, Goiás foi o segundo estado que mais reduziu a evasão escolar. Goiás tem hoje a menor taxa de desemprego desde 2014 e o maior número de pessoas trabalhando desde 2012, incluindo milhares de pessoas que se qualificaram, saíram da pobreza e entraram no mercado de trabalho.
O governador Ronaldo Caiado tem dito de forma insistente, e com toda razão, que nada do que foi alcançado permite acomodação. Os desafios ainda são enormes. Mas a verdade é que, embora o rancor de setores oposicionistas torça em sentido contrário, o fato é que Goiás tem avançado muito. E os goianos têm avançado junto. Não é por acaso que o governo de Goiás tem a melhor avaliação de gestão do país, com 81% de aprovação.
Então, mãos à obra, que ainda há muito para se avançar.
Gean Carlo Carvalho é secretário de Estado de Comunicação do Governo de Goiás
Você se interessou por essa matéria?
Acessar conta
É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.
Criar conta gratuita
É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.
Assine O Popular digital
R$ 9,90 Mensais
Desconto para assinatura digital no primeiro mês
Newsletter
Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.
Notícias do Atlético
Notícias do Goiás E. C.
Notícias do Vila Nova
Destaques do Impresso
Podcast Giro 360
Economia Goiana
Edição de Domingo
Crônicas da Semana