Faturamento de franquias cresce 25% em Goiás
Setor faturou R$ 4,1 bilhões no primeiro semestre no estado, onde já há 6.335 unidades franqueadas; ABF vê polo atrativo para investimentos
Lucia Monteiro

Márcia Guimarães, proprietária da primeira unidade da franquia Go Laser em Goiânia: resultados estão sendo satisfatórios (Fábio Lima)
O setor de franquias tem contabilizado bons números em Goiás: as empresas franqueadas fecharam o primeiro semestre deste ano com faturamento de R$ 4,1 bilhões, um crescimento de 25% sobre o mesmo período do ano passado. O estado atingiu a marca de 6.335 unidades franqueadas, um aumento de 6,7% em relação aos seis primeiros meses de 2023.
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Para a Associação Brasileira de Franchising (ABF), Goiás tem se consolidado como um polo atrativo para investimentos nesse modelo de negócio. O segmento de franquias que mais cresceu em faturamento foi o de serviços em outros negócios, com expansão de 52,1% no estado, seguido por hotelaria e turismo, que faturou 37,8% mais neste ano.
Já em número de unidades, o maior crescimento foi registrado pelas franquias de limpeza e conservação, com expansão de 10,8%. Mas as franquias que mais faturam em Goiás são as de saúde, beleza e bem- estar, com quase R$ 1,3 bilhão no primeiro semestre, enquanto o segmento de serviços e outros negócios é o que tem maior número de unidades, somando 1.690 estabelecimentos.
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O número de empregos gerados por estas empresas também cresceu 8,1% em 2024, chegando a 54,4 mil trabalhadores. Para o diretor de Expansão da ABF, Eduardo Santinoni, este crescimento mostra a força do franchising como modelo de negócio, que ganha cada vez mais unidades e marcas fortes. Ele também acredita que a força da economia goiana, ancorada pelo agronegócio, contribua para este bom desempenho das franqueadas no estado. "São marcas fortes que se beneficiam desta boa conjuntura econômica", avalia.
Já o segmento de serviços e outros negócios é formado por microfranquias, que exigem menos investimento e têm boa capilaridade. Santinoni também ressalta a grande expansão dos segmentos de alimentação e saúde, beleza e bem-estar, que têm crescido com muita solidez no mercado. Estes são fatores que motivaram a realização da reunião regional da ABF Centro-Oeste em Goiânia. "Nosso encontro acontecerá na sede da Milk Moo, uma franquia goiana que está em franca expansão no mercado nacional. Vamos contar sua história. É um evento para conhecimento e troca de experiências", destaca.
Como investir
Para ter uma franquia, um franqueado paga duas taxas. A primeira é uma taxa única, paga no início do contrato, para a pessoa ingressar na rede. "Os custos de abertura de um negócio de forma independente, como desenvolver um produto, criar uma marca e montar toda operação para a empresa funcionar, é mais alto. Construir uma marca do zero é algo muito complexo. Com a franquia, você compra o atalho para um negócio de quem já viveu todas estas etapas", explica o diretor da ABF.
Segundo ele, acessar a marca, o produto e todos os processos já desenvolvidos evita muitos erros que são inerentes ao processo de empreender. Isso porque até a escolha dos equipamentos utilizados precisa ser assertiva. "Se você comprar uma chapa errada para preparar um alimento pode comprometer todo sucesso da operação, por exemplo. Com a franquia, você recebe todas as fórmulas para não correr riscos e ter o sucesso esperado", comenta.
Já a taxa de royalties é paga continuamente durante o funcionamento do negócio, tendo um valor fixo ou um porcentual sobre o faturamento, de acordo com cada tipo de contrato. Eduardo Santinoni lembra que é pela continuidade de uso da marca e também uma espécie de contrapartida por todo suporte que será dado pelo franqueador, como consultorias e treinamentos. "Assim, o franqueado terá todo acompanhamento que necessita para se desenvolver como empreendedor no mercado", explica.
Márcia Guimarães, proprietária da primeira unidade da franquia Go Laser em Goiânia, aberta no último mês de fevereiro, conta que investiu R$ 220 mil na unidade, que está gerando três empregos diretos, e garante que os resultados têm sido satisfatórios.
"A Go Laser é uma rede de franquias de depilação a laser reconhecida por seus serviços de alta qualidade, utilizando o mais avançado equipamento do mercado", afirma a franqueada. Com 40 unidades no País, a marca tem planos de expansão em 2024, incluindo a inauguração de uma unidade própria em Orlando, nos Estados Unidos.
Márcia conta que escolheu o sistema de franquias para ter acesso à expertise do negócio, informações e inteligência de mercado no segmento. "Busquei um negócio que desse apoio para implantação, que já tivesse fornecedores e toda estrutura necessária para agilizar a abertura. Além disso, queria um negócio já testado e validado no mercado", justifica.
Ela relata ainda que buscou um negócio onde pudesse empreender junto com o marido, que está se formando em medicina e pretende atuar na área de estética. "Um negócio assim nos trará conhecimento e ajudará a alavancar a carreira dele", completa.
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