Discurso de Caiado em Salvador deve ter acenos à "nova classe média"

Caio Henrique Salgado
O discurso que o governador Ronaldo Caiado (UB) está preparando para o lançamento de sua pré-candidatura a presidente da República, na sexta-feira (4), em Salvador (BA), deve ter como um dos destaques os acenos à chamada "classe média do empreendedor".
🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp
A coluna apurou que, além de segurança, sua principal bandeira, e duras críticas ao presidente Lula (PT), Caiado pretende defender o papel do governo federal na construção de cenário favorável ao empreendedorismo em contexto no qual a população jovem perde o interesse em trabalhos com carteira assinada e, muitas vezes, baixos salários.
O tema deve ser atacado de diferentes maneiras. Um argumento muito utilizado pelo goiano e que deve aparecer é o de que os programas sociais devem ter o objetivo de "romper o ciclo da pobreza" e preparar os beneficiários para a viabilização de seus próprios negócios.
Outro aceno deve ocorrer pelos viés do equilíbrio fiscal, com destaque para o recém-anunciado Fundo de Estabilização Econômica, e da modernização da economia brasileira.
Não por acaso
Uma das principais críticas ao governo Lula e ao PT tem relação com a dificuldade de ambos para dialogar com a chamada "nova classe média".
Polarização
Caiado também deve reforçar no discurso a crítica de que Lula não estaria agindo, como prometeu nas eleições de 2022, para pacificar o Brasil.
Aliás...
Organizador do ato bolsonarista marcado para domingo (6), na Avenida Paulista, o pastor Silas Malafaia disse contar com a presença de Caiado. O mote do evento é a anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro.
Mais um gesto
O senador Vanderlan Cardoso (PSD) confirmou que vai ao ato de Caiado. Sairá de Brasília direto para Salvador, na quinta-feira (3). No dia seguinte, voltará da capital baiana para Goiânia acompanhado do vice-governador Daniel Vilela (MDB).

"Vermelhou” - O brasão da Câmara de Goiânia ficou vermelho no painel utilizado para conduzir os trabalhos na primeira sessão após o primeiro título goiano do Vila Nova após 20 anos de jejum. (Augusto Diniz)
Vai parar no STF?
A promotora de Justiça Leila Maria de Oliveira protocolou representação junto à Procuradoria Geral da República (PGR) com pedido para que o órgão proponha ação direta de inconstitucionalidade (ADI) contra a lei que autoriza o estado a realizar parceria com o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag).
Cadê licitação?
A lei sancionada recentemente permitirá a contratação de obras com recursos do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra) sem uso de métodos convencionais de licitação, que têm regulamentação federal. A promotora argumenta que o texto usurpa competência privativa da União para legislar sobre o tema.
Origem
Os deputados estaduais Eduardo Prado (PL) e Gustavo Sebba (PSDB) protocolaram representação na 50ª promotoria do Ministério Público (MPGO), pela qual responde Leila Maria.
Pergunta para:
Zacharias Calil
Deputado federal pelo UB

Zacharias Calil (Carlos Cunha)
Qual o clima na bancada federal do União Brasil em relação à possibilidade de federação com o PP?
A bancada está muito dividida. Alguns estados não aceitam e tem gente falando em debandada. O (presidente nacional, Antônio) Rueda deve ir à reunião da bancada, na próxima terça (8). Não são só os deputados que vão decidir, a executiva também tem que decidir. Estou contra, estou com o governador Ronaldo Caiado.
Arremate:
Em Anápolis - O presidente da Codego, Francisco Júnior (PSD), e o secretário estadual de Indústria e Comércio, Joel Sant'Anna Braga (PP), se reunirão com empresários de Anápolis na manhã desta quarta-feira (2), às 8h30, para apresentar as informações sobre a expansão do Daia.
Detalhes - Os dois vão tirar dúvidas sobre o edital que está aberto, até 9 de abril, com previsão de espaços para 100 novas empresas.
Debate - Contrária ao projeto do Paço que modifica regras para a escolha de diretores da rede municipal por conta do fim da eleição direta, a vereadora Kátia Maria (PT) promove audiência pública sobre o tema nesta quarta, na Câmara de Goiânia, às 13 horas.
Você se interessou por essa matéria?
Acessar conta
É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.
Criar conta gratuita
É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.
Assine O Popular digital
R$ 9,90 Mensais
Desconto para assinatura digital no primeiro mês
Newsletter
Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.
Notícias do Atlético
Notícias do Goiás E. C.
Notícias do Vila Nova
Destaques do Impresso
Podcast Giro 360
Economia Goiana
Edição de Domingo
Crônicas da Semana